Por Juliana Machado
O aço é um elemento fundamental na sociedade. Está na construção civil, na infraestrutura, nos meios de transportes, na produção de energia e na fabricação de bens de consumo duráveis. A indústria do aço é pilar da
economia e base dos demais setores industriais. E não há país forte sem indústria forte.
No entanto, muitas vezes, a importância da indústria do aço, sua relevância econômica e social e a complexidade de sua produção são invisíveis para o cidadão comum. Eis aí, portanto, nosso grande desafio: situar o aço como motor do desenvolvimento da indústria e produto fundamental no dia a dia do brasileiro.
Tirar o aço do patamar meramente industrial e reforçá-lo como valor próximo e necessário à vida das pessoas, com toda a geração de riquezas que ele agrega à sociedade. Tirar a “invisibilidade” do aço e mostrar como ele está presente na vida de todos nós, nas grandes obras e pequenos detalhes, do carrinho do supermercado ao edifício mais alto do mundo. É um desafio imenso.
E é aí que a imprensa entra como ponte deste processo. Uma ponte essencial. É pela conexão entre empresas e imprensa que conseguiremos mostrar à sociedade o real valor da cadeia do aço. O jornalismo de qualidade transforma dados industriais complexos em conhecimento acessível, demonstrando para o público o papel que o aço desempenha em cada aspecto da vida moderna.
Na ArcelorMittal, temos orgulho de produzir aços de qualidade, feitos por brasileiros e para o dia a dia dos brasileiros. São aços certificados, com alta tecnologia, que impulsionam investimentos, geram empregos qualificados e promovem o crescimento econômico.
Nossos investimentos em inovação e tecnologia geram produtos com menor pegada de carbono e mais sustentáveis. Inovações tecnológicas como robótica e a automação demandam e criam vagas para profissionais mais qualificados (engenheiros, cientistas de dados, técnicos especializados), elevando o nível de renda e educação das comunidades ao redor.
Os aços transformados fabricados pela ArcelorMittal estão na linha de frente da industrialização dos canteiros de obras em todo o país – um processo irreversível e fundamental para a produtividade da construção civil, reduzindo custos e aumentando a segurança e a acessibilidade da população a moradias cada vez melhores. Tudo isso gera valor para os brasileiros.
A parceria entre a indústria do aço e a imprensa, portanto, transcende os números de produção ou financeiros. Afinal, o mundo corporativo e industrial não é feito apenas por números. É feito por gente e para gente. E a nossa gente produz mais do que aço: fomentamos educação, cultura, esporte e projetos que contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos.
Para contar quem somos e essas histórias, trabalhamos todos os dias para construir uma ponte sólida com os veículos de imprensa e seus profissionais. Tem sido um caminho baseado na transparência, ética, agilidade e confiança, de ambas as partes. Mas, acima de tudo, tem sido um caminho recompensador, ao nos desafiar a nos aperfeiçoarmos como profissionais e a nos comunicar melhor com a sociedade.
A premiação, pela 10ª vez consecutiva, como Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas, no setor de Siderurgia e Metalurgia, do Portal da Comunicação, mostra que estamos no caminho certo.
Juliana Machado é gerente geral de Marca, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil







