quarta-feira, 10 de agosto de 2022
  • Entrar
Conheça Nossos Prêmios
Portal da Comunicação
Advertisement
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal da Comunicação
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Home Mídia

SEO é uma questão de qualidade do conteúdo, enfoca especialista do Google

Em webinar, John Mueller, especialista do Google e conhecido como o Guru do SEO, enfatiza que os publishers e creators devem se preocupar primeiro com a qualidade do conteúdo, e depois com questões técnicas de seus sites

João Marcos Rainho Por João Marcos Rainho
28/07/2022 - 21:01
A A
0
SEO é uma questão de qualidade do conteúdo, enfoca especialista do Google

Pixabay

CompartilharTweetar
John Muller
John Muller

O suíço John Mueller, líder de relações públicas da Busca do Google, apresentou um webinar gratuito com o tema SEO (Search Engine Optimization, “Otimização de Mecanismo de Busca”) nesta quinta-feira (28). Mueller, o “Guru do SEO”, atuou como analista de tendências para webmasters por mais de uma década, e frequentemente participa de fóruns e eventos sobre SEO. Ele ressalta a importâncias dos provedores de conteúdo se preocuparem em primeiro lugar com a qualidade da informação de seus sites e blogs, com a originalidade do conteúdo e contextualizar e enriquecer conteúdos de terceiros que reproduzem e só depois tratarem de questões técnicas como SEO. Não que isso não seja importante, Mueller enfatizou apenas que muita gente quer descobrir atalhos nos mecanismos de buscas para viralizar seus conteúdos de forma artificial e esquecem do básico que é prover conteúdo relevante, atual e inovador, de interesse do internauta. Ele falou especialmente para desenvolvedores, líderes em estratégia digital (CDO), especialistas em SEO e publishers.

 Boas práticas de SEO

O especialista aborda como funciona a busca do Google em seu processo de rastreamento, indexação e exibição. Além de temas como conteúdos duplicados, otimização para dispositivos móveis, e o uso do Search Console. Todas as informações como trabalhar melhor com o SEO estão nas diversas políticas do Google e nos blogs da empresa. Que devem ser lidos detalhadamente. Muitos profissionais da área falam por aí de coisas que não existem e não funcionam, segundo o guru.

Para Mueller, a adoção de boas práticas de SEO ajudam a comunicar ao seu mecanismo de busca um conteúdo de valor, que merece uma boa posição entre os resultados de pesquisa. Coisas novas, inéditas e de interesse real do público são o que funcionam mais. As indexações corretas também ajudam, claro.

Táticas cinzentas — o chamado black hat SEO — para “tapear” os algoritmos do Google, como a compra de links, segundo Mueller, são facilmente detectáveis pelos sistemas cada vez mais sofisticados da empresa e podem acabar prejudicando o produtor de conteúdo.

“Isso é uma coisa que tem acontecido desde o começo de todos os motores de busca”, afirma Mueller. “É a natureza humana de tentar achar a maneira mais fácil e simples de fazer alguma coisa, e às vezes você tenta trapacear. Existem muitos riscos associados a isso. Nossos sistemas se ajustam com o tempo. Podemos mudar nosso algoritmo para pegar aquele black hat SEO que nós vemos, temos uma equipe que trabalha focada para evitar esse tipo de coisa ao máximo.”

Aperfeiçoamento nos mecanismos de busca

Ele garante que não tem nenhuma predileção particular pelo Google por algum site específico, não existe nenhuma maracutais, operação entre amigos para destacar este ou aquele site em detrimento de outros. “Esses critérios são públicos estão disponíveis”, enfatizou. O Google também ouve opiniões e sugestões de usuários para aprimorar os mecanismos de busca e já foram implementados mais de 4.800 sugestões recentemente.

O conteúdo é a palavra chave, para o suíço: “Faça algo significativo [em termo de conteúdo] e autêntico na web e não fique apenas procurando palavras-chaves ou mega tags para se destacar mais”.  Ele recomenda a melhoria de um site como todo. “Não adianta fazer uma matéria, um post, que você julga original e bem pertinente, não será isso que irá ter visibilidade repentina, muita gente se queixa que fez um texto ótimo, inédito, e não apareceu nos mecanismos de busca”. Não importa só um post isolado e sim o conjunto do site, para o Google.

