Empresas investem no relacionamento com jornalistas

Marcas e executivos que foram destaques na 14ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Em 2024 mais de 90 empresas foram reconhecidas por se comunicarem efetivamente com jornalistas, destacando-se entre as melhores em seus respectivos setores. A 14ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas foi uma realização da Plataforma Negócios da Comunicação em conjunto com o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação. A primeira fase premiou três empresas entre as mais votadas pelos próprios jornalistas em 30 setores econômicos. Entre estas, foram escolhidos, também pelas redações, em outra etapa, os 10 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa.

Para relembrarmos, publicamos aqui esses dois rankins. Mais abaixo temos o depoimento de alguns profissionais das empresas premiadas.

Empresas vencedoras da 14ª edição da PEMCJ:

AGRICULTURA 

Bayer

Bunge

Syngenta

 

ALIMENTOS E BEBIDAS

Cargill

Coca-Cola

Heineken

 

BASE FLORESTAL

Eucatex

Klabin

Suzano

 

BENS DE CAPITAL e INFRAESTRUTURA

Atlas Schindler

OTIS

Siemens

 

BIOCOMBUSTÍVEL E ENERGIAS ALTERNATIVAS

Atvos

Raízen

Tereos

 

CONSTRUÇÃO CIVIL

MRV Engenharia

Tecnisa

Votorantim Cimentos

 

COOPERATIVAS

Coamo

Sicoob

Unimed do Brasil

 

COSMÉTICOS

L´Oréal

Natura & CO

Nivea

 

EDUCAÇÃO

Cogna

Cruzeiro do Sul Educacional

FGV

 

ELETROELETRÔNICO

Electrolux

Elsys

Motorola

 

ENERGIA ELÉTRICA

AES Brasil

Auren

Eletrobras

 

ENTIDADES DE CLASSE

ABIQUIM

APAS

CCEE

 

FARMACÊUTICO

AstraZeneca

Johnson & Johnson Innovative Medicine

Pfizer

 

FINANCEIRO

Banco do Brasil

Caixa

Itaú

 

HIGIENE / LIMPEZA

Kenvue

Kimberly – Clark

Reckitt

 

LOGÍSTICA E TRANSPORTE

Arteris

EcoRodovias

Grupo CCR

 

MINERAÇÃO

Anglo American

NEXA

Vale

 

MOBILIDADE

Nissan

Stellantis

Toyota

Volkswagen

 

MODA

C&A

Lojas Renner

Riachuelo

 

PECUÁRIA

Alltech

JBS

Minerva Foods

 

PETRÓLEO E GÁS

Petrobras

Shell

Ultragaz

 

QUÍMICA E PETROQUÍMICA

Air Liquide

Braskem

Yara

 

SANEAMENTO

BRK Ambiental

Grupo Águas do Brasil

Iguá

Sabesp

 

SAÚDE

Amil

Boehringer Ingelheim

Roche

 

SEGUROS

Bradesco Seguros

Tokio Marine Seguradora

Zurich

 

SIDERURGIA E METALURGIA

ArcelorMittal

CSN

Gerdau

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Intel

Stefanini

Totvs

 

TELECOMUNICAÇÕES

Algar Telecom

TIM

Vivo

 

TURISMO E HOTELARIA

Accor

Latam

Localiza

 

VAREJO E ATACADO

Americanas

Arcos Dorados

Assaí Atacadista

CEOs que Melhor se Relacionam com os Jornalistas:

EMPRESA EXECUTIVO CARGO
Alltech Mark Lyons CEO
Cogna Educação Roberto Valério CEO
Cruzeiro do Sul Educacional Fabio Fossen Diretor-Presidente
Eucatex Flavio Maluf Presidente
Gerdau Gustavo Werneck CEO
Heineken Maurício Giamellaro CEO
Klabin Cristiano Teixeira Diretor-Geral
MRV &CO Rafael Menin e Eduardo Fischer  CEOs
Raízen Ricardo Mussa CEO
Roche Farma Brasil Lorice Scalise Presidente
Siemens Brasil Pablo Roberto Fava Presidente
Zurich Seguros Edson Franco CEO

Depoimentos

Antonietta Varlese, SVP de Comunicação e Sustentabilidade para Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy

“Nos sentimos muito honrados com este reconhecimento, que valoriza a comunicação corporativa e os profissionais da imprensa. Em meio a tantos desafios e mudanças que enfrentamos dia após dia na sociedade, que impactam diretamente o jornalismo, este troféu nos dá credibilidade e reafirma o nosso papel e relevância dentro do turismo e hotelaria”.

Clodys Menacho, diretor comercial da Alltech Brasil

“No atual cenário global, é vital a colaboração entre indústrias e regiões para fornecer nutrição para todos, revitalizar as comunidades rurais e proteger os recursos naturais do planeta. A Alltech está comprometida em fornecer soluções nutricionais inteligentes para os desafios de sustentabilidade e produtividade do setor agroalimentar. Compartilhar a ciência e as histórias de sucesso é essencial para avançarmos nessa direção. Assim, a premiação recebida confirmou que o trabalho que realizamos é sólido e mais necessário do que nunca”.

Renato Manso, Diretor Executivo Amil

“Comunicação, para as empresas que a abraçam seriamente, é um compromisso com a evolução. Para fazer gestão é importante que a comunicação seja intencional e ativa, criando ocasiões para uma interação de alto nível em escuta e em informação. Iniciativas como a premiação Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas reconhece quem se dedica, de fato, a essa interação, incentivando o diálogo entre Empresas e Imprensa, em benefício de toda sociedade”.

 

Fábio Nacarato, gerente de Comunicação Externa do Assaí
“A valorização da imprensa profissional é um dos pilares do nosso trabalho. Por isso, é motivo de muito orgulho este reconhecimento pelo 2º ano consecutivo feito pelos próprios jornalistas. Além dos desafios em se comunicar com a imprensa estando em um setor tão dinâmico quanto o varejo, temos uma agenda ativa de temas e responsabilidades inerentes a uma Corporation. Contar com o apoio da imprensa é primordial para cultivar a transparência e o comportamento ético como parte de uma governança sólida e referência no setor”.

Fabrício Costa, gerente sênior de Comunicação e Responsabilidade social da AstraZeneca Brasil

“Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a conquista do prêmio de “Melhor Empresa que se Comunica com os Jornalistas”, na categoria Indústria Farmacêutica, destaca-se como um testemunho do compromisso contínuo em estabelecer um diálogo aberto e transparente com a mídia. Este reconhecimento não apenas reflete o sucesso de uma estratégia de comunicação bem-sucedida, mas também sublinha a importância vital do relacionamento com a imprensa na disseminação de informações confiáveis e relevantes”.
Fábio Rímoli, gerente-executivo de Comunicação Corporativa, Marketing e ESG da Atvos
“Estou honrado em receber este reconhecimento por nossa excelência na comunicação com jornalistas. Este prêmio reflete nosso compromisso em manter um relacionamento transparente e colaborativo com a imprensa, destacando junto às nossas ações o potencial que o setor sucroenergético brasileiro tem de liderar a transição energética e promover um mundo mais sustentável para todos. Agradecemos a todos os jornalistas por seu apoio contínuo e por ajudarem a amplificar nossa mensagem de inovação e sustentabilidade”.
Laila Goulart, gerente de soluções de imprensa em exercício, do Banco do Brasil
“Ser premiada em todas as 14 edições da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, com destaque no setor financeiro, é um grande orgulho para o Banco do Brasil. A atuação ética do BB, com base no respeito, transparência, e pautada pelo atendimento às necessidades e aos interesses de seus clientes e da população brasileira, reflete-se também no relacionamento com os porta-vozes e jornalistas. É uma alegria comprovar que o trabalho da assessoria de imprensa do BB é uma ferramenta de fortalecimento da marca, que já é uma das 500 marcas mais valiosas do mundo”.

Daniela Barros, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil

“É uma honra recebermos o reconhecimento na categoria Agricultura da pesquisa ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’. Este prêmio reforça nosso compromisso com uma comunicação transparente, que é essencial para fortalecer a compreensão pública sobre os desafios e inovações do agronegócio. Agradecemos o prêmio e continuaremos a cultivar uma relação sólida com a mídia” .

 

Paola Side, gerente de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros

“A imprensa não apenas informa, mas contextualiza e humaniza temas que, de outra forma, poderiam parecer abstratos, além de chancelar de forma totalmente neutra os assuntos ali apresentados. A atuação conjunta com os jornalistas ajuda a informar e educar, desmistificar conceitos e aproximar as soluções do dia a dia das pessoas, tornando-os mais compreensíveis e acessíveis. Diante de tudo isso, o papel do jornalista não é importante apenas para a sociedade, mas fundamental também para as marcas, construindo pontes entre os especialistas do setor e a sociedade, contribuindo para a reputação da Companhia, já que sua credibilidade se reflete na informação que transmite”.

Bruno Zani, gerente de Comunicação Corporativa da Boehringer Ingelheim

“Ser reconhecido na 14ª pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é uma grande honra e reflete nosso compromisso contínuo com uma comunicação transparente, ética e de confiança. Na Boehringer Ingelheim, acreditamos que o diálogo aberto e construtivo com a imprensa é fundamental para fortalecer nossa missão de conectar propósito e inovação. Esse prêmio simboliza nosso esforço em fornecer informações de qualidade, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para um impacto transformador na sociedade”.

Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE

“Em nome da CCEE, reforço nossa sincera gratidão pelo prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’. Esse reconhecimento reflete o trabalho contínuo e a transparência que buscamos em nosso relacionamento com a imprensa. A relação de confiança com jornalistas é essencial para nosso compromisso com a clareza e a informação de qualidade sobre o setor elétrico brasileiro. Agradecemos a todos que votaram na Câmara e aos profissionais de mídia, por sempre nos conectarem com a sociedade. Continuaremos empenhados em fortalecer essa parceria”, celebra Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE”.
Flavia Favaro, diretora de Comunicação & Public Affairs da Johnson & Johnson Innovative Medicine no Brasil
“Este é o quarto ano seguido em que somos reconhecidos na premiação, agora como Johnson & Johnson Innovative Medicine, o que reflete nossa dedicação ao fortalecimento da comunicação corporativa no setor. Seguimos comprometidos em ampliar o diálogo sobre ciência e saúde no Brasil, temas que se mostram cada vez mais essenciais.  Acreditamos que a inovação, aliada ao conhecimento, tem o poder de transformar e salvar vidas. Sabemos que nosso papel é ajudar a construir um cenário em que esses temas ganhem cada vez mais espaço, dando voz às necessidades da sociedade. E agradecemos os profissionais do jornalismo, que têm desempenhado um papel fundamental no combate à desinformação e no empoderamento dos pacientes. A dedicação em buscar fontes de informações confiáveis, ouvir especialistas e contar histórias reais tem feito a diferença na vida de muitos leitores”.
Priscilla Barone, diretora de Corporate Affairs Brasil da Kenvue
“É com grande satisfação que a Kenvue recebe este reconhecimento, que destaca a importância da transparência, da ética e da construção de um diálogo aberto e construtivo entre empresas e jornalistas. A conquista ressoa com a nossa essência: transformar conexões por meio da ciência, transparência e do diálogo aberto para propagar o poder extraordinário do cuidado diário. Agradeço aos nossos times, que se dedicam diariamente a cultivar relacionamentos transparentes com a mídia, e aos jornalistas, pela confiança e pelo reconhecimento do nosso trabalho”.
Isabel Masagão, gerente de Comunicação e Marca da Suzano
“Na Suzano, o relacionamento com a Imprensa é um compromisso de longo prazo. Atuamos em diferentes frentes, dialogando com a mídia regional, nacional e internacional com respeito, proximidade e valorização do jornalismo. Mais do que compartilhar informações, buscamos compreender as agendas e os interesses de cada veículo, trazendo pautas que gerem impacto e ressoem com seus respectivos públicos. Essa construção cuidadosa fortalece a credibilidade, amplia a relevância das mensagens e contribui para narrativas que inspiram transformações positivas”.
Luciana Oliveira, gerente-executiva de comunicação da Tereos

“É uma honra e motivo de orgulho sermos, por mais um ano, reconhecidos entre as empresas de biocombustível e energias alternativas que melhor se comunicam com os jornalistas. Valorizamos muito a proximidade e o diálogo transparente com a imprensa, que colabora conosco na disseminação das soluções, especialmente em inovação e sustentabilidade, que o setor sucroenergético apresenta. Parabenizamos toda a equipe envolvida na pesquisa e agradecemos a imprensa brasileira, nossa parceira em todos os momentos”.

Flávio Otsuka, diretor de Estratégia de Crescimento da Tokio Marine Seguradora

“O bom relacionamento com a imprensa é fundamental para o processo de fortalecimento da imagem e da reputação das empresas. É através do trabalho desses profissionais – o de levar a informação de maneira idônea para a sociedade – que as Companhias conseguem, muitas vezes, conectar o seu negócio com o público. No caso do mercado de seguros especificamente, essa função é ainda mais necessária, pois atuamos em um segmento que ainda precisa ser amplamente difundido no País e os jornalistas são essenciais para ajudar o setor a tornar esse tema mais acessível para a sociedade brasileira.”

Diana Rodrigues, diretora de Marketing e Comunicação da TOTVS

“Na TOTVS, valorizamos o papel essencial da imprensa na disseminação de informações e no desenvolvimento do setor de tecnologia brasileiro. Receber este reconhecimento mais uma vez é uma honra para nós, e reforça nosso compromisso com uma comunicação transparente e de qualidade. Acreditamos no diálogo e na construção de relações sólidas com os jornalistas, e seguimos empenhados em fortalecer essa parceria tão importante”.

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