Comunicação interna na velocidade 2x: como engajar a Geração Z nesse diálogo?
Acostumada a conteúdos rápidos e dinâmicos, a Geração Z desafia as empresas a tornarem a comunicação interna mais ágil, estratégica e conectada com os novos hábitos de consumo de informação
De tempos em tempos, a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2009) vira destaque na mídia por sua postura em relação ao trabalho. “Preguiçosa ou disruptiva?”, questionou recentemente a Forbes. Mas reduzir uma geração inteira a um rótulo é ignorar sua relevância crescente no mercado – e o impacto que traz à comunicação corporativa. Acostumados à “velocidade 2x” do YouTube e ao dinamismo dos TikToks, esses jovens consomem informações com rapidez e objetividade. Isso não significa que a comunicação interna precise embarcar nas trends das redes sociais, mas dinamizar o conteúdo se tornou essencial para dialogar com a Geração Z e alinhá-la aos valores da empresa sem soar “cringe”.
Na medida certa, esse ajuste não apenas facilita a conexão intergeracional, mas também estimula uma comunicação mais inclusiva e engajadora, adaptada às necessidades de cada público. E é justamente aí que reside o desafio: encontrar o equilíbrio entre tantas peculiaridades geracionais. Por um lado, a comunicação interna precisa alcançar tanto a Geração Z quanto os demais colaboradores, sem privilegiar uma faixa etária em detrimento de outra, garantindo relevância e impacto para todos. Por outro, ignorar as tendências que os mais jovens abraçam seria perder uma oportunidade valiosa de inovação.
O ritmo acelerado da Geração Z e o impacto na comunicação interna
Seria fácil “tiktokizar” tudo, mas a resposta não está em simplificar o conteúdo ao extremo. Se existe uma solução, a melhor estratégia é garantir que a comunicação interna seja dinâmica o suficiente para capturar a atenção e profunda o bastante para conectar equipes multigeracionais. “O desafio vai além da questão geracional: precisamos garantir que as mensagens cheguem a todos os colaboradores”, afirma Isabela Ferreira, gerente de comunicação corporativa da Leroy Merlin. Essa afirmação reflete bem a complexidade que a comunicação interna enfrenta ao lidar com um público interno cada vez mais diverso, enquanto busca acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo de conteúdo.
Isabela Ferreira, da Leroy Merlin
Se olharmos além da Geração Z e incluirmos os millennials, fica ainda mais claro que o consumo de conteúdos curtos – e na velocidade 2x, muitas vezes – já é um hábito bastante comum. Com isso, a agilidade das “redes sociais” acaba se refletindo também na comunicação com colaboradores, e de forma natural. Para acompanhar esse ritmo, a Leroy Merlin aposta em ferramentas acessíveis e formatos modernos, como vídeos, podcasts internos e lives. “São iniciativas que tornam a comunicação mais inclusiva, ágil e conectada com a realidade de nossos times”, explica Isabela, destacando que conteúdos acessíveis e relevantes são capazes de conectar diferentes gerações.
Mas o dinamismo precisa vir acompanhado de autenticidade para surtir efeito. Mário Eugênio de Lima, coordenador dos cursos de Pós-Graduação nas áreas de Marketing, Gestão Estratégica de Pessoas, Inteligência Competitiva e ESG da Universidade Tiradentes (Unit), destaca que formatos interativos, como memes, enquetes e gifs, não apenas capturam a atenção do público, mas também promovem um maior engajamento – principalmente entre os mais jovens. “É essencial adotar conteúdos curtos, autênticos e objetivos, com formatos multimídia que reflitam o estilo das plataformas que eles consomem, como TikTok e Instagram”, afirma. Aqui, não se trata de transformar a comunicação interna em um feed de memes, mas vale incorporar alguns elementos de forma estratégia para engajar a Geração Z nessa conversa.
Comunicação inclusiva
Na comunicação interna, o maior desafio é construir pontes, seja dialogando com a Geração Z ou com boomers (nascidos entre 1945 e 1964). E o diálogo precisa ser significativo para todos, independentemente da faixa etária. A gerente de comunicação corporativa da Leroy Merlin, Isabela Ferreira, aponta que a inclusão começa na forma de pensar a comunicação. “O desafio é criar conteúdos que dialoguem com equipes multigeracionais, utilizando tecnologia para facilitar a conexão e a troca de informações”, complementa. Isso significa equilibrar tradição e inovação, considerando que colaboradores mais experientes também têm expectativas claras sobre como se engajar.