Algumas dicas que o especialistas enfatizou, já são conhecidas do mercado. Uma é que o Google está privilegiando vídeos e imagens. Principalmente quando são videos produzidos pelo próprio site. Mudanças de domínios de sites também não interferem em dana nos mecanismos de busca, ao contrário do que muita gente pensa.

Mueller recomenda utilizar o Google Search Console, que é um serviço gratuito para webmasters gerenciado pelo Google. Ele permite que os webmasters verifiquem o status de indexação e otimizem a visibilidade de seus sites.

Outra sugestão é fazer uso do BigQuery:  um data warehouse totalmente gerenciado e sem servidor que permite análises escalonáveis ​​em petabytes de dados. É uma plataforma como serviço que oferece suporte a consultas usando ANSI SQL. Ele também possui recursos integrados de aprendizado de máquina. “Ali você visualiza como as pessoas clicam em determinadas partes dos sites e é possível analisar diversos relatórios”.

Indexações são semelhantes em qualquer idioma

Mueller revelou ainda que títulos não são relevantes em mecanismos de busca. Muita gente faz títulos em ingles, mesmo em textos na lingua portuguesa, achando que o Google indexa mais naquele idioma. “Não existem diferenças significativas de indexação nos diferentes idiomas”, garantiu.. “O idioma do titulo deve ser igual ao do conteúdo, ou o Google não irá indexar”, explicou

Uma recomendação importante do especialistas e deletar posts antigos que não tenham mais relevância. Por exemplo, “você anunciou uma vaga de emprego que já foi preenchida. Isso deve ser apagado quando a vaga não existir mais”.  Para o Google encontrar sua URL mais rápido “limpe os links antigos, desnecessários, desatualizados”, ensinou.

 

 

 

 

 

 

Tags: googleseo
Artigo Anterior

Agências de comunicação investem no metaverso

Próximo Artigo

Jellysmack anuncia reestruturação na América Latina

Conteúdo RelacionadoArtigos

RP

RPMA amplia seu portfólio de clientes com marcas da InterCement

08/08/2022 - 13:59
SEO se tornou um aspecto cada vez mais importante do marketing para as empresas
Marketing

SEO se tornou um aspecto cada vez mais importante do marketing para as empresas

08/08/2022 - 13:41
Kwai ensina 5 estratégias de criatividade para produzir vídeos curtos e se tornar um influenciador
Redes Sociais

Kwai ensina 5 estratégias de criatividade para produzir vídeos curtos e se tornar um influenciador

05/08/2022 - 19:50
Com publicidade, plataformas de streaming se aproximam da TV
Televisão

Com publicidade, plataformas de streaming se aproximam da TV

04/08/2022 - 22:22
Próximo Artigo

Jellysmack anuncia reestruturação na América Latina

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Empresas querem ter protagonismo nas metas de sustentabilidade

    Empresas querem ter protagonismo nas metas de sustentabilidade

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Relatório Anual de Marketing aponta tendências e desafios para 2022

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 10 influencers para seguir no Mês do Orgulho LGBTI+

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 influenciadores negros para seguir em 2020

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 8 perfis que falam sobre saúde mental nas redes sociais para seguir

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Portal da Comunicação

A Plataforma Negócios da Comunicação é o núcleo do Centro de Estudos da Comunicação - Cecom que analisa, incentiva e reconhece os movimentos que regem o futuro da comunicação. Com informação precisa e relevante, apresenta o que acontece no setor, incluindo a opinião dos grandes especialistas, além das novidades e tendências. Com 20 anos de existência, as iniciativas e experiências da Plataforma Negócios da Comunicação são acompanhadas e vivenciadas pelos jornalistas, creators e profissionais das áreas de comunicação e marketing das marcas.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

Empresas querem ter protagonismo nas metas de sustentabilidade

Empresas querem ter protagonismo nas metas de sustentabilidade

09/08/2022

RPMA amplia seu portfólio de clientes com marcas da InterCement

08/08/2022

Newsletter

  • Home
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê de CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Termos de Uso

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha?

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Portal da Comunicação Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    portaldacomunicacao.com.br 10/08/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais. Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais. Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.