Em 2024 mais de 90 empresas foram reconhecidas por se comunicarem efetivamente com jornalistas, destacando-se entre as melhores em seus respectivos setores. A 14ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas foi uma realização da Plataforma Negócios da Comunicação em conjunto com o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação. A primeira fase premiou três empresas entre as mais votadas pelos próprios jornalistas em 30 setores econômicos. Entre estas, foram escolhidos, também pelas redações, em outra etapa, os 10 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa.
Para relembrarmos, publicamos aqui esses dois rankins. Mais abaixo temos o depoimento de alguns profissionais das empresas premiadas.
Empresas vencedoras da 14ª edição da PEMCJ:
AGRICULTURA
Bayer
Bunge
Syngenta
ALIMENTOS E BEBIDAS
Cargill
Coca-Cola
Heineken
BASE FLORESTAL
Eucatex
Klabin
Suzano
BENS DE CAPITAL e INFRAESTRUTURA
Atlas Schindler
OTIS
Siemens
BIOCOMBUSTÍVEL E ENERGIAS ALTERNATIVAS
Atvos
Raízen
Tereos
CONSTRUÇÃO CIVIL
MRV Engenharia
Tecnisa
Votorantim Cimentos
COOPERATIVAS
Coamo
Sicoob
Unimed do Brasil
COSMÉTICOS
L´Oréal
Natura & CO
Nivea
EDUCAÇÃO
Cogna
Cruzeiro do Sul Educacional
FGV
ELETROELETRÔNICO
Electrolux
Elsys
Motorola
ENERGIA ELÉTRICA
AES Brasil
Auren
Eletrobras
ENTIDADES DE CLASSE
ABIQUIM
APAS
CCEE
FARMACÊUTICO
AstraZeneca
Johnson & Johnson Innovative Medicine
Pfizer
FINANCEIRO
Banco do Brasil
Caixa
Itaú
HIGIENE / LIMPEZA
Kenvue
Kimberly – Clark
Reckitt
LOGÍSTICA E TRANSPORTE
Arteris
EcoRodovias
Grupo CCR
MINERAÇÃO
Anglo American
NEXA
Vale
MOBILIDADE
Nissan
Stellantis
Toyota
Volkswagen
MODA
C&A
Lojas Renner
Riachuelo
PECUÁRIA
Alltech
JBS
Minerva Foods
PETRÓLEO E GÁS
Petrobras
Shell
Ultragaz
QUÍMICA E PETROQUÍMICA
Air Liquide
Braskem
Yara
SANEAMENTO
BRK Ambiental
Grupo Águas do Brasil
Iguá
Sabesp
SAÚDE
Amil
Boehringer Ingelheim
Roche
SEGUROS
Bradesco Seguros
Tokio Marine Seguradora
Zurich
SIDERURGIA E METALURGIA
ArcelorMittal
CSN
Gerdau
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Intel
Stefanini
Totvs
TELECOMUNICAÇÕES
Algar Telecom
TIM
Vivo
TURISMO E HOTELARIA
Accor
Latam
Localiza
VAREJO E ATACADO
Americanas
Arcos Dorados
Assaí Atacadista
CEOs que Melhor se Relacionam com os Jornalistas:
EMPRESA | EXECUTIVO | CARGO |
Alltech | Mark Lyons | CEO |
Cogna Educação | Roberto Valério | CEO |
Cruzeiro do Sul Educacional | Fabio Fossen | Diretor-Presidente |
Eucatex | Flavio Maluf | Presidente |
Gerdau | Gustavo Werneck | CEO |
Heineken | Maurício Giamellaro | CEO |
Klabin | Cristiano Teixeira | Diretor-Geral |
MRV &CO | Rafael Menin e Eduardo Fischer | CEOs |
Raízen | Ricardo Mussa | CEO |
Roche Farma Brasil | Lorice Scalise | Presidente |
Siemens Brasil | Pablo Roberto Fava | Presidente |
Zurich Seguros | Edson Franco | CEO |
Depoimentos
Antonietta Varlese, SVP de Comunicação e Sustentabilidade para Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy
“Nos sentimos muito honrados com este reconhecimento, que valoriza a comunicação corporativa e os profissionais da imprensa. Em meio a tantos desafios e mudanças que enfrentamos dia após dia na sociedade, que impactam diretamente o jornalismo, este troféu nos dá credibilidade e reafirma o nosso papel e relevância dentro do turismo e hotelaria”.
Clodys Menacho, diretor comercial da Alltech Brasil
“No atual cenário global, é vital a colaboração entre indústrias e regiões para fornecer nutrição para todos, revitalizar as comunidades rurais e proteger os recursos naturais do planeta. A Alltech está comprometida em fornecer soluções nutricionais inteligentes para os desafios de sustentabilidade e produtividade do setor agroalimentar. Compartilhar a ciência e as histórias de sucesso é essencial para avançarmos nessa direção. Assim, a premiação recebida confirmou que o trabalho que realizamos é sólido e mais necessário do que nunca”.
Renato Manso, Diretor Executivo Amil
“Comunicação, para as empresas que a abraçam seriamente, é um compromisso com a evolução. Para fazer gestão é importante que a comunicação seja intencional e ativa, criando ocasiões para uma interação de alto nível em escuta e em informação. Iniciativas como a premiação Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas reconhece quem se dedica, de fato, a essa interação, incentivando o diálogo entre Empresas e Imprensa, em benefício de toda sociedade”.

Fabrício Costa, gerente sênior de Comunicação e Responsabilidade social da AstraZeneca Brasil
Daniela Barros, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil
“É uma honra recebermos o reconhecimento na categoria Agricultura da pesquisa ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’. Este prêmio reforça nosso compromisso com uma comunicação transparente, que é essencial para fortalecer a compreensão pública sobre os desafios e inovações do agronegócio. Agradecemos o prêmio e continuaremos a cultivar uma relação sólida com a mídia” .
Paola Side, gerente de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros
“A imprensa não apenas informa, mas contextualiza e humaniza temas que, de outra forma, poderiam parecer abstratos, além de chancelar de forma totalmente neutra os assuntos ali apresentados. A atuação conjunta com os jornalistas ajuda a informar e educar, desmistificar conceitos e aproximar as soluções do dia a dia das pessoas, tornando-os mais compreensíveis e acessíveis. Diante de tudo isso, o papel do jornalista não é importante apenas para a sociedade, mas fundamental também para as marcas, construindo pontes entre os especialistas do setor e a sociedade, contribuindo para a reputação da Companhia, já que sua credibilidade se reflete na informação que transmite”.
Bruno Zani, gerente de Comunicação Corporativa da Boehringer Ingelheim
“Ser reconhecido na 14ª pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é uma grande honra e reflete nosso compromisso contínuo com uma comunicação transparente, ética e de confiança. Na Boehringer Ingelheim, acreditamos que o diálogo aberto e construtivo com a imprensa é fundamental para fortalecer nossa missão de conectar propósito e inovação. Esse prêmio simboliza nosso esforço em fornecer informações de qualidade, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para um impacto transformador na sociedade”.
Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE




“É uma honra e motivo de orgulho sermos, por mais um ano, reconhecidos entre as empresas de biocombustível e energias alternativas que melhor se comunicam com os jornalistas. Valorizamos muito a proximidade e o diálogo transparente com a imprensa, que colabora conosco na disseminação das soluções, especialmente em inovação e sustentabilidade, que o setor sucroenergético apresenta. Parabenizamos toda a equipe envolvida na pesquisa e agradecemos a imprensa brasileira, nossa parceira em todos os momentos”.
Flávio Otsuka, diretor de Estratégia de Crescimento da Tokio Marine Seguradora
“O bom relacionamento com a imprensa é fundamental para o processo de fortalecimento da imagem e da reputação das empresas. É através do trabalho desses profissionais – o de levar a informação de maneira idônea para a sociedade – que as Companhias conseguem, muitas vezes, conectar o seu negócio com o público. No caso do mercado de seguros especificamente, essa função é ainda mais necessária, pois atuamos em um segmento que ainda precisa ser amplamente difundido no País e os jornalistas são essenciais para ajudar o setor a tornar esse tema mais acessível para a sociedade brasileira.”
Diana Rodrigues, diretora de Marketing e Comunicação da TOTVS
14ª PEMCJ – Oferecimento: