3-1Geração Z, conhecida também como a primeira de nativos digitais, está transformando o comportamento das marcas no ambiente online. Consumidores vorazes de informação, com preferência por vídeos rápidos e dinâmicos, os jovens desejam reciprocidade e onipresença das marcas que seguem.

De acordo com a pesquisa “O Desafio Z: Comunicação para a Geração hiperconectaca”, feita pela Kantar IBOPE Media, marcas que desejam conquistar a nova geração devem estar presentes em diferentes canais, com linguagem simples e de preferência visual.

Segundo o relatório, mais da metade da Geração Z segue marcas nas redes sociais (60%). A porcentagem está acima da população geral, de apenas 36%. Vale lembrar que 62% conversam com muitas pessoas sobre produtos e serviços.

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Hiperconectados
O relatório indica que a geração nascida entre 1990 e 2010 sempre possuiu a Internet à disposição, sem que fosse preciso adaptações à tecnologia, e explica como isso impacta a forma com que esse público se relaciona, consome e usa a mídia.

A Geração Z se caracteriza como hiperconectada, visto que 98% deles acessam a internet. Vale lembrar que a conectividade não é só “estar online”. Além disso, os nativos digitais passam mais tempo online. São 6 horas e 45 minutos diários dedicados a likes, compartilhamentos, vídeos, posts e mais. Enquanto o restante da população investe menos tempo na web – apenas 5 horas e 26 minutos.

O dispositivo mais usado pelos jovens é o smartphone: 98% navegam a internet por meio dele. As outras plataformas de consumo escolhidas são computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%).

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Redes sociais como Instagram, TikTok e Twitter são as favoritas dos Gen-Z, pela praticidade e proposta de consumo ágil de conteúdo. Stories, por exemplo, fazem mais sucesso do que posts com texto. Ainda assim, o Facebook segue sendo o mais consumido entre todas as faixas etárias.

Marcas que observarem bem esse comportamento poderão ganhar mais destaque entre os jovens e, com isso, ganharão mais relevância no ambiente digital.