PEMCJ reconhece 90 marcas pelo bom relacionamento com a Imprensa e abre votação para escolha dos CEOs

Em sua 14ª edição, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas avança para a fase final, com a escolha dos dez CEOs mais bem avaliados pela imprensa

Realizada anualmente desde 2011, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (PEMCJ) chega à sua 14ª edição destacando o que há de melhor na relação das marcas com a imprensa: a transparência. Neste ano, mais de 90 empresas foram reconhecidas por se comunicarem efetivamente com jornalistas, destacando-se entre as melhores em seus respectivos setores. A pesquisa é uma realização da Plataforma Negócios da Comunicação em conjunto com o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.

Dividida em duas fases, a primeira premiou as três empresas mais votadas em 30 setores, enquanto a segunda, em andamento até o dia 19 de setembro, escolherá os dez CEOs mais bem avaliados pela imprensa. Os critérios de avaliação são determinados por cada jornalista participante. Nesta edição, algumas características destacadas foram a transparência, a agilidade na resposta aos jornalistas, a qualidade das informações fornecidas e o relacionamento com a mídia. Os CEOs vencedores serão anunciados no dia 20 de setembro.

A comunicação é indispensável

Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, destaca que a PEMCJ é uma iniciativa altamente democrática. Segundo ele, além de reconhecer o papel crucial da comunicação para o sucesso de qualquer empresa, a pesquisa reforça que um bom relacionamento com jornalistas é essencial no mundo atual. “A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é o reconhecimento das marcas, pelos profissionais das redações, que valorizam o jornalismo e os jornalistas. A boa comunicação e o fornecimento das informações para que os jornalistas possam exercer o seu trabalho são ações que fortalecem a democracia e o papel dos veículos de comunicação”, pontua Márcio.

Na visão do publisher, a participação dos jornalistas na pesquisa traz uma “dimensão especial à premiação”, uma vez que são eles que lidam diariamente com os desafios e demandas setoriais e da sociedade, compreendendo melhor suas necessidades e expectativas com relação às fontes. E isso também é fundamental para as marcas, como bem explica Márcio Cardial. “Conseguir da imprensa esse reconhecimento, também valoriza o trabalho dos profissionais de comunicação das marcas e de todos os porta-vozes das empresas que juntos contribuem para que a sociedade esteja sempre bem informada, seja pela imprensa especializada, regional, comunitária ou investigativa.”

Escolha os CEOs 

 

A próxima fase da pesquisa escolherá os 10 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa, com os votos dos profissionais de redação.  Os CEOs das empresas premiadas na primeira fase são relacionados em cada uma das 30 atividades econômicas. A partir daí, nesta segunda fase, os jornalistas são convidados a identificarem os CEOs que melhor se comunicam com a imprensa.

 

 

Conheça as empresas vencedoras da 14ª edição da PEMCJ:

  1. AGRICULTURA 

Bayer

Bunge

Syngenta

  1. ALIMENTOS E BEBIDAS

Cargill

Coca-Cola

Heineken

  1. BASE FLORESTAL

Eucatex

Klabin

Suzano

  1. BENS DE CAPITAL e INFRAESTRUTURA

Atlas Schindler

OTIS

Siemens

  1. BIOCOMBUSTÍVEL E ENERGIAS ALTERNATIVAS

Atvos

Raízen

Tereos

  1. CONSTRUÇÃO CIVIL

MRV Engenharia

Tecnisa

Votorantim Cimentos

  1. COOPERATIVAS

Coamo

Sicoob

Unimed do Brasil

  1. COSMÉTICOS

L´Oréal

Natura & CO

Nivea

  1. EDUCAÇÃO

Cogna

Cruzeiro do Sul Educacional

FGV

  1. ELETROELETRÔNICO

Electrolux

Elsys

Motorola

  1. ENERGIA ELÉTRICA

AES Brasil

Auren

Eletrobras

  1. ENTIDADES DE CLASSE

ABIQUIM

APAS

CCEE

  1. FARMACÊUTICO

AstraZeneca

Johnson & Johnson Innovative Medicine

Pfizer

  1. FINANCEIRO

Banco do Brasil

Caixa

Itaú

  1. HIGIENE / LIMPEZA

Kenvue

Kimberly – Clark

Reckitt

  1. LOGÍSTICA E TRANSPORTE

Arteris

EcoRodovias

Grupo CCR

  1. MINERAÇÃO

Anglo American

NEXA

Vale

  1. MOBILIDADE

Nissan

Stellantis

Toyota

Volkswagen

  1. MODA

C&A

Lojas Renner

Riachuelo

  1. PECUÁRIA

Alltech

JBS

Minerva Foods

  1. PETRÓLEO E GÁS

Petrobras

Shell

Ultragaz

  1. QUÍMICA E PETROQUÍMICA

Air Liquide

Braskem

Yara

  1. SANEAMENTO

BRK Ambiental

Grupo Águas do Brasil

Iguá

Sabesp

  1. SAÚDE

Amil

Boehringer Ingelheim

Roche

  1. SEGUROS

Bradesco Seguros

Tokio Marine Seguradora

Zurich

  1. SIDERURGIA E METALURGIA

ArcelorMittal

CSN

Gerdau

  1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Intel

Stefanini

Totvs

  1. TELECOMUNICAÇÕES

Algar Telecom

TIM

Vivo

  1. TURISMO E HOTELARIA

Accor

Latam

Localiza

  1. VAREJO E ATACADO

Americanas

Arcos Dorados

Assaí Atacadista

 

 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email