A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, promovida pela plataforma Negócios da Comunicação em parceria com o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, chegou ao nono ano com fôlego para acompanhar um mercado que vem se aprimorando com os melhores gestores de comunicação que trabalham em prol do jornalismo.

Auditada pela BDO Brasil, a pesquisa foi realizada durante o mês de setembro de 2019, com 25 mil jornalistas de todo o Brasil. As empresas premiadas foram indicadas de forma espontânea em 30 categorias, como Alimentos e Bebidas, Clubes Esportivos, Mineração, Saneamento, Varejo, entre outras, que representam os setores da economia e receberam os troféus no palco do Theatro NET São Paulo, no dia 4 de novembro.

Em uma noite que reconheceu os melhores profissionais de relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação das principais empresas brasileiras, as boas práticas da profissão foram exaltadas, servindo como impulso para a contínua melhora da qualidade.

“Hoje, os veículos de comunicação a cada dia caem em descrédito, somos bombardeados diariamente com fake news e informações manipuladas. Precisamos valorizar os profissionais que batalham diariamente pela evolução do mercado de comunicação. Todos os nossos eventos foram criados com propósitos distintos mas focados nesse mesmo objetivo”, afirma Márcio Cardial, publisher da Negócios da Comunicação.

Ao reunir os nomes que se comunicaram com excelência, o evento também promoveu uma reflexão sobre a necessidade da parceria entre os diferentes nichos da comunicação e o apoio das empresas para que se mantenha vivo o mercado de comunicação.

Novidades
Em seu discurso de abertura para a premiação, Cardial ressaltou a importância do apoio publicitário na produção tanto do conteúdo jornalístico, como de eventos para o setor. “Foi um grande desafio chegar à nona edição de um prêmio desse porte sem patrocinadores. Ainda mais se pensarmos em como o mercado de comunicação está árduo. Por isso, estamos trabalhando em uma importante reformulação para o ano de 2020, na edição que marca uma década do prêmio”, sinaliza Márcio Cardial.

A premiação de 2019 contou com uma novidade: além de reconhecer as áreas de comunicação das empresas, foi realizada a premiação dos dez CEOs que melhor se comunicam com jornalistas. Eles foram escolhidos durante uma segunda fase de votação em que participaram somente as empresas premiadas. [Confira no box ao lado os líderes que receberam o prêmio.

“Percebemos que era importante reconhecer quem são os presidentes que estão fazendo a diferença. É fundamental incentivarmos as melhores práticas na comunicação. Ainda mais atualmente, em que a construção de relacionamento e a confiabilidade de informações nunca estiveram tão em xeque”, ressaltou o publisher da Negócios da Comunicação.