Chega ao final a avaliação dos cases inscritos no 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), uma iniciativa das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação. A premiação bateu recorde de inscrições – mais que dobraram as marcas inscritas em relação à edição passada (68, no total), somando 187 projetos que evidenciam práticas de comunicação interna eficazes e inovadoras, atreladas a políticas de pessoas e gestão da cultura organizacional nas empresas.
Entre os participantes, 87 projetos (de 48 marcas, no total) se qualificaram como finalistas (ver lista mais adiante). Democrática, a premiação abrange diferentes oportunidades de participação de empresas e iniciativas, abarcando desde ações para o engajamento de colaboradores, a inovação em projetos de transformação cultural, e iniciativas em prol da marca empregadora.
Todos os cases presentes na shortlist recém-divulgada serão agraciados com certificados e terão direito ao selo PEMCC por sua performance em comunicação com os seus colaboradores. Os vencedores de cada categoria da premiação receberão troféus e os segundos e terceiros colocados serão homenageados com placas oficiais. Eles só serão revelados em uma grande cerimônia — oportunidade única de networking em que marcas e profissionais que atuam em comunicação interna são protagonistas.
O evento ocorre em 23 de abril, no Teatro CIEE, em São Paulo. Na ocasião também serão concedidos dois troféus especiais: o Troféu Marca Destaque do Ano, para a empresa que acumular mais troféus, placas e certificados, e o Troféu Agência Destaque do Ano.
(Para participar, veja informações ao final desta reportagem)
Avaliação
Os cases inscritos passaram por um seleto grupo de 56 jurados, especialistas em comunicação interna, profissionais reconhecidos do setor. A avaliação seguiu critérios importantes, que verificaram a originalidade e o impacto dos projetos, bem como a eficácia do planejamento e da execução, que tinham de ser guiados por metas claras, dentre outros requisitos.
Segundo os jurados, as iniciativas contempladas na shortlist evidenciam esforços cada vez maiores do setor em busca da excelência da comunicação com os colaboradores, além do desejo de compartilhar suas práticas no banco de cases da premiação (os cases inscritos farão parte de um banco para consulta pública pelos profissionais do setor).
Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta, jurada do Prêmio, res
salta principalmente a troca de conhecimentos com os pares da Comunicação e do RH proporcionada pela premiação. “É muito rica essa oportunidade de aprender com os colegas de empresa”, ressalta a executiva.
Sobre essa possibilidade de estar inserido no único benchmark do setor, “é sempre muito bacana ver o que as empresas estão fazendo”, destaca a também jurada Patrícia Malavez, profissional listada por três vezes no The Influence 100 da PRovoke Media, ranking que elege os profissionais de Comunicação mais influentes no mundo.
Hélio Martins Jr, gerente de Multimídia e Comunicação no TRF, também jurado, lembra a importância dessa inserção, uma vez que os projetos vêm sendo cada vez mais nivelados pela qualidade. “Os cases são muito bons. As avaliações foram muito próximas”, detalhou o executivo sobre os inscritos, este ano.
Iniciativa única
Para Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e Diretor do CECOM, o sucesso do PEMCC era mais do que esperado, na medida em que a Comunicação Interna tem sido fundamental para gerar engajamento, pertencimento e envolver os colaboradores com a marca empregadora. Além disso, vai ao encontro de tendências na gestão empresarial, que entende como necessárias a junção de áreas tão estratégicas nas companhias, como o RH e a Comunicação e a valorização das lideranças. Não à toa, lembra Cardial, houve a inserção da categoria Liderança Comunicadora em um dos pilares da premiação este ano.
O PEMCC, segundo o executivo, se destaca, justamente, como “o único projeto, no Brasil, que verdadeiramente aglutina as áreas de comunicação e recursos humanos em um mesmo propósito: contribuir para a evolução de todo o ecossistema da comunicação interna, valorizando o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes dessa cadeia que promovem narrativas de valor para suas empresas, colaboradores e a sociedade”.
Pedro Ramos, Head do PEMCC, atribui ao sucesso da premiação, além da carência de iniciativas semelhantes, o desejo das empresas em evidenciar suas melhores práticas. “Premiações como o PEMCC ajudam equipes a internalizar os bons resultados de seus projetos e consolidar um ciclo de excelência nas organizações”, acredita.
Mais detalhes da premiação podem ser consultados no site www.pemcc.com.br.
Para participar da cerimônia do PEMCC, entre em contato no e-mail
pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br
Oferecimento: