Marcas e jornalistas se reúnem para homenagens e premiações

Eventos presencial premiou marcas escolhidas pela 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas e também profissionais de imprensa no 11º Prêmio Especialistas

Em uma noite de confraternização e homenagens memorável foram premiadas as marcas eleitas na 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (15ª PEMCJ). e também os profissionais de imprensa no 11º Prêmio Especialistas (11º PE).

Os dois eventos ocorreram simultaneamente nesta terça-feira, no Teatro do CIEE, em São Paulo, numa rara oportunidade de network, pois estavam presentes lideranças da comunicação corporativa e também representantes da imprensa especializada.

Márcio Cardial, do Cecom: eventos que valorizam a boa comunicação de empresas e jornalistas

“São dois projetos que nasceram com  um propósito claro, valorizar a boa comunicação corporativa e reconhecer jornalistas que aprofundam o olhar sobre economia e a sociedade”, disse Márcio Cardial, diretor do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e publisher das plataformas Negócios da Comunicação, entidades que o organizam o evento”. E concluiu: “Essa noite não é apenas de celebração, mas um chamado, para que continuemos a apoiar o jornalismo, fortalecer a comunicação corporativa, e acreditar que é possível construir um país mais tranquilo, transparente e mais justo, por meio da informação qualificada”.

15ª PEMCJ

Muitas empresas trouxeram suas equipes de comunicação para subir ao palco e receber os troféus, numa forma de reconhecer o esforço interno e coletivo para o trabalho contínuo de se relacionar (bem) com a imprensa. O auditório esteve lotado do início ao fim do evento e foi grande a expectativa do público.

Neste ano, além das premiações das marcas nas 30 categorias da 15ª PEMCJ e dos 10 CEOS que melhor se relacionam com jornalistas, foram homenageadas seis empresas que completaram 15 anos de escolhas consecutivas na pesquisa: Banco do Brasil, Bayer, Coca-Cola, Gerdau, Pfizer e Vale. Um feito que traduz confiança, consistência e compromisso com a informação de qualidade. As escolhas das empresas e dos CEOs são feitas de forma democrática pelos profissionais do setor, via eleição em ambiente digital.

Scarance, da Vale entrega homenagem para Nassar

Também foi homenageado o professor e e pesquisador Paulo Nassar, uma liderança do setor e com muitos anos à frente da Aberje, defensor da valorização do jornalismo como parte essencial da democracia e formador de uma geração de comunicadores. Sua placa de homenagem foi entregue por Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa na Vale,

“A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas foi o primeiro projeto que realizamos como evento na Plataforma Negócios da Comunicação”, comemorou Márcio Cardial, “Ela nasceu do entendimento de que não existe reputação sólida sem relacionamento estruturado com a imprensa. Hoje, 15 anos depois, seguimos acompanhando como marcas constroem confiança e consistência a partir dessa relação”.

As 30 categorias com premiações são: Agricultura; Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacado; Base Florestal; Bens de Capital; Biocombustível e Energias Alternativas; Construção Civil; Cooperativas; Cosméticos; Educação;  Eletroeletrônico; Energia Elétrica; Farmacêutico; Financeiro; Higiene e Limpeza; Logística e Transporte; Mineração;  Mobilidade; Moda; Petróleo e Gás; Química e Petroquímica; Saneamento; Saúde; Seguros; Siderurgia e Metalurgia; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Turismo e Hotelaria; e Varejo.

11º Prêmio Especialistas

Público reuniu marcas e jornalistas

O 11º Prêmio Especialistas reconhece o jornalismo especializado, que investe na qualidade da informação, no debate público e no ambiente de negócios. Os profissionais também são eleitos por seus pares e por quem atua na área de comunicação, em 26 categorias: Agricultura, Agronegócio, Alimentos e Bebidas, Atacado, Base Florestal, Bens de Capital e Infraestrutura; Biocombustível e Energias Alternativas, Construção Civil, Cooperativas, Cosméticos, Educação, Eletroeletrônico, Energia Elétrica, Farmacêutico, Financeiro, Higiene/Limpeza, Logística e Transporte, Mineração, Mobilidade, Moda, Petróleo e Gás, Química e Petroquímica, Saneamento, Saúde, Seguros, Siderurgia e Metalurgia, Tecnologia da Informação, Telecomunicação. Turismo e Hotelaria, e Varejo. Somente no dia do evento são conhecidos os destaques de cada categoria, também escolhidos em processo de votação do setor (veja a seguir)

O Prêmio Especialistas não é apenas uma homenagem individual — é uma ação coletiva que reforça a importância do jornalismo como instrumento essencial para o desenvolvimento econômico, institucional e social do país. São profissionais que constroem pontes entre setores produtivos e públicos diversos, traduzindo dados técnicos em informação acessível, contextualizada e relevante. Ao reconhecer esses profissionais, o Prêmio Especialistas reafirma a importância de uma imprensa que acompanha as transformações do país com profundidade e consistência. Mais do que celebrar trajetórias, o projeto incentiva a excelência e promove um espaço de visibilidade para o jornalismo que qualifica decisões e amplia horizontes.

“O Prêmio Especialistas se consagrou no mercado em mais de dez anos de existência e é o único a destacar o trabalho da imprensa especializada, que tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país”, afirmou Márcio Cardial.

Jornalistas homenageados no Prêmio Especialistas

Jornalistas eleitos destaques de cada categoria:

AGRICULTURA: Virgínia Alves / EPTV

BELEZA E HIGIENE PESSOAL: Bárbara Öberg / Vogue Brasil

BENS DE CAPITAL E INFRAESTRUTURA:  Luciana Collet / Agência Estado

CONSTRUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E DECORAÇÃO: Sandra Leise Minchillo / Cidad3 e Decorar

CULTURA: Walter Porto / Folha de S. Paulo

EDUCAÇÃO: Renata Cafardo / Estado de S. Paulo

ELETROELETRÔNICO: Thássius Veloso / Tecnoblog e CBN

ESPORTE: Marcelo do Ó / Rádio Bandnews FM, RedeTV e NSports

FARMACÊUTICO: Beth Koike / Valor Econômico

FINANCEIRO: Denise Campos de Toledo / TV Gazeta/Rádio Capital

GASTRONOMIA: Arnaldo Lorençato / Abril

LOGÍSTICA E TRANSPORTE: Pedro Trucão / Pé na Estrada

MATRIZ ENERGÉTICA;  Mauricio Godoi  / CanalEnergia

MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA: Roberto Samora / Reuters

MOBILIDADE: Paulo Campo Grande / Quatro Rodas

MODA: Guilherme de Beauharnais / Harper’s Bazaar

PECUÁRIA: Viviane Taguchi / Grupo Bandeirantes

POLÍTICA: Alexa Salomão / Folha de S.Paulo

QUÍMICA E PETROQUÍMICA: Hellen Souza / Plástico Industrial

SAÚDE: Claudia Collucci / Folha de S.Paulo

SEGUROS: Denise Bueno / Isto É Dinheiro

SUSTENTABILIDADE E SANEAMENTO: Rosana Jatobá / CBN

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Bruno Romani / Estadão

TELECOMUNICAÇÕES: Eduardo Burckhardt / UOL

TURISMO E HOTELARIA: Eduardo Burckhardt / UOL

VAREJO E ATACADO: Hugo Cilo / Brazil Economy

Palco trouxe lideranças

Na abertura dos trabalhos Márcio Cardial lembrou que “vivemos num tempo de transformações rápidas, em que a informação é onipresente e decisiva. O jornalismo segue como um farol, iluminando o sucesso, revelando falhas, e ajudando a sociedade a tomar decisões mais conscientes. Mas também é preciso lembrar os desafios, os desertos de notícias ainda persistem em diversas regiões do país. Onde não há imprensa a democracia não se fortalece e é por isso que defender o jornalismo é defender a própria sociedade. A pesquisa e a premiação existem para reforçar essa conexão: empresas que se comunicam com transparência fortalecem a democracia; jornalistas especializados trazem clareza e contexto em meio ao caos da informação.

 

Sérgio Amad: destacou importância das marcas e dos jornalistas para a sociedade

Sérgio Amad, CEO da Fiter, pesquisador de neurociência e felicidade no trabalho, mestre de cerimônias do evento, lembrou que a 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas e o 11º Prêmio Especialistas “reforçam a importância da informação responsável e da comunicação estratégica para um país mais sólido, transparente e democrático”. Também elogiou o jornalismo e a profissão de jornalistas, hoje atacada por extremistas antidemocráticos e lideranças tóxicas em algumas organizações. “Num país de dimensões continentais, e emergente, na 36ª posição no ranking de felicidade no mundo, se tem algo que pode ser justo é a comunicação. Transformar complexidade em simplicidade, sem dúvida é uma arte dos jornalistas”. Ele também afirmou que devemos reconhecer as empresas que fazem um trabalho sério no Brasil, tanto do ponto de vista de comunicação interna e externa, que contribuem com a imprensa e o jornalismo numa relação ética e produtiva.  Essas empresas, além de gerar empregos, fomentam sonhos e alimentam o jornalismo”.

Casa Hope e Fundação Dorina Novill nas homenagens

A entrega dos troféus para as seis empresas que completaram 15 anos de escolha nas votações, foi feita Marcelo Pânico e seu cão-guia Rudy, da Fundação Dorina Nowill para Cegos e ainda Belmira de Novaes Santana – head de Marketing na Casa Hope, entidade filantrópica que cuida de crianças com câncer e que é apoiada pela organização do evento. Como representantes dessas empresas homenageadas, subiram ao palco: Alessandro Pereira da Silva, especialista em Imprensa, Comunicação Interna e Risco de reputação do Banco do Brasil; Daniela Barros, líder de Comunicação Crop Science da Bayer; Katia Regina Silva da Costa – gerente de Comunicação para The Coca-Cola Company na Edelman Brasil; João Tarcisio da Costa Pereira, especialista Sr. de Comunicação e Marca na Gerdau; Giuliana Reginatto, head de Comunicação Externa no Brasil da Pfizer; e Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale.

Entre os representantes de empresas que também colaboraram na entrega de troféus do Prêmio Especialistas – Beatriz Imenes, CEO da Planin; Marcio Cavalieri, sóciofundador e Co-CEO do Grupo RPMA; Glaucia Aparecida Dias, gerente de Comunicação na Suzano; William Castro, da Comunicação Institucional da Aché Laboratórios Farmacêuticos; Pamela Paiffer, diretora de Comunicação na Ford Motor Company Brasil; Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa na Vale; e Tânia Moura, gerente de Comunicação no CIEE.

 

 

 


Leia também: (aguarde todos os links)

Marcas premiadas nas 30 categorias da 15ª PEMCJ

OS 10 CEOS que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Os jornalistas escolhidos em votação aberta no 11º Prêmio Especialistas

Jornalistas especializados falam como fazer coberturas relevantes

Representantes de marcas enaltecem o trabalho da comunicação

Paulo Nassar destaca a importância da comunicação corporativa durante homenagem

Galeria de fotos no evento que fortaleceu o network


 

Oferecimento:

                 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email