Gestores comemoram a 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Relacionamento com a mídia continua sendo um fator de diferencial competitivo, segundo executivos da Nivea, Stefanini, Boehringer Ingelheim, Volkswagem, Cogna, Yara, Atvos, Cargill, Transpetro, CNH, Suzano, Vale e Unilever

A 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas trouxe para o Teatro do CIEE, em São Paulo, os nomes mais consolidados na comunicação corporativa, os quais foram premiados pelo excelente trabalho de relacionamento com a mídia. Simultaneamente, aconteceu também o 11º Prêmio Especialistas, com a presença dos jornalistas mais relevantes e prestigiados do País. Confira os 13 primeiros depoimentos feitos durante o evento – Nivea, Stefanini, Boehringer Ingelheim, Volkswagem, Cogna, Yara, Atvos, Casgil, Transpetro, CNH, Suzano, Vale e Unilever (publicaremos mais entrevistas na próxima matéria):

Andre Luiz Charroni, CHO e HR Manager da Beiersdorf Nivea

“O relacionamento com jornalistas é questão de integridade, e principalmente de transparência e confiança. Para nós, é muito relevante essa relação de parceria, pois faz com que a conectividade entre nosso cliente, nosso público-alvo, tenha relevância e faz com que a reputação da marca também seja propositiva e gratificante. Com isso, os bons resultados são visíveis, devido a essa relação duradoura. A questão da confiança, da credibilidade e principalmente da integridade são valores da companhia, e isso se reflete no dia a dia com a continuidade de até um sentimento genuíno e emocional. Não tem quem não lembre da latinha da Nívea e tenha uma relação familiar com ela, e isso faz uma grande diferença para nós”.

Bibiana Lopes, Brand strategy, marketing, communication and Innovation do Grupo Stefanini

“Sem dúvida, a tendência que não sai de moda é a transparência e a autenticidade. Na Stefanini, a gente preza por contar nossas histórias de sucesso, mas também os nossos aprendizados e os nossos desafios. E também as narrativas colaborativas. Construímos um discurso e as histórias em colaboração com os jornalistas para sempre termos histórias que engajem mais, que deixem nossos assuntos cada vez mais humanos e que, de alguma forma, engajem e informem. A Stefanini tem uma grande parceria com sua assessoria de imprensa para entendermos qual a melhor forma de contarmos as histórias de forma a engajar, a criar conversas e, de alguma forma, contribuir tanto para o mercado tech quanto para toda a sociedade. Para que a sociedade consiga entender de forma mais educativa nossas iniciativas no mundo da tecnologia”.

Cintia Rizzo, gerente de Comunicação na Boehringer Ingelheim

“Acredito que a empresa garanta a credibilidade por três caminhos: a gente sempre vai garantir porta-vozes preparados, são especialistas, sabem do que estão falando; depois, garantir que tenhamos fontes confiáveis, porque somos do setor da saúde e é ainda mais importante provermos isso, porque prestamos um serviço para a sociedade; e, finalmente, geramos conteúdo, com pesquisas, informações, para que também exista ineditismo dentro do jornalismo. Tudo isso é estratégico para promover um diálogo com a imprensa, porque eu realmente acredito na relação ganha-ganha. Quando fornecemos informação relevante e garantimos que são informações de fonte confiáveis e de interesse da população, a gente garante essa credibilidade e nos aproximamos mais do jornalismo. E, com isso, conseguimos aumentar nossa reputação enquanto empresa.”

Cláudio Raqwick, diretor executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagem do Brasil

“A Comunicação se torna cada vez mais uma área da organização extremamente importante, não só na construção da comunicação, que é um dos fatores fundamentais na área de Relações Públicas, e não só na elevação da imagem da marca, mas de estarmos dentro do negócio. É muito importante que a Comunicação ajude nos negócios da empresa e especialmente na venda de carros e nos resultados financeiros. Assim, os pilares da Comunicação se elevam, a Comunicação ganha importância estratégica, e a Volkswagem constrói, por meio de sua área de Comunicação, uma participação mais ampla no negócio da empresa. Nos eventos e em ocasiões que exigem, temos um time capacitado de porta-vozes para representar a marca. Nosso CEO, Ciro Possobom, é um dos profissionais mais influentes do LinkedIn. Por exemplo, ele está muito ativo nas redes sociais e muito próximo da imprensa. Nada melhor do que proporcionar um conteúdo importante para a imprensa para que ela conte boas histórias”.

