ESG e IA não são sopas de letrinhas. Explicar é preciso

César Rua, da Vivo, reflete sobre a importância de desmistificar os conceitos de ESG e IA para promover maior entendimento e engajamento dentro das organizações

Existem duas siglas queridinhas do momento: ESG e IA. A primeira é traduzida por ações sustentáveis relacionadas ao “meio ambiente, social e governança” e a segunda por “inteligência artificial”. É fato, os veículos de comunicação sempre estão falando sobre um desses assuntos. Também estamos acompanhando o crescente número de cursos capacitando profissionais sobre estes temas dada a relevância. Os dois são importantes e estão mirando de certa forma para o futuro, mas no caso do ESG, existe um ingrediente a mais: as iniciativas realizadas pelas empresas também são avaliadas por meio de rankings que medem o compromisso das marcas com práticas sustentáveis.

ESG: o compromisso sustentável da vivo refletido em rankings globais

Este ano, a Vivo alcançou a liderança do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores brasileira e atualmente segue entre as “Top 3” da carteira, composta por 78 empresas de 36 setores. Também é a líder do setor nas Américas pelo Sustainability Yearbook 2024 da S&P, que analisou mais de 9 mil empresas, e está na lista Global 100, da Corporate Knights, instituição especializada em capitalismo consciente que elege as companhias mais sustentáveis do mundo. Mais recentemente, ganhou destaque na publicação “Melhores do ESG” da revista Exame, na categoria “Telecomunicações, Tecnologia e Mídia”.

Agora, quando trazemos estas conquistas e iniciativas da empresa para a comunicação com colaboradores, temos o desafio de deixar todos na mesma página, levando em consideração os diferentes perfis de profissionais e áreas de atuação, concretizando algo que para eles pode parecer, em um primeiro momento, abstrato.

Engajando colaboradores em práticas sustentáveis com comunicação interna

Olhando especificamente para o ESG, aqui na Vivo, para falar deste tema com o público interno, a estratégia adotada foi a de aproximar essas letras das pessoas. Iniciamos com um vídeo explicativo, com exemplos reais e práticos. Mostramos, por exemplo, que quando o colaborador vai para o trabalho de transporte coletivo ou de bicicleta, ou até mesmo quando abastece o carro com etanol, ajudamos a diminuir as emissões de CO2, e com isso todos nós praticamos o “E”. Ou quando um profissional de uma de nossas lojas incentiva um cliente a participar do programa Recicle com a Vivo, ele também está aplicando a sustentabilidade na prática. E até mesmo nas ações mais simples, como o descarte correto do lixo, optar por usar a própria garrafinha para tomar água no escritório, também está fazendo parte.

Quando o time mostra abertura para a diversidade e inclusão em seu dia a dia, também está contribuindo com o “S”.  Ao agir corretamente, de acordo com a conduta esperada pela empresa, o colaborador também está mais uma vez envolvido, desta vez com o “G”. Fazer com que todos entendam seu papel na “engrenagem” para que a Vivo permaneça nos rankings de empresas mais sustentáveis do país, foi a premissa adotada. Mudamos a forma como nos comunicamos, deixando mais simples e didático.

ESG na Vivo
ESG na Vivo

Sempre que possível, contamos com os Vivo Creators, time de 30 colaboradores voluntários, de diferentes áreas e regiões geográficas do país, que são influenciadores internos da companhia. Recebida a pauta do time de Comunicação Corporativa, os Vivo Creators têm autonomia para construir conteúdos “do seu jeito” e sem moderação, trazendo um resultado positivo por serem pessoas falando com pessoas. A participação deste time nos temas ESG da nossa rede social corporativa sempre gera um engajamento superior a 5%, que é considerado ótimo.

Agora quando é a própria comunicação que fala, por meio do perfil de comunicação institucional, é o nosso dever destacar que o assunto é ESG. Temos footers padrões de cada uma das letras, sempre com o foco em equalizar o entendimento de todos.

Este trabalho de conscientização é constante e sem data para acabar. Tudo para incentivar e impulsionar novas práticas que contribuam com o desenvolvimento sustentável da Vivo e da sociedade em geral.

Inteligência Artificial na comunicação: um novo horizonte

E a IA? Como trabalhar o tema com colaboradores? Além de capacitá-los para entender este assunto, na área de comunicação corporativa temos muito espaço para o seu uso, seja criando conteúdo ou campanhas internas ou otimizando processos com chatbots, por exemplo. Mas esse assunto rende uma outra conversa …

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