Em uma noite de confraternização e homenagens memorável foram premiadas as marcas eleitas na 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (15ª PEMCJ). e também os profissionais de imprensa no 11º Prêmio Especialistas (11º PE).
Os dois eventos ocorreram simultaneamente nesta terça-feira, no Teatro do CIEE, em São Paulo, numa rara oportunidade de network, pois estavam presentes lideranças da comunicação corporativa e também representantes da imprensa especializada.

“São dois projetos que nasceram com um propósito claro, valorizar a boa comunicação corporativa e reconhecer jornalistas que aprofundam o olhar sobre economia e a sociedade”, disse Márcio Cardial, diretor do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e publisher das plataformas Negócios da Comunicação, entidades que o organizam o evento”. E concluiu: “Essa noite não é apenas de celebração, mas um chamado, para que continuemos a apoiar o jornalismo, fortalecer a comunicação corporativa, e acreditar que é possível construir um país mais tranquilo, transparente e mais justo, por meio da informação qualificada”.
15ª PEMCJ
Muitas empresas trouxeram suas equipes de comunicação para subir ao palco e receber os troféus, numa forma de reconhecer o esforço interno e coletivo para o trabalho contínuo de se relacionar (bem) com a imprensa. O auditório esteve lotado do início ao fim do evento e foi grande a expectativa do público.
Neste ano, além das premiações das marcas nas 30 categorias da 15ª PEMCJ e dos 10 CEOS que melhor se relacionam com jornalistas, foram homenageadas seis empresas que completaram 15 anos de escolhas consecutivas na pesquisa: Banco do Brasil, Bayer, Coca-Cola, Gerdau, Pfizer e Vale. Um feito que traduz confiança, consistência e compromisso com a informação de qualidade. As escolhas das empresas e dos CEOs são feitas de forma democrática pelos profissionais do setor, via eleição em ambiente digital.

Também foi homenageado o professor e e pesquisador Paulo Nassar, uma liderança do setor e com muitos anos à frente da Aberje, defensor da valorização do jornalismo como parte essencial da democracia e formador de uma geração de comunicadores. Sua placa de homenagem foi entregue por Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa na Vale,
“A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas foi o primeiro projeto que realizamos como evento na Plataforma Negócios da Comunicação”, comemorou Márcio Cardial, “Ela nasceu do entendimento de que não existe reputação sólida sem relacionamento estruturado com a imprensa. Hoje, 15 anos depois, seguimos acompanhando como marcas constroem confiança e consistência a partir dessa relação”.
As 30 categorias com premiações são: Agricultura; Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacado; Base Florestal; Bens de Capital; Biocombustível e Energias Alternativas; Construção Civil; Cooperativas; Cosméticos; Educação; Eletroeletrônico; Energia Elétrica; Farmacêutico; Financeiro; Higiene e Limpeza; Logística e Transporte; Mineração; Mobilidade; Moda; Petróleo e Gás; Química e Petroquímica; Saneamento; Saúde; Seguros; Siderurgia e Metalurgia; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Turismo e Hotelaria; e Varejo.
11º Prêmio Especialistas

O 11º Prêmio Especialistas reconhece o jornalismo especializado, que investe na qualidade da informação, no debate público e no ambiente de negócios. Os profissionais também são eleitos por seus pares e por quem atua na área de comunicação, em 26 categorias: Agricultura, Agronegócio, Alimentos e Bebidas, Atacado, Base Florestal, Bens de Capital e Infraestrutura; Biocombustível e Energias Alternativas, Construção Civil, Cooperativas, Cosméticos, Educação, Eletroeletrônico, Energia Elétrica, Farmacêutico, Financeiro, Higiene/Limpeza, Logística e Transporte, Mineração, Mobilidade, Moda, Petróleo e Gás, Química e Petroquímica, Saneamento, Saúde, Seguros, Siderurgia e Metalurgia, Tecnologia da Informação, Telecomunicação. Turismo e Hotelaria, e Varejo. Somente no dia do evento são conhecidos os destaques de cada categoria, também escolhidos em processo de votação do setor (veja a seguir)
O Prêmio Especialistas não é apenas uma homenagem individual — é uma ação coletiva que reforça a importância do jornalismo como instrumento essencial para o desenvolvimento econômico, institucional e social do país. São profissionais que constroem pontes entre setores produtivos e públicos diversos, traduzindo dados técnicos em informação acessível, contextualizada e relevante. Ao reconhecer esses profissionais, o Prêmio Especialistas reafirma a importância de uma imprensa que acompanha as transformações do país com profundidade e consistência. Mais do que celebrar trajetórias, o projeto incentiva a excelência e promove um espaço de visibilidade para o jornalismo que qualifica decisões e amplia horizontes.
“O Prêmio Especialistas se consagrou no mercado em mais de dez anos de existência e é o único a destacar o trabalho da imprensa especializada, que tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país”, afirmou Márcio Cardial.

Jornalistas eleitos destaques de cada categoria:
AGRICULTURA: Virgínia Alves / EPTV
BELEZA E HIGIENE PESSOAL: Bárbara Öberg / Vogue Brasil
BENS DE CAPITAL E INFRAESTRUTURA: Luciana Collet / Agência Estado
CONSTRUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E DECORAÇÃO: Sandra Leise Minchillo / Cidad3 e Decorar
CULTURA: Walter Porto / Folha de S. Paulo
EDUCAÇÃO: Renata Cafardo / Estado de S. Paulo
ELETROELETRÔNICO: Thássius Veloso / Tecnoblog e CBN
ESPORTE: Marcelo do Ó / Rádio Bandnews FM, RedeTV e NSports
FARMACÊUTICO: Beth Koike / Valor Econômico
FINANCEIRO: Denise Campos de Toledo / TV Gazeta/Rádio Capital
GASTRONOMIA: Arnaldo Lorençato / Abril
LOGÍSTICA E TRANSPORTE: Pedro Trucão / Pé na Estrada
MATRIZ ENERGÉTICA; Mauricio Godoi / CanalEnergia
MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA: Roberto Samora / Reuters
MOBILIDADE: Paulo Campo Grande / Quatro Rodas
MODA: Guilherme de Beauharnais / Harper’s Bazaar
PECUÁRIA: Viviane Taguchi / Grupo Bandeirantes
POLÍTICA: Alexa Salomão / Folha de S.Paulo
QUÍMICA E PETROQUÍMICA: Hellen Souza / Plástico Industrial
SAÚDE: Claudia Collucci / Folha de S.Paulo
SEGUROS: Denise Bueno / Isto É Dinheiro
SUSTENTABILIDADE E SANEAMENTO: Rosana Jatobá / CBN
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Bruno Romani / Estadão
TELECOMUNICAÇÕES: Eduardo Burckhardt / UOL
TURISMO E HOTELARIA: Eduardo Burckhardt / UOL
VAREJO E ATACADO: Hugo Cilo / Brazil Economy
Palco trouxe lideranças
Na abertura dos trabalhos Márcio Cardial lembrou que “vivemos num tempo de transformações rápidas, em que a informação é onipresente e decisiva. O jornalismo segue como um farol, iluminando o sucesso, revelando falhas, e ajudando a sociedade a tomar decisões mais conscientes. Mas também é preciso lembrar os desafios, os desertos de notícias ainda persistem em diversas regiões do país. Onde não há imprensa a democracia não se fortalece e é por isso que defender o jornalismo é defender a própria sociedade. A pesquisa e a premiação existem para reforçar essa conexão: empresas que se comunicam com transparência fortalecem a democracia; jornalistas especializados trazem clareza e contexto em meio ao caos da informação.

Sérgio Amad, CEO da Fiter, pesquisador de neurociência e felicidade no trabalho, mestre de cerimônias do evento, lembrou que a 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas e o 11º Prêmio Especialistas “reforçam a importância da informação responsável e da comunicação estratégica para um país mais sólido, transparente e democrático”. Também elogiou o jornalismo e a profissão de jornalistas, hoje atacada por extremistas antidemocráticos e lideranças tóxicas em algumas organizações. “Num país de dimensões continentais, e emergente, na 36ª posição no ranking de felicidade no mundo, se tem algo que pode ser justo é a comunicação. Transformar complexidade em simplicidade, sem dúvida é uma arte dos jornalistas”. Ele também afirmou que devemos reconhecer as empresas que fazem um trabalho sério no Brasil, tanto do ponto de vista de comunicação interna e externa, que contribuem com a imprensa e o jornalismo numa relação ética e produtiva. Essas empresas, além de gerar empregos, fomentam sonhos e alimentam o jornalismo”.

A entrega dos troféus para as seis empresas que completaram 15 anos de escolha nas votações, foi feita Marcelo Pânico e seu cão-guia Rudy, da Fundação Dorina Nowill para Cegos e ainda Belmira de Novaes Santana – head de Marketing na Casa Hope, entidade filantrópica que cuida de crianças com câncer e que é apoiada pela organização do evento. Como representantes dessas empresas homenageadas, subiram ao palco: Alessandro Pereira da Silva, especialista em Imprensa, Comunicação Interna e Risco de reputação do Banco do Brasil; Daniela Barros, líder de Comunicação Crop Science da Bayer; Katia Regina Silva da Costa – gerente de Comunicação para The Coca-Cola Company na Edelman Brasil; João Tarcisio da Costa Pereira, especialista Sr. de Comunicação e Marca na Gerdau; Giuliana Reginatto, head de Comunicação Externa no Brasil da Pfizer; e Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale.
Entre os representantes de empresas que também colaboraram na entrega de troféus do Prêmio Especialistas – Beatriz Imenes, CEO da Planin; Marcio Cavalieri, sóciofundador e Co-CEO do Grupo RPMA; Glaucia Aparecida Dias, gerente de Comunicação na Suzano; William Castro, da Comunicação Institucional da Aché Laboratórios Farmacêuticos; Pamela Paiffer, diretora de Comunicação na Ford Motor Company Brasil; Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa na Vale; e Tânia Moura, gerente de Comunicação no CIEE.
Leia também: (aguarde todos os links)
Marcas premiadas nas 30 categorias da 15ª PEMCJ
OS 10 CEOS que Melhor se Comunicam com Jornalistas
Os jornalistas escolhidos em votação aberta no 11º Prêmio Especialistas
Jornalistas especializados falam como fazer coberturas relevantes
Representantes de marcas enaltecem o trabalho da comunicação
Paulo Nassar destaca a importância da comunicação corporativa durante homenagem
Galeria de fotos no evento que fortaleceu o network