O relacionamento com a imprensa como pilar fundamental de comunicação

Sendo a comunicação uma área construída a muitas mãos, a relação das equipes com a imprensa é um pilar essencial

Por Paola Side

Planejar a comunicação de uma grande organização é uma tarefa que exige estratégia, visão e, acima de tudo, conexões. Em outras palavras, o sucesso de um plano não está apenas em sua formulação, mas na forma como ele chegará ao público. Nesse processo, o relacionamento com a imprensa pode definir sua relevância e impacto.

Explico: sendo a comunicação uma área construída a muitas mãos, a relação das equipes com a imprensa é um pilar essencial. Isso porque não basta ter boas histórias para contar; é preciso que elas sejam interpretadas, contextualizadas e transmitidas de maneira compreensível. E é exatamente isso que o jornalista faz:  entrega, de acordo com cada público, as informações técnicas de forma ainda mais clara e fácil de serem assimiladas.

No mercado de seguros, onde atuo, esse relacionamento é ainda mais significativo. O setor, muitas vezes visto como complexo, carrega uma missão fundamental: conscientizar a população sobre a importância do planejamento financeiro para o futuro, tornando tangível um universo repleto de detalhes técnicos e regulatórios. É nesse ponto que o jornalista se torna um aliado indispensável.

Afinal, como explicar a importância da proteção, da prevenção e do planejamento para a longevidade a quem não está habituado a esse universo? Como tornar claros termos como gerenciamento de riscos, apólices, prêmios, sinistros e coberturas?

A imprensa não apenas informa, mas contextualiza e humaniza temas que, de outra forma, poderiam parecer abstratos, além de chancelar de forma totalmente neutra os assuntos ali apresentados. A atuação conjunta com os jornalistas ajuda a informar e educar, desmistificar conceitos e aproximar as soluções do dia a dia das pessoas, tornando-os mais compreensíveis e acessíveis.

Diante de tudo isso, o papel do jornalista não é importante apenas para a sociedade, mas fundamental também para as marcas, construindo pontes entre os especialistas do setor e a sociedade, contribuindo para a reputação da Companhia, já que sua credibilidade se reflete na informação que transmite.

Investir no relacionamento com a imprensa é mais do que uma estratégia: é um compromisso com a transparência e uma necessidade para qualquer empresa que deseja se conectar com seus stakeholders de forma autêntica. Uma relação que deve ser pautada no diálogo, na escuta ativa, na disponibilidade e, principalmente, na confiança. É uma relação de mão dupla. Jamais de via única. Que, quando bem trabalhada, permite que nossas mensagens-chave ultrapassem os muros da empresa, contribuindo para uma sociedade mais bem informada.

 

Paola Side é gerente de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros

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