Bayer: uma jornada de inclusão por um agronegócio mais inovador e sustentável

Ao valorizar as produtoras rurais e fomentar a inclusão de pessoas diversas, a Bayer se posiciona como um forte agente de transformação no campo

Moldar o futuro. Quando o comerciante Friedrich Bayer e o tintureiro Johann Weskott se uniram para produzir corantes sintéticos em sua modesta fábrica na Alemanha, em 1863, mal sabiam eles que estavam lançando as bases de um dos pilares da indústria mundial. Graças à visão e engenhosidade dessa dupla, a Bayer não só se tornou um ícone global na área da saúde, como também virou sinônimo de inovação, sustentabilidade e inclusão no agronegócio. Ao longo de seus 160 anos de história, sendo 126 deles no Brasil, a empresa tem revolucionado o setor por meio de soluções tecnológicas que estimulam a diversidade de ideias e ajudam a humanidade a produzir mais e de forma mais sustentável.

No entanto, o legado da Bayer vai além de suas contribuições para o desenvolvimento agrícola ao redor do mundo. Embora a inovação esteja no DNA da empresa, seu impacto não se limita apenas à tecnologia que impulsiona o desenvolvimento de produtos ou serviços. Na Bayer, a inovação também é centrada nas pessoas e em suas interações com o planeta e a sociedade, tendo a sustentabilidade e a inclusão como guias. E no contexto do agronegócio, um dos setores mais importantes e tradicionais da economia brasileira, o solo claramente se torna mais fértil quando cultivado com diversidade e inclusão.

Na Bayer, inovação é sobre inclusão

Essa combinação é estratégica para a Bayer, que enxerga na soma de diferentes perspectivas e experiências a verdadeira chave para a inovação (e inclusão). Carolina Graça, diretora de sustentabilidade da empresa na América Latina, enfatiza que a diversidade e a inclusão são princípios que norteiam a abordagem da Bayer no mundo e, principalmente, a forma como conduz seus negócios. “São dois aspectos fundamentais para garantirmos que as pessoas tenham a liberdade de ser aquilo que são, que haja mais representatividade entre nossos colaboradores e que a soma de diferentes visões gere inovação”, resume.

Carolina Graça é diretora de sustentabilidade da empresa na América Latina
Carolina Graça da Bayer

O desafio reside justamente aí: em como fomentar a pluralidade de pessoas e ideias em um ambiente tão árido como o rural. Comprometida em promover a equidade de gênero, com a inclusão de mais mulheres no mundo agro, a Bayer tem implementado uma série de iniciativas com o propósito de ampliar a representatividade feminina dentro e fora das porteiras.

Inclusão de mulheres no mundo agro pela Bayer

Nesse sentido, os esforços da multinacional no campo da diversidade envolvem capacitações técnicas, encontros para troca de experiências, premiações e ações dedicadas à formação de lideranças femininas. Com foco em suas colaboradoras, a Bayer também assumiu em 2021 o compromisso global de ter 50% de mulheres em todos os cargos de liderança até 2030.

O passo é significativo, tendo em vista que, de acordo com o último censo agropecuário do IBGE, em 2017, as mulheres ocupavam somente 19% dos cargos de liderança no setor. Entretanto, como bem aponta Carolina Graça, hoje as mulheres estão bem mais presentes no agronegócio brasileiro. Segundo ela, a cada dez chefes de fazenda, três são do sexo feminino.

Ao reconhecer o protagonismo das mulheres nesse contexto, a Bayer desempenha um papel crucial como agente de transformação dentro de um ecossistema que historicamente tem oferecido pouco destaque a elas. “É uma evolução muito significativa, mas é claro que ainda há um caminho a percorrer em direção a equidade no setor”, complementa Carolina.

O protagonismo é delas

Bayer e inclusão
Foto: Reprodução/Freepi

Um exemplo desse movimento em prol da diversidade é o programa “Conexão Mulheres do Agro”, cuja missão é fomentar a inclusão do público feminino no agronegócio. Carolina Graça explica que o projeto atua em quatro frentes fundamentais: incentivar, capacitar, reconhecer e conectar. Apenas no ano passado, cerca de oito mil mulheres foram impactadas pela iniciativa, que abrangeu 85 ações dedicadas a promover o desenvolvimento e a integração delas no setor.

Já internamente, o projeto contempla iniciativas inclusivas e práticas, incluindo capacitações e workshops, direcionadas às colaboradoras. Só no ano passado, o “Conexão Mulheres Desenvolve” reuniu quatro turmas, cada uma com 25 participantes, tendo um impacto significativo em suas trajetórias profissionais. Segundo a representante da Bayer, das cem participantes, 61% delas tiveram promoção ou progressão salarial após a realização do projeto.

Ainda como parte do “Conexão Mulheres”, a Bayer também realiza, desde 2018, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o Prêmio Mulheres do Agro a fim de valorizar e incentivar as produtoras rurais que estão fazendo a diferença no campo. Na última edição, ocorrida em outubro deste ano, nove mulheres foram premiadas em reconhecimento às suas práticas inovadoras no universo do agronegócio, com ênfase nos pilares ESG (ambiental, social e governança). De lá para cá, a premiação mobilizou mais de 1.100 mulheres e reconheceu o trabalho de 54 agricultoras e pecuaristas de várias regiões do Brasil.

Inclusão que inspira

De acordo com a executiva da Bayer, as vencedoras são selecionadas com base no impacto positivo que seus projetos geram nas comunidades e nos municípios onde atuam. Além disso, como ela mesmo destaca, o prêmio proporciona uma visibilidade que permite que elas expandam suas ações para além das suas regiões, abrindo novas oportunidades dentro do setor. “As premiadas inspiram e se tornam referência para muitas outras mulheres que estão à frente das empresas rurais com histórias de luta semelhantes”, celebra Carolina.

Patrícia Monquero. Foto: Bayer/Divulgação

Um dos destaque desta edição foi a engenheira agrônoma Patrícia Monquero, que recebeu o prêmio “Mulheres do Agro” na recém-criada categoria “Ciência e Pesquisa”. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar os cargos de vice-presidente e presidente na Sociedade Brasileira de Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD). Sua conquista é destacada por Carolina Graça como um exemplo do protagonismo feminino no agronegócio para além da porteira. “É o primeiro passo para reconhecermos cada vez mais mulheres da área, independentemente da cadeira que ocupam”, enfatiza a diretora de sustentabilidade da Bayer na América Latina.

Ecossistema de colaboração

Além de impulsionar o reconhecimento, a inclusão e a capacitação das produtoras rurais, a estratégia da Bayer por um mundo mais diverso, inovador e sustentável envolve também ações que estimulam o progresso de quem vive no campo e de suas práticas agrícolas. Para a empresa, promover um ecossistema de colaboração é fundamental para fomentar a construção de soluções inovadoras para o meio rural.

De acordo com Carolina Graça, a Bayer investe anualmente cerca de € 2,8 bilhões nas áreas de pesquisa e desenvolvimento no mundo todo. Só no Brasil há 30 centros voltados à inovação agrícola. “É mais do que qualquer outra empresa do setor. E todos os projetos e soluções desenvolvidos, sem exceção, contemplam inovação”, afirma a executiva. Não é por acaso que a multinacional com sede na Alemanha conquistou, pelo terceiro ano seguido, a marca de “empresa mais inovadora do agronegócio brasileiro” no ranking Valor Inovação Brasil, anuário publicado pelo jornal Valor Econômico.

Atualmente, a Bayer não apenas é referência no agronegócio; ela também busca se tornar líder em inovação sustentável. Para trilhar esse caminho e influenciar positivamente o setor, a empresa tem alinhado parcerias importantes com outros players do mercado. A diretora de sustentabilidade da empresa na América Latina aponta que uma parte significativa desse investimento é direcionada para projetos que são desenvolvidos em colaboração com outras empresas, universidades, hubs de inovação e startups.

Foto; Reprodução/Drazen-Zigic/Freepik

Sustentabilidade e inovação

Bayer: inovação e inclusão
Foto: Reprodução/rawpixel.com

Um dos frutos dessas parcerias é o PRO Carbono, uma iniciativa pioneira da Bayer que auxilia o produtor rural a adotar práticas agrícolas mais sustentáveis. Seu objetivo é otimizar o uso de recursos naturais e insumos, com ênfase na redução dos impactos ambientais, ao mesmo tempo que visa aumentar a produtividade agrícola. O PRO Carbono é realizado em colaboração com a Embrapa e universidades como Esalq/USP, Unesp, UEPG, UFRG e UFMG. Além disso, o programa tem em seu horizonte uma meta igualmente significativa: reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa na agricultura global em 30% até 2030.

Nesse contexto, como parte da missão de compartilhar conhecimento e estimular a inovação, a Bayer oferece ainda treinamentos e atendimentos personalizados a pequenos e médios produtores. O projeto TechCampo, como bem explica Carolina Graça, envolve um trailer itinerante que viaja pelas cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, levando especialistas que compartilham conhecimentos técnicos e soluções inovadoras com os agricultores locais. “Quando levamos tecnologia e práticas sustentáveis para os produtores, estamos incentivando diretamente o manejo e a colheita de safras maiores, mais rentáveis e com menor impacto ambiental.” Desde 2019, a iniciativa já beneficiou mais de três mil agricultores.

Por um agro mais sustentável e inovador

Paralelamente à cooperação da Bayer com o mercado, a empresa está constantemente fomentando a integração entre suas diversas áreas, todas compartilhando o mesmo propósito: desenvolver soluções que contribuam para tornar o agronegócio cada vez mais sustentável. Para a diretora da Bayer, é por meio dessas parcerias e esforços internos que a empresa busca ativamente fazer parte de toda a jornada do produtor rural, do início ao fim. “Essa aproximação contribui não só para o negócio em si, mas para o setor agrícola como um todo”, finaliza.

Ao incluir pessoas diversas e enfrentar os desafios da agricultura moderna, a Bayer está contribuindo para a transformação do agro em um setor cada vez mais sustentável e inclusivo. No final do dia, é o nosso planeta que agradece.


PEMCC

Diversidade e inclusão: informações relevantes

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Como posso participar? No caso das iniciativas de sucesso mencionadas nesta matéria, elas poderiam ser inscritas na premição dentro dos Pilar “Temas”, nas categoria Diveridade, Equidade e Inclusão ou ESG – Environmental, Social and Governance. Para obter mais detalhes sobre a inscrição de cases, entre em contato com Pedro Ramos (Customer Experience) pelo telefone (62) 99568-1500 ou pelo email pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br.

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