Mário Eugênio Lima
Quando bem trabalhada pela comunicação interna, a diversidade geracional pode se tornar uma vantagem para a organização. Segundo Mário Eugênio Lima, da Unit, boas histórias humanizam os dados e ajudam a criar uma comunicação que conecta diferentes públicos. Além disso, mentorias colaborativas e eventos online interativos também ajudam a reforçar o senso de pertencimento, promovendo um ambiente mais coeso e inclusivo.
Equilíbrio entre dinamismo e profundidade
Ser dinâmico é importante, mas como transmitir mensagens estratégicas sem sacrificar o engajamento? Um conteúdo complexo, por exemplo, não pode se tornar “direto” a ponto de diluir a mensagem, nem tão formal que perca seu impacto e deixe de capturar a atenção do público interno. O desafio é justamente esse: equilibrar dinamismo e profundidade, assim como forma e conteúdo.
Segundo Isabela Ferreira, da Leroy Merlin, o segredo consiste em adaptar o formato ao público e, também, ao conteúdo. “A chave está em combinar conteúdos sintéticos, que despertam a curiosidade, com links para materiais mais aprofundados. Assim, oferecemos clareza e contexto, sem sobrecarregar o colaborador”, explica. Além disso, uma linguagem clara, atraente e acessível também faz toda a diferença.
Formatos híbridos, tecnologia e storytelling
Imagine transformar um manual extenso em vídeos curtos, infográficos ou pequenas pílulas informativas distribuídas ao longo do tempo. A informação chega aos colaboradores de forma leve e prática, mas sem perder a profundidade necessária. É exatamente isso que o microlearning oferece. Como explica Mário Eugênio Lima, professor da Universidade Tiradentes, a técnica permite “dividir conteúdos complexos em partes menores e mais fáceis de assimilar”.
Também vale unir criatividade e clareza nas mensagens endereçadas pela comunicação interna à Geração Z. Formatos dinâmicos, como carrosséis visuais e vídeos de até 30 segundos, e um storytelling visual atrativo são capazes de simplificar temas densos e torná-los mais interessantes. Segundo ele, essa abordagem híbrida ajuda a equilibrar mensagens rápidas com informações detalhadas, criando um fluxo de comunicação acessível para todos. Mário Eugênio destaca ainda o uso de plataformas interativas e tecnologia inteligente para facilitar a entrega de informações e promover o engajamento. “É de suma importância alinhar esses conteúdos aos objetivos corporativos e promover sessões de perguntas e respostas”, acrescenta.
Foto: Reprodução/Freepik
Gerenciando o excesso de informações: foco, curadoria e equilíbrio
Equilibrar dinamismo, profundidade e frequência na comunicação interna é quase como uma música de Raul Seixas (Gita – para quem conhece). A mensagem precisa ser tudo ao mesmo tempo: rápida para capturar, profunda para conectar e na medida certa para não sobrecarregar o colaborador. Considerando que a Geração Z tem um padrão de atenção moldado por plataformas de consumo rápido, a comunicação interna precisa ir além de simplesmente transmitir toda e qualquer informação se quiser conquistar sua atenção. Afinal, se tudo é urgente, pouco realmente importa.
Para Isabela Ferreira, da Leroy Merlin, a solução está na priorização do conteúdo e governança. “Aqui, ajudamos nossas lideranças a priorizar e estruturar os pontos-chave que precisam ser comunicados. A comunicação interna atua como um parceiro estratégico, garantindo que o time tenha acesso a informações relevantes no momento certo, com profundidade para quem desejar explorar mais.” E isso, segundo ela, não só evita a infoxicação, como torna a comunicação mais direcionada e funcional.
Não à toa, uma curadoria cuidadosa se faz fundamental nessa jornada. É o que aponta o professor Mário Eugênio Lima. “Comunicações curtas e frequentes, aliadas a formatos visuais e sonoros, como vídeos e infográficos, ajudam a captar a atenção”, explica. Além disso, ele destaca a importância de personalizar as mensagens e criar momentos planejados de desconexão. “Essas práticas são essenciais para manter o foco e o equilíbrio”, complementa. No fim das contas, quando bem gerenciada, a comunicação interna vai além de informar: ela organiza, conecta e, mais importante, engaja de verdade.
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Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
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Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
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Declaração de Acessibilidade
portaldacomunicacao.com.br
15/02/2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com
deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções do teclado usados por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site.
Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site.
Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros.
Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado.
Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.
Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência com suporte em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.
Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados.
Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.
Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
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