Sinergia na comunicação interna: Volvo e Clima Comunicação celebram reconhecimento no PEMCC

Ao priorizar os colaboradores, agência e marca destaques do ano dão maior protagonismo à comunicação interna

Quando empresas culturalmente maduras e inovadoras se unem para criar um diálogo vibrante com o colaborador, o resultado é uma comunicação interna que inspira e engaja as pessoas. Essa sinergia foi um dos destaques da segunda edição do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), que consagrou a bem-sucedida parceria entre a Volvo e a Clima Comunicação com os troféus “Marca Destaque do Ano” e “Agência Destaque do Ano”, respectivamente, no âmbito da comunicação interna. Mas essa conquista, embora pareça uma feliz coincidência, não é fruto do acaso. Essa dobradinha foi construída ao longo dos últimos seis anos a partir de interações estratégicas entre as equipes e uma abordagem centrada nas pessoas.

comunicação interna Volvo e Clima
Alexandre Hampf, da Clima Comunicação

A Clima segue o exemplo da Volvo e vice-versa: com empatia, coloca-se o colaborador em primeiro lugar, dando protagonismo à comunicação interna. “Quem começa certo, termina certo”, crava Alexandre Hampf, CEO da Clima, citando como diferencial o processo de onboarding da agência, que engloba uma série de ações para garantir uma imersão na cultura do cliente. Um diagnóstico que, como ele bem aponta, não acontece da noite para o dia por envolver colaboradores, lideranças, canais de comunicação e, sobretudo, a própria cultura organizacional.

Entregas de valor

Iniciativas como o case “30 Anos do Biarticulado Volvo”, finalista na categoria Memorial Organizacional, ou os vencedores “Busão dos VPs” e “The GTO Show”, que conquistaram as categorias Digital e Revolution, respectivamente, são os pontos altos dessa estratégia, que combina dados, inovação e acolhimento para falar diretamente com as pessoas. No entanto, apesar dos resultados notáveis no PEMCC, o CEO da Clima Comunicação ressalta que nada disso seria possível sem uma relação próxima com a Volvo, cultivada dia a dia. “Precisamos entender o cliente e, principalmente, como ele se relaciona com seu público. É compreender a sua realidade, e não apenas adaptar o nosso formato de trabalho a ele”, explica.

Alexandre conta que a agência surgiu dessa necessidade de proporcionar entregas de valor às organizações, indo além das peças com visual atraente. Se o mercado ainda engatinhava no campo da comunicação interna em 2012, Alexandre e Maurício Talão, sócio e cofundador da Clima, já sabiam que precisavam romper com o status quo. “A comunicação interna transcende isso, é uma estratégia atrelada a pessoas e negócios, um canal de disseminação da cultura”, sublinha o CEO. E observa: “ter esse reconhecimento em 2024, doze anos depois da fundação da agência, é reflexo desse nosso compromisso de conectar pessoas e propósitos”.

comunicação interna Volvo - Clima
Rafael Calia, da Clima

Metodologia própria

Para além da busca por resultados, a Clima se destaca ao criar processos próprios que estabelecem uma conexão sólida entre clientes, agência e colaboradores – de ambos os lados. A metodologia prioriza prazos, qualidade e relacionamento. Internamente, o que dá sustentação a esse tripé é o planejamento, como bem aponta o gerente de Negócios da agência, Rafael Calia. “Costumamos dizer que campanha sem planejamento não é campanha; é um pacote de peças. Existe uma cultura em nosso mercado de priorizar esse tipo de coisa, mas tem muito mais por trás desse trabalho de conteúdo”, observa.

Leonardo Wollinger, da Clima

Em razão disso, há times especializados nas mais diversas áreas, da criação ao planejamento estratégico, para atender às demandas de comunicação interna das empresas. Ao todo, são 100 colaboradores dedicados a esses processos e mais de 70 clientes. E o mais importante: todos esses profissionais são capacitados e desenvolvidos internamente. “Ao oferecer esse pacote completo, a Clima também contribui para o letramento das empresas na área de comunicação interna. Aí o prazo deixa de ser um problema, pois a agência consegue, com a educação necessária, mostrar o significado de cada processo”, complementa Leonardo Wollinger, diretor criativo da Clima.