Deborah Rodrigues, diretora de Comunicação da Cogna Educação

“A tendência mais forte no setor é a de marketing de conteúdo, em que as empresas precisam entregar valor para a sociedade enquanto empresa cidadã, conectando isso com a imprensa, com jornalistas, levando pautas que acrescentem valor para o mercado e para a sociedade como um todo, e mostrando as bandeiras que as empresas estão levantando, sejam relacionadas ao ESG e ao negócio. A Comunicação hoje passa por um lugar que tem que ser reinventada, o que chamamos de Comunicação 2.0 até 4.0, e, além da tradicional imprensa, olhar para outras plataformas, para influenciadores, para canais proprietários. Ou seja, olhar para um canal mais 360º.”

Deise Dallanora, diretora de Assuntos Corporativo e Sustentabilidade da Yara

“A Yara sempre teve a área de Comunicação como um de seus pilares extremamente relevante. Nos últimos tempos, com as mudanças, principalmente na forma como os consumidores obtêm a informação, fez com que a gente promovesse algumas adaptações, como, por exemplo, os múltiplos canais, para poder atender nosso público de todas as formas, tanto no físico quanto no digital. E também é necessário ressaltar a importância dos jornalistas para nos ajudar a levar para o nosso público as informações sobre nossas estratégias e nossa operação. A forma como nos relacionamos é trazer toda a transparência possível, principalmente trazer informação de qualidade. A informação de qualidade robusta faz com que essa parceria fique cada vez mais estreita. É o que queremos, nós, empresas e jornalistas, para comunicar com informação de qualidade.”

Fábio Rímoli, head de Comunicação Corporativa e ESG na Atvos

“A credibilidade se constrói no dia a dia. A Atvos, como tem um impacto em 23 municípios e tem uma responsabilidade socioambiental muito grande, temos rigorosos processos de conformidade e governança, para que os dados que a gente passa para os jornalistas ou coloca nos veículos de comunicação, reflitam a realidade da companhia e possam mostrar para a sociedade o real impacto positivo de uma empresa de bioenergia como a nossa. Sabemos do valor que a imprensa tem para a sociedade e ela é um canal importante para nós do setor privado para nos comunicarmos com a sociedade. Passar dados críveis, sólidos, que tenham um embasamento, que reflitam a realidade da companhia e ainda apoiar os jornalistas para mostrar a realidade. A imprensa ainda tem um papel importantíssimo de divulgar a transição energética, que é um dos principais pontos que a Atvos atua, trabalhando e produzindo biocombustível para transformar o amanhã das pessoas.”

Felipe Fonseca, gerente de Comunicação Corporativa da Cargill

A Cargill é uma organização importante para nossa indústria nacional, envolvida em várias etapas do processo produtivo, desde o campo até o produto chegar à mesa do consumidor. Essa transparência que a gente tem, o contato, o relacionamento com os jornalistas está sendo reconhecido nessa 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Por isso é muito gratificante estar mais uma vez nesta lista, entre tantas outras empresas importantes para a nossa indústria nacional. Esse relacionamento, essa transparência é, desde as coisas pequenas, como na conversa, responder um e-mail, enviar uma pauta, até grandes momentos em que reunimos a imprensa para falar de nossos resultados, dos nossos lançamentos, das novidades de como a empresa encara o futuro, e esses jornalistas com quem a gente fala, eles também estão muito interessados no processo produtivo. Então tem uma transparência, um interesse dos dois lados. Para a gente, isso é muito gratificante, é uma construção do dia a dia de todo o time de Comunicação e da liderança da Cargill.”

Fernanda Melo, gerente de Relacionamento com a Imprensa da Transpetro

“A reputação é um valor intangível para as empresas. Um diferencial que não se compra; precisa se diferenciar, construir. Essa construção precisa de transparência, diálogo, congruência entre o que você faz e o que você pratica. E, quando você tem tudo isso, consegue construir realmente relacionamentos de confiança com seus públicos. E isso precisa ser consistente. Não tem um fim, é necessário estar o tempo inteiro correndo atrás. E, para nós, da Transpetro, é muito gratificante estar aqui, neste evento, porque demonstra que essa construção de reputação está indo no caminho certo. Estamos conseguindo atingir nosso objetivo, porque nossa empresa é a maior em logística multimodal na América Latina e no mundo, e estamos conseguindo mostrar isso para o público. O jornalista é o nosso maior parceiro na construção da reputação. Ele que faz a ponte com a opinião pública, com a sociedade, e por isso precisamos contar com eles para construir essa história que queremos contar, e eles traduzirem essa história de uma empresa muito técnica, que precisa ter esse relacionamento com a imprensa para chegarmos até a opinião pública. Estamos intensificando isso ao longo dos anos, tendo ações de relacionamento com a imprensa, transformando-os em grandes parceiros nossos na contação dessa história que a Transpetro quer levar. A expansão dos nossos negócios, mostrando que atuamos com segurança, que estamos em todo o país e temos muita importância social.”

Gabriela Lobo, head of Corporate Communications da CNH Industrial

“A imprensa é um parceiro essencial e, com ela, temos a possibilidade de termos uma narrativa muito mais coerente e consistente. A imprensa dá voz de uma maneira muito imparcial. E é muito importante uma empresa, no nosso caso, não falar apenas de máquinas e produtos, mas qual é a nossa relação com o mercado, com a sociedade e o nosso impacto. E a imprensa, de uma forma muito imparcial, com credibilidade, que é nossa parceira, ela nos ajuda a trazer isso de uma forma muito verdadeira. Quando falamos do impacto de uma empresa para a sociedade, e tem um olhar imparcial como o da imprensa, a gente tem algo muito mais valoroso. A narrativa é consistente na medida em que praticamos de fato o que você faz. Você até pode criar a narrativa o mais bem estruturada possível, mas, se na prática você não tem consistência no que faz, isso é algo que fica muito visível. Vejo o papel da imprensa muito essencial nesse sentido. Por meio de fatos fornecidos, ter comprovação de como as empresas têm se comportado no dia a dia na realidade. O desafio de ter a consistência é praticar o que você coloca como narrativa. A realidade vem primeiro, e não a narrativa.”

Glaucia Dias, executiva de Comunicação e Marca Comunicação Corporativa da Suzano

“É muito importante a parceria com todos os jornalistas, porque são veículos de muita credibilidade, que passam as nossas mensagens para o público. Ter esses jornalistas e veículos conosco é muito importante para que a gente possa encaminhar nossas mensagens de sustentabilidade, de inovação, e tornar público não só o que a empresa está fazendo, mas como a gente pode, de alguma forma, colaborar com a sociedade e a comunidade. Transparência é o número 1, além do respeito, e, mais do que isso, a gente gera muita informação e estamos sempre em parceria com os veículos para nos ajudar nessas divulgações. E, por meio também de relatórios de nossos sites. Temos vários canais e veículos para que a gente possa dar acesso a essas informações.”

Guilherme Scarance, Head de Comunicação Externa da Vale

“A mensagem que quero deixar é a de transparência. As empresas devem ser transparentes com a sociedade, e isso reflete também na relação com a imprensa, que transmite mensagens para toda a comunidade. Acreditamos profundamente na importância da imprensa para a sociedade democrática, e é por isso que estamos hoje aqui celebrando esta data. A Vale não apenas recebe e atende aos pedidos de todos os jornalistas, não só regionais, mas também nacionais, internacionais, sempre com a mesma dedicação como a gente procura abrir as portas da companhia para a imprensa. Este ano, por exemplo, realizamos diversos encontros com a imprensa, nos quais os jornalistas puderam não apenas conhecer a operação da companhia, mas o entorno da companhia. Puderam conhecer uma área preservada pela Vale na região de Mosaico, no Carajás, que representa mais ou menos 800 mil hectares, uma área equivalente a cinco vezes a cidade de São Paulo. Levar o jornalista para conhecer, e não apenas enviar press-releases, estar próximo, prestar informações.”

Juliana Marra, diretora de Comunicação, Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever

“Para a Unilever, é um grande prazer estar aqui representando, participando e ganhando este prêmio. Para nós, é uma honra conseguir transmitir o quanto para nós é importante a ética, a transparência, e estar aqui presente comprova isso. A comunicação com os jornalistas fortalece muito a boa reputação de marca, pela parceria e, por meio do jornalista, que a gente consegue passar a nossa mensagem, com clareza, com transparência. E que a gente consegue valorizar o que somos. Ter essa parceria com jornalistas, para nós, é superimportante, justamente para conseguir transmitir o que queremos sobre a nossa marca.”

 


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