Com o objetivo de discutir estratégias para elaborar ações ESG nas empresas e comunicá-las de maneira assertiva, para os públicos interno e externo, as Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação lançam o Fórum Melhor RH ESG e Comunicação, totalmente on-line e gratuito, marcado para os dias 8 e 9 de agosto. As inscrições podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/FMRHESG.
Hoje pauta de todos os setores estratégicos das companhias, como as áreas de Relações com Investidores, RH e Comunicação, as ações ESG – do inglês environmental (meio ambiente), social (social) e governance (governança) – têm ganhado relevância. Antes desenvolvidas pontualmente e comunicadas de modo difuso, elas agora fazem parte de um planejamento global da organização, levando em conta todos os seus stakeholders e desenvolvimento de serviços e produtos, como preconiza o Pacto Global, iniciativa do setor privado vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
“Discutir abordagem ESG nas companhias, sob o viés da gestão de pessoas e da comunicação é, hoje, indispensável”, acredita Márcio Cardial, publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da comunicação. “É preciso atrair e reter talentos que estejam em linha com as políticas ESG das companhias. Também é preciso comunicar as ações de maneira que elas estejam vinculadas à atuação da empresa como um todo. Tudo isso reforça a cultura organizacional focada em sustentabilidade, transparência e responsabilidade social, e se reflete no posicionamento da empresa no mercado.”
O assunto ESG tem sido tema de paneis nos fóruns Felicidade Corporativa e Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. Devido ao grande interesse, transformou-se agora num evento específico, com dois dias de debates, cases e insights. Entre os temas que serão abordados, destacam-se a parceria fundamenta da comunicação interna na adesão às metas; o impacto direto na reputação das empresas; e necessidade da especialização dos profissionais; como as empresas podem atuar de forma inovadora no terceiro setor e no combate à desigualdade social; entre outras discussões relevantes.
Segundo a pesquisa da Percepta Marketing e Comportamento sobre ‘Desafios do ESG para a reputação das empresas, a pauta ganha investimento e atenção nas organizações. O estudo, que aborda aspectos relacionado à prática ESG e como elas contribuem para a reputação de marcas, apontou que 79% das empresas aumentaram recursos no exercício de 2021.
Outra pesquisa, “ESG e sua Comunicação nas Organizações do Brasil” conduzido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), apontaou que 95% das companhias brasileiras têm o tema ESG como prioridade em suas agendas corporativas. A necessidade de as empresas integrarem cada vez mais iniciativas ESG aos seus objetivos de negócio é urgente e um caminho sem volta.
O termo ESG passou por recente popularização a partir da obra Mindset, a nova psicologia do sucesso, escrito pela professora de Psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Carol S. Dweck.
Para saber mais sobre a programação do evento, atenção às redes sociais de ambas as plataformas e aos portais Melhor RH e Portal da Comunicação.
(Texto e reportagem: Jussara Goyano/ Fonte: Portal Melhor RH)