O resultado disso é uma parceria duradoura, a exemplo do trabalho desenvolvido com a Volvo que só neste ano já acumula mais de 21 mil horas de consultoria junto à marca. Se no início dessa jornada o “arroz com feijão” já era bem-feito, hoje a colaboração rende projetos disruptivos, “completamente fora da caixinha” nas palavras de Alexandre Hampf. “A gente revolucionou em comunicação interna, junto com a Volvo, que já tinha uma cultura de comunicação muito forte. Daí estruturamos o setor e hoje temos cases superpremiados, inclusive no PEMCC.” Sobre o destaque da agência na premiação, ele é enfático: “foi um privilégio muito grande subir ao palco e levantar o troféu juntamente com o nosso cliente”.

comunicação interna Volvo e Clima
Alexandre Hampf e equipe

A comunicação é a chave na Volvo

Do lado da Volvo, a comunicação interna é o que move seus mais de cinco mil funcionários brasileiros em direção ao futuro, guiados e conectados pelo propósito de “gerar prosperidade por meio de soluções de transporte”. Por lá, toda interação com o colaborador procura refletir o cuidado da marca com a pluralidade de sua força de trabalho. Do chão de fábrica ao backoffice, a missão é construir um ambiente de trabalho inclusivo, onde a comunicação flua de forma orgânica por todas as áreas da empresa.

Como as operações fabris, comerciais e de distribuição da Volvo estão concentradas em unidades na Grande Curitiba, no Paraná, a comunicação interna consegue ser bastante integrada. “As mensagens são elaboradas de forma equilibrada para todos os públicos, independente de gênero, idade ou qualquer outra forma de diversidade”, resume a equipe de Comunicação Volvo.

Alinhamento

Além dos canais convencionais, a marca também investe em encontros presenciais para alinhamento das equipes, nos quais são abordados temas relacionados ao trabalho e à própria Volvo. Algumas reuniões acontecem no chão de fábrica, enquanto outras, os famosos “Town Halls”, propiciam encontros entre a alta liderança e os todos os funcionários. São momentos de reforço e revisão das metas, mas também de muito acolhimento. “É uma comunicação interna que aproxima e engaja as pessoas na cultura corporativa”, complementa.

Não à toa, a multinacional sueca possui uma robusta área de comunicação interna, que é responsável por definir as estratégias, mensagens-chave e os planos de ação da marca. Para colocar tudo isso em prática, o setor conta com o apoio de diversos fornecedores, que operam sob a sua supervisão. De acordo com a equipe, é a Volvo que direciona, estabelece objetivos e coordena o trabalho durante todo o processo de desenvolvimento. “Eles são um elo importante na execução. Temos dezenas de fornecedores na área de comunicação, desde agências de produção de conteúdo e produtoras de vídeo até agências de eventos.”

Aos vitoriosos o troféu Destaque do Ano

comunicação interna Volvo
Lucas Neves, da Volvo

Ao se destacar no PEMCC como a marca do ano, a Volvo não apenas conquistou o troféu, como também celebrou no palco do Teatro CIEE, em São Paulo, uma trajetória de muitas décadas de excelência na comunicação com seus colaboradores. “Estamos muito orgulhosos. O prêmio chega para fortalecer ainda mais o reconhecimento do longo e sustentável programa de comunicação interna da Volvo, que no Brasil começou desde o início das operações da marca há quase cinco décadas”, crava a equipe. Na visão da Volvo, esse reconhecimento está diretamente ligado a uma estratégia de comunicação interna que amplifica os valores da empresa, conferindo aos colaboradores o importante papel de agentes transformadores.


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