O mês de Setembro é reconhecido pela visibilidade dos temas que envolvem saúde mental.  O tema tem sido urgente no contexto da pandemia e na realidade brasileira: cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, o que totaliza quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. As redes sociais têm sido um importante canal de conscientização e debate sobre práticas e cuidados de prevenção. E os influenciadores digitais tem um papel central nessa troca, principalmente junto ao público mais jovem.

Confira a seguir alguns perfis que discutem saúde mental nas redes.

1- @psi.bianca

Bianca Mayumi é psicóloga e pesquisadora feminista. No seu perfil do Instagram surgem temas como saúde mental. Mas vale lembrar que tais assuntos são voltados para uma perspectiva mais feminina.
saúde mental

2- @dorafiguereido

Dora é criadora de conteúdo digital e em suas redes fala sobre saúde mental de forma honesta e bem humorada. Além disso, temas como amor próprio e aceitação são recorrentes também.

dorafiguereido

3-@angelini.psi

Angelini é psicóloga e é em seu perfil do Instagram que promove a psicoeducação e autoconhecimento. Questões de saúde mental são posts frequentes, como “O que são pensamentos intrusivos?”, burnout, limites, entre outros.

saúde mental

4- @rayneon

Raissa Galvão toca em questões como moda, amor próprio, body positive e saúde mental em seu perfil. A influencer possui transtorno bipolar e ansiedade e lutou durante anos contra a depressão.

saúde mental

5- @anna.psicologa

Anna é psicóloga especialista em prevenção do suicídio e lida com traumas, e temas como depressão e ansiedade. Seu conteúdo contém auxílio para quem possui depressão e ansiedade, como prestar ajuda a alguém que passar por isso, relações tóxicas, entre outros temas.

saude-mental

6- @eurekka

Esse perfil produz conteúdos envolvendo saúde mental, como depressão, ansiedade, burnout, autoestima. E muitas vezes esses temas abrangem o espaço corporativo e como tais questões se relacionam.

saúde mental

7-@ellorahaonne

Ellora é criadora de conteúdo digital e em suas redes sociais, ela discute questões da saúde mental como procrastinação, inseguranças, body positive. Além disso, o seu conteúdo também se baseia em moda, estilo de vida, pautas LGBTs e feminismo.

saúde mental

8- @thelminha

Thelma participou do Big Brother Brasil 20, se tornando a campeã. Em suas redes sociais, a ex-BBB traz assuntos que envolvem a saúde mental. Neste mês Thelminha está realizando diversos vídeos, os intitulados “Saúde em Cinco”, sobre pautas de saúde mental. Além disso, seu conteúdo envolve a saúde como um todo.
saúde mental