De olho nas mudanças que ocorrem no panorama dos negócios e da comunicação, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e as Plataformas Negócios Comunicação Melhor RH lançam o 2º Fórum Melhor RH ESG e Comunicação, sob o mote “Consciência para direcionar”. Renomados líderes de RH, profissionais da comunicação e especialistas debatem o futuro do trabalho sob a perspectiva do ESG, abordando temas como busca por eficiência, resiliência, retenção de talentos, autorresponsabilidade para equipes, demandas da justiça climática, exercício da inclusão social e desafios de liderar equipes com mais consciência.
O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, de forma totalmente online e gratuita, transmitido pelos canais do YouTube das duas plataformas. As inscrições para o Fórum Melhor RH ESG e Comunicação já estão abertas e podem ser feitas através da página do evento. Essa é uma oportunidade única para ampliar conhecimentos e expandir a rede de contatos no cenário do RH e Comunicação.
ESG, destaque no mundo dos negócios
O termo ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) tem ganhado destaque no mundo dos negócios e da comunicação. Trata-se de um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
A importância do ESG está diretamente ligada à necessidade de promover a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa nas organizações. Ao considerar esses critérios, as empresas são incentivadas a adotar práticas que minimizem seu impacto negativo no meio ambiente, promovam a igualdade e a inclusão social, e garantam uma gestão transparente e ética dos negócios.
De acordo com um relatório do Banco Santander publicado em 2021, o impacto do ESG no Brasil está crescendo significativamente. O relatório mostra que as empresas brasileiras têm se tornado mais atentas aos fatores ESG, tanto por pressão de investidores internacionais como pelo aumento da demanda por sustentabilidade por parte dos consumidores brasileiros.
Empresas que adotam práticas sustentáveis têm apresentado melhores desempenhos financeiros e são mais resilientes a crises econômicas, segundo o relatório. Além disso, essas empresas estão ganhando vantagem competitiva no mercado internacional, visto que muitos investidores estrangeiros têm como critério de seleção o compromisso das empresas com as questões ESG.
No setor financeiro, a adoção de critérios ESG também é uma tendência. Grandes bancos brasileiros estão criando fundos de investimentos e programas de financiamento que incentivam práticas sustentáveis, como projetos de energia renovável e desenvolvimento social. Além disso, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) lançou um índice de sustentabilidade, que inclui as empresas com melhores práticas ESG.
Reveja aqui o primeiro dia do último Fórum ESG e Comunicação
Oferecimento: