A proposta de criar uma rede de conexões genuínas e de impacto para acabar com os desertos de notícias é a proposta de valor e missão abraçada pela Alright. A Startup, criada em 2015, em Porto Alegre (RS), tem ancorado o modelo de negócio nas realidades regionais e fortalecido um ecossistema de veículos de jornalismo local e especializado por meio da expertise em tecnologia, inteligência, dados e mídia digital. Um movimento que agora se reflete na identidade visual com valores apreendidos a partir do mergulho nas culturas locais, na diversidade e pluralidade do Brasil.
O negócio vem em processo de transformação, partindo do foco nos anunciantes e agências para chegar diretamente nos veículos. Com visão de oportunidade, a Alright aprimorou seus processos e operações passando a definir como seu propósito, o impulsionamento de comunidades e a aceleração de negócios digitais locais com a finalidade de acabar com os desertos de notícias e expandir a maior rede de veículos de notícias do país.
O grande desafio é desenvolver veículos influentes em cada uma das 558 microrregiões do Brasil, com distribuição e produção de conteúdos, além de continuar como referência no segmento tech. Enquanto a concorrência apresenta serviços para os anunciantes, a Alright garante soluções para o produtor de conteúdo com uma visão própria e qualificada no tema da regionalidade.
É assim que no dia 30 de abril a Alright marca um novo capítulo em sua jornada com o lançamento da identidade visual renovada. O anúncio oficial será transmitido ao vivo, às 10h, no YouTube. Para a companhia, o momento representa não apenas uma mudança de imagem, mas uma evolução que reflete os valores essenciais: conexão, relacionamento e celebração da diversidade cultural do Brasil.
O momento ainda terá a presença dos convidados Léo Becker, renomado líder do designer brasileiro responsável pelo conceito visual da Alright, em um bate-papo com Nando Martins”.
O evento contará com a presença de Domingos Secco, fundador da Alright, Dilton Coutinho Fonseca, do Portal Acorda Cidade; e Jana Sá do Saiba Mais. Natália Pandolfo, Head Comercial na Alright, e Thaynara Santos, Líder de Retenção na Alright, também compõem o time.
Marcelo Piccoli do portal Leouve, veículo parceiro da Alright desde 2016, e Jana Sá do Saiba Mais, veículo de notícias locais de Natal que apresentará o case apoiado pelo Google para combate dos desertos de notícias no Rio Grande do Norte. Natália Pandolfo, head Comercial na Alright, e Thaynara Santos, líder de Retenção na Alright, também compõem o time.
O momento ainda terá a presença dos convidados Léo Becker, renomado líder do designer brasileiro responsável pelo conceito visual da Alright, e Carlos Mignot, sócio na Plau Design. Conexão, relacionamento e humanidade serão palavras-chave presentes na transmissão.
A equipe que trabalha no lançamento adianta que a marca anunciada vem com a força da palavra conexão e o objetivo de levar informações com a velocidade necessária, precisão da tecnologia e flexibilidade das plataformas. A abrangência do mapa do Brasil, a fluidez de formas e cores, seriedade e compromisso com a comunicação estão nesse novo projeto.
Sob o tema “Transformando veículos locais em poderosos Oásis de notícias”, a Startup visa enfrentar um desafio crucial no cenário brasileiro: os desertos de notícias. Com cerca de 26 milhões de pessoas sem acesso a notícias locais em 2.712 municípios desprovidos da presença de veículos de comunicação, de acordo com o Atlas da Notícia, a Alright incentiva o desenvolvimento econômico local, ao tempo em que promove o enfrentamento a problemáticas como a disseminação de notícias falsas.
A companhia trabalha para fomentar a maior rede de conteúdo e informações, atingindo locais que somente quem tem um profundo conhecimento do Brasil consegue alcançar. Essa capilaridade não é apenas geográfica, mas também cultural e social, penetrando em comunidades e nichos que muitas vezes são negligenciados pelo mercado.
O rebranding acontece em um momento de maior conexão emocional do negócio da Alright com os públicos e a perspectiva regional, transmitindo os valores e a identidade da marca de forma genuína e envolvente. O projeto se destaca não apenas pela qualidade, mas também pela forma como passa a ser comunicado e pela relação estabelecida com o consumidor.
Iniciativas editoriais reforçam o conceito
Tudo isso se comprova por meio das iniciativas editoriais da Startup. A principal delas é o pioneiro “Guia Alright 2024: como transformar tendências em ações”. A publicação envolveu 15 profissionais da área da comunicação que indicaram 12 pilares a serem colocados em prática em prol do futuro do jornalismo digital especializado e de conteúdo original:
1. Valorização da cultura local
2. Cooperação entre veículos e negócios de publishing
3. Como enfrentar o fim dos cookies
4. Inteligência Artificial a favor dos negócios
5. Influencers como aliados
6. Luta contra a desinformação
7. Criação de conteúdo originais e humanizados
8. Destaque para causas sociais e da agenda ESG
9. Integração de canais em plataformas omnichannel
10. Transformação vira regra
11. Como melhor se relacionar com as grandes plataformas tech
12. Como seguir navegando e informando
A Alright afirma que esse futuro é agora, com a rede de publishers em intensa transformação, inovação e crescimento. É a primeira publicação desse formato lançada no Brasil, com recomendações para empresários, empreendedores, jornalistas e demais profissionais em prol da para manutenção dos negócios locais.
Os 12 pilares do Guia são debatidos a cada mês com lives temáticas no YouTube da Alright, quando são convidados especialistas, estudiosos e comunicadores que participaram da construção da publicação. As lives mais recentes contaram com mais de mil inscrições prévias e um público que continua envolvido em uma rede de informações através de grupos e fóruns de discussão administrados pela equipe da Startup.
Com a nova identidade visual e a missão renovada de acabar com os desertos e criar os oásis de notícias, a Startup segue firme em sua jornada de transformação digital e impacto social positivo.
Serviço
Rebranding Alright
Lançamento da nova marca e proposta de valor da Alright – Oásis de Notícias
-
Live no YouTube
30 de abril, terça-feira, 10h, no YouTube da Alright