Inserir o seu negócio no mapa da evidência dos principais buscadores, como o Google, pode ser vital para os empreendimentos, utilizando estratégias de SEO ou de tráfego pago. O e-commerce teve crescimento de 31% somente no primeiro semestre de 2021 segundo a Ebit | Nielsen, evidenciando a alta do marketing digital para os negócios.

Investir e fazer uso de ferramentas que tragam impacto aos potenciais consumidores, que se encontram em peso no meio digital, pode auxiliar quem tem como objetivo estar em evidência nos buscadores.

De acordo com Murilo Borrelli, CEO da agência de data driven marketing ROI Mine, é importante definir a atuação da empresa para aumentar o tráfego digital. O primeiro passo é identificar o perfil do consumidor com informações como sexo, faixa etária, religião, localidade e preferências.

“Com esses dados em mãos e determinado o capital a ser investido, é possível seguir para a próxima etapa: sua marca pretende apostar em tráfego pago ou ações orgânicas? Na primeira opção, os links patrocinados do Google AdWords, por exemplo, colocam seu e-commerce no topo das buscas pelas palavras-chaves determinadas, que tenham relação com o negócio. Essa estratégia requer o investimento de contratar a ferramenta e de cada clique que sua página receber, mediante um valor a ser delimitado. Essa ação pode ser bem certeira, já que seu site fica entre os primeiros links”, destaca o especialista.

Estar no mapa de evidência do Google beneficia empreendimentos
Segundo especialista, estratégias ajudam a evidenciar o empreendimento no mapa do Google (Foto: Pixabay)

Ações orgânicas

Além de atrair os potenciais consumidores, também é necessário entretê-los. Segundo Murilo Borrelli, outra medida tão importante quanto investir em links patrocinados é manter o foco na produção de um conteúdo de qualidade, que é a base para outra estratégia de marketing digital: as ações orgânicas.

Para promover o destaque nas buscas do site é importante definir as palavras-chaves, parte de uma estratégia conhecida como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca).

“Para aplicar a técnica de SEO por completo, outras ações como a responsividade e a velocidade de carregamento do site também são importantes. Divulgar o canal de vendas em conteúdos das redes sociais e adquirir um certificado de segurança para a página, para que o negócio transmita responsabilidade e seriedade, também são ações fundamentais para o ranqueamento orgânico”, explica Murilo Borrelli.