A cerimônia de premiação da 11ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, realizada pela Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, aconteceu nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro e reconheceu o trabalho das empresas e dos CEOs escolhidos por jornalistas pelo seu bom relacionamento com a imprensa.

As premiações aconteceram na mesma trilha de outros eventos que destacam a importância da imprensa e discutem o trabalho dos jornalistas, que foram o 7º Prêmio Especialistas, reconhecendo os profissionais que se destacaram na cobertura de 27 setores da economia, o 4º Fórum de Jornalismo Especializado e o 4º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, totalizando mais de 29h de conteúdo.

Em razão da pandemia os eventos foram realizados de maneira 100% online e transmitido pelo canal do Youtube da Negócios da Comunicação. Você pode acessar o conteúdo completo do 1º, 2º, 3º e 4º dia do evento.

Confira o depoimento dos vencedores:

Aurélio Ferreira, diretor de Desenvolvimento da Ultragaz
“É uma honra para a Ultragaz receber este reconhecimento. Realizamos um trabalho diário para seguir com o propósito de ser uma empresa que usa sua energia para mudar a vida das pessoas. Desenvolvemos produtos e serviços inovadores que ultrapassam o uso comum do GLP e garantem mais sustentabilidade para a sociedade. Nós criamos soluções em energia para diferentes segmentos gerando maior eficiência, produtividade e sustentabilidade para o negócio dos nossos clientes. Estamos sempre dispostos e preparados para proporcionar uma experiência completa ao consumidor e essa conquista é mais um reflexo de que estamos no caminho certo. Manter essa troca com a imprensa faz parte da nossa estratégia de comunicação e possibilita um maior desenvolvimento do setor.”

Bruno Espinoza, coordenador de Relações com a Imprensa da LATAM Brasil
“Ficamos felizes porque esse prêmio reconhece a comunicação ética e transparente da LATAM. Temos ampliado a presença de nossas mensagens, diversificado porta-vozes, alcançado mais audiência por meio da imprensa regional e das novas mídias e ainda posicionado a LATAM como protagonista de causas como o combate à pandemia. Em conjunto com uma narrativa estratégica, essas ações ajudam a LATAM a ser percebida nas reportagens como empresa que gera valor para o Brasil, influencia positivamente o setor e ressurge da maior crise mundial da aviação cada vez mais ágil, eficiente e sustentável.”

Cristiane Santos, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil
“Ficamos muito felizes com essa conquista, que significa que nossos esforços para apoiar a imprensa tem sido bem recebidos. Desde que a Covid-19 surgiu, tornou-se ainda mais evidente a importância da atuação da imprensa para salvar vidas e de companhias como a Pfizer, que buscam trazer inovações que respondam às urgentes demandas que temos na área da saúde. Reforçamos o nosso compromisso com a imprensa e com uma atuação pautada por informações com credibilidade, baseadas em dados científicos, que combatam fake news e que ajudem nossa sociedade a estar cada vez mais bem informada.”

Diana Rodrigues, diretora de marketing da TOTVS
“Temos plena consciência do importante papel da imprensa para o desenvolvimento dos negócios e da evolução do país. Por isso, para nós é uma grande honra sermos reconhecidos mais uma vez por nosso bom relacionamento com os jornalistas. A comunicação sempre será uma via de mão dupla e queremos continuar trilhando essa jornada em parceria com a imprensa.”

Felipe Fonseca, gerente de Relações com Imprensa da Cargill na América do Sul
“Para a Cargill, ser reconhecida entre as Empresas Que Melhor Se Comunicam com Jornalistas é uma honra porque o diálogo com a imprensa faz parte do nosso dia a dia. Fazer essa comunicação de forma transparente e contínua é um valor da empresa e está presente em todas as nossas atividades: o diálogo com jornalistas, formadores de opinião, clientes e fornecedores. Quando soubemos do prêmio, comemoramos em equipe porque ele aponta que estamos no caminho certo e ele veio por indicação espontânea dos próprios colegas jornalistas. O prêmio se tornou uma lista confiável de empresas que enxergam a importância da imprensa e acreditam no papel dos jornalistas.”

Filipe Xavier, diretor de Comunicação da GE para a América Latina
“É uma enorme felicidade para nós estar novamente neste seleto grupo de empresas, em um momento no qual o conteúdo e a informação se tornaram mais importantes do que nunca. Também nos alegra ver que a nossa estratégia de parceria, transparência e contato constante com os jornalistas funciona de forma produtiva para ambos os lados. Por fim, este prêmio nos desafia a seguir buscando maneiras inovadoras de comunicar o que fazemos para ajudar nossos clientes a salvarem mais vidas!”

Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação da Vale
“É muito gratificante participar deste evento. O trabalho dos jornalistas é essencial em uma sociedade democrática. Temos grande respeito pelos profissionais de comunicação e o nosso compromisso, independentemente do veículo ou localização, dia ou horário, é de atuar com total transparência. Para nós, informação correta é a chave para a tomada de decisões e, assim, transformar o futuro. Este é o nosso compromisso de todos os dias. Obrigado pelo reconhecimento.”

Hélio Muniz, Chief Communications Officer & ESG da Via Varejo e diretor-presidente da Fundação Casas Bahia
“A Via tem 1100 lojas e se relaciona com cerca de 85 milhões de pessoas em todo Brasil. Em 2021 só cinco cidades brasileiras não receberam entregas de nossas marcas, Casas Bahia, Ponto e Extra.com. Uso esses números para dizer que somos tagarelas, gostamos de nos comunicar. Os jornalistas são uma das mais importantes pontes para que a nossa voz chegue, clara, simples e animada, a todos os cantos do país. Por isso é tão importante esse reconhecimento: ele enche de orgulho um timaço de tagarelas”.

Kaliandra Sá, Gerente de Press Relations da TIM Brasil
“Estar novamente na lista das empresas que melhor se comunicam com jornalistas é um reconhecimento muito especial para o nosso time. Esse resultado é fruto da proximidade e da transparência da relação da TIM com a imprensa. O trabalho dos jornalistas é essencial para a construção de uma sociedade mais bem informada e sem fake news. A TIM agradece o empenho diário desses profissionais para levar informação de qualidade e, especialmente, por acompanhar a nossa história e ajudar a escrevê-la”.

Luciana Sobral, diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil
“O reconhecimento da Janssen no prêmio celebra a importância do nosso trabalho de comunicação junto à imprensa com o foco em contribuir para que informações essenciais sobre saúde cheguem à população. Acreditamos que a inovação e o conhecimento transformam e salvam vidas. Por isso, unir comunicação e saúde é um trabalho que realizamos com muita paixão, agilidade e responsabilidade, especialmente em um cenário como o da pandemia de Covid-19. Essa premiação nos enche de orgulho pelo que temos realizado até aqui e renova a energia para continuarmos contribuindo ainda mais com o diálogo sobre pautas que impactam o sistema de saúde e a sociedade, baseado na ciência, inovação e ética.”

Luciane Nogueira, gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina
“Para nós da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, é muito relevante receber o reconhecimento pelo 7º ano consecutivo como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. Mostra que estamos nos comunicando de forma correta com a sociedade, via imprensa. Contando com o apoio dos nossos porta-vozes, temos trabalhado incessantemente para divulgar as atividades e operações da empresa nas áreas de química e de materiais avançados, com tecnologias, produtos e serviços que oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Foi um prazer participar da premiação ao lado de excelentes profissionais da imprensa especializada nos setores em que a empresa atua.”

Mariana Abreu, diretora de Comunicação da Embratel
“A Embratel acredita que a comunicação e a imprensa são fundamentais para uma sociedade mais justa e transparente. É com essa visão que a Embratel se comunica com jornalistas, fornecendo informações e novidades relevantes para que a população e o mercado tenham acesso a ideias inovadoras que ajudam a levar o País ao futuro. Estamos muito orgulhosos por termos recebido pela oitava vez este prêmio tão importante. Seguimos extremamente motivados a seguir nesse especial relacionamento que mantemos com a imprensa, com o apoio de nossos parceiros como a Planin Comunicação.”

Matheus Lacerda, coordenador de Comunicação Externa da Anglo American
“Ficamos muito honrados em receber um prêmio tão importante como este. O relacionamento com a imprensa e com os públicos com os quais nos relacionamos direta ou indiretamente é para nós extremamente importante, sempre pautados na transparência e diálogo mútuos. Agradecemos a confiança e trabalhamos sempre com base em nosso propósito, de minerar para melhorar a vida das pessoas”.

Nuno Rebelo de Sousa, diretor de Comunicação, Marketing e Stakeholders da EDP no Brasil
“A EDP dá grande importância a seus stakeholders, por isso investimos muito no relacionamento com os jornalistas, de modo a mantê-los sempre informados de tudo o que acontece na companhia, consolidando nossa boa reputação corporativa e assegurando a propagação das informações de forma correta e equilibrada. Acreditamos que nossa abertura, transparência e agilidade no atendimento das demandas dos jornalistas, que refletem nosso respeito pelos colegas da imprensa, foram decisivos na escolha da companhia como a melhor do setor elétrico.”

Patricia Malavez, superintendente de Comunicação, Digital e Planejamento da FGV
“Sinto-me muito orgulhosa por receber esse prêmio pelo bom relacionamento que conquistamos com a imprensa. Fomos escolhidos pela 3ª vez como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas e isso é fruto da dedicação do time de assessoria de imprensa, que atende os jornalistas com excelência e rapidez, e da qualidade dos nossos professores e pesquisadores, que estão sempre disponíveis para contribuir com o debate qualificado e isento na imprensa. Somente em 2021, estivemos presentes em mais de 140 mil matérias no Brasil e no exterior.”

Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau
“É uma satisfação saber que a Gerdau é reconhecida como uma das empresas que melhor se comunica com os jornalistas no País, ocupando o primeiro lugar na categoria Siderurgia e Metalurgia. O bom relacionamento que estabelecemos com os profissionais de imprensa é fruto de um trabalho transparente, ético e contínuo. O Prêmio Microinfluenciadores Digitais destaca uma parcela importante de comunicadores brasileiros, que, assim como a imprensa, compartilham informações relevantes para a sociedade.”

Priscilla de Caires Mendes, gerente sênior de Comunicação Corporativa e para Negócios da BASF América do Sul
“Acredito muito no potencial do trabalho para o fortalecimento da imagem e reputação dos negócios da BASF. É por isso que, mesmo diante de um momento repleto de desafios, esta conquista valoriza a credibilidade da marca junto ao mercado e aos formadores de opinião. Nosso foco sempre foi estar próximo da sociedade e a imprensa é o canal de comunicação mais estratégico para alcançar todos os públicos com que nos relacionamos. Ser uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas é um reconhecimento fruto de muito trabalho, comprometimento e dedicação do nosso time de Comunicação Corporativa e da nossa agência parceira, Máquina CW.”

Regina Macedo, Superintendente de Comunicação & Análise de Mercado da Bradesco Seguros
“Informação é o principal pilar para difundir a “Cultura do Seguro” no país. E a imprensa tem um papel vital neste processo, reforçando, por meio de matérias e debates, o verdadeiro valor de se poder contar com um seguro: a Proteção! Nesse cenário, o trabalho em sinergia entre seguradoras e a imprensa é de extrema importância.Figurar entre as melhores empresas que se comunicam com jornalistas é uma honra e uma alegria para nós, que abraçamos o movimento pela proteção. Mostra que estamos no caminho certo, criando uma parceria duradoura cujo principal foco é levar cada vez mais informação de qualidade para a população em prol de uma única causa: uma sociedade ciente da importância de estar protegida em todos os momentos”.

Regina Moura Rocha, Diretora de Comunicação e Digital Roche Farma
“Como comunicadora venho acompanhando a renovação e o fortalecimento do propósito dos profissionais de jornalismo, que têm trabalhado exaustivamente para combater as fake news e informar a população em tempos tão complexos como os que vivemos nos últimos dois anos. Uma atividade que não só resguarda a nossa saúde e cidadania, como colabora genuinamente para que possamos mover o Brasil adiante. Por esse motivo, não poderia estar mais orgulhosa por ver a Roche reconhecida, por cinco anos consecutivos, como uma das Empresas que Melhor se Comunicam com jornalistas, categoria Saúde. Agradeço aos jornalistas, que reconheceram nosso trabalho, e ao meu time – corajoso, apaixonado e competente – por mais essa vitória. Seguiremos juntos, fazendo o melhor pela comunicação e pelo nosso país”

Rodrigo Marinheiro, executivo de Relações Institucionais e Comunicação
“O prêmio é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela APAS ao longo da pandemia. Cada vez mais está claro para o mercado que a comunicação é uma ferramenta fundamental na área do corporate affairs. Moldar os debates pertinentes ao nosso tempo e, através da credibilidade da imprensa, esclarecer para a sociedade e demais atores institucionais qual o posicionamento de uma corporação sobre temas relevantes é essencial para o bom advocacy. Aí está toda a sinergia de uma boa reputação corporativa.”

Simone Maia, Gestora de Comunicação da MRV
“A MRV tem como propósito ‘construir sonhos que transformam o mundo’. Acreditamos que essa transformação também passa pelos jornalistas, pois não há outro caminho para a construção de uma sociedade forte se não for com uma imprensa livre e pelo acesso à informação. Diante disso, o jornalismo sério será sempre apoiado e respeitado pela companhia. Receber mais uma vez o prêmio ‘Empresas que melhor se comunicam com jornalistas’, um reconhecimento vindo desses profissionais, é uma honra e reafirma esse nosso respeito”.

Oferecimento:

logo-advice

logo-planin-hor_azul-fundo-transparente

00001-rpma-logo-af

vale-1