A 15º Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (15ª PEMCJ) abriu votação para a escolha das empresas que se destacam nesse aspecto, promovendo boas práticas no relacionamento com a imprensa. É uma votação aberta e democrática, onde qualquer jornalista, de todo o Brasil, pode manifestar digitalmente sua escolha. Vote neste link. Este ano ainda terá homenagens para empresas que mais foram votadas nos últimos anos.
Nesta primeira fase são escolhidas empresas em 30 categorias. Selecionaremos as três empresas mais votadas em cada um desses segmentos. Numa segunda etapa, abriremos votação para a escolha dos CEOs que melhor se comunicam com Jornalistas, dentro das empresas selecionada
A entrega dos troféus será feita em cerimônia presencial que acontecerá dia 23 de setembro, junto com a 11ª edição do Prêmio Especialistas – que elege os profissionais de imprensa de maior destaque, também feito por votação direta da categoria (aguardem a abertura das votações)
Empresas mais citadas nas pesquisas dos últimos anos
Este ano a pesquisa merece uma comemoração especial pela sua longevidade, que a consolida como um evento que transmite credibilidade e garantiu um lugar de destaque nas relações entre as marcas e a imprensa. Por isso, nesta marca de exatos 15 anos de existência, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma Negócios da Comunicação, irão adicionar uma categoria especial para homenagear as empresas recorrentes na escolha dos jornalistas nos últimos eventos.
Grandes marcas poderão estar nessa lista de ouro. Num levantamento interno de nossa equipe, identificamos oito empesas que já foram premiadas 14 vezes e estão aptas a completar os 15 anos, dependo das escolhas do atual certame: Anglo American, Banco do Brasil, Bayer, Coca-Cola, Gerdau, Pfizer, Petrobras e Vale.
Lembrando essa data marcante, Mário Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação, “a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas foi o primeiro projeto que realizamos como evento na Plataforma Negócios da Comunicação. Ela nasceu do entendimento de que não existe reputação sólida sem relacionamento estruturado com a imprensa. Hoje, 15 anos depois, seguimos acompanhando como marcas constroem confiança e consistência a partir dessa relação”.
Mudanças na 15ª PEMCJ
Com o objetivo de refletir com mais precisão a dinâmica atual do mercado e fortalecer a relevância da 15ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, atualizamos a lista de setores contemplados na edição de 2025. Duas mudanças importantes foram realizadas:
Agronegócio passa a integrar o conjunto de categorias avaliadas, reconhecendo sua relevância estratégica e a complexidade de sua cadeia de valor. As categorias de Atacado e Varejo, antes agrupadas, agora passam a ser avaliadas separadamente, permitindo uma análise mais segmentada da relação de cada setor com a imprensa. Como parte desse processo de revisão, Entidades de Classe e Pecuária foram retiradas da estrutura setorial da pesquisa, considerando ajustes de escopo e critérios de representatividade no cenário da comunicação corporativa.
Essas atualizações buscam garantir que a pesquisa continue sendo um retrato atual e fidedigno das práticas de relacionamento com jornalistas no Brasil.
Nova ordem das categorias:
1) Agricultura; 2) Agronegócio; 3) Alimentos e Bebidas; 4) Atacado; 5) Base Florestal; 6) Bens de Capital; 7) Biocombustível e Energias Alternativas; 8) Construção Civil; 9) Cooperativas; 10) Cosméticos; 11) Educação; 12) Eletroeletrônico; 13) Energia Elétrica; 14) Farmacêutico; 15) Financeiro; 16) Higiene e Limpeza; 17) Logística e Transporte; 18) Mineração; 19) Mobilidade; 20) Moda; 21) Petróleo e Gás; 22) Química e Petroquímica; 23) Saneamento; 24) Saúde; 25) Seguros; 26) Siderurgia e Metalurgia; 27) Tecnologia da Informação; 28) Telecomunicações; 29) Turismo e Hotelaria; 30) Varejo
Entraram:
Agronegócio
Atacado foi separado de Varejo e cada uma terá sua categoria
Saíram:
Entidades de Classe
Pecuária