Com a dinâmica de conteúdos leves e divertidos, o TikTok possui alcance de mais de 1 bilhão de usuários no mundo. A plataforma de vídeos curtos foi o aplicativo mais baixado em 2021 de acordo com o relatório do App Annie, e não se restringe apenas às dancinhas ou à geração Z, os segmentos também têm potencial para divulgar a marca ou o produto na plataforma.

De acordo com a pesquisa ‘Perspectivas para o Mercado Digital’, realizada pela mLabs, o TikTok, ao lado do Spotify, foram as grandes apostas do ano passado para o mercado digital. O impacto da plataforma que está disponível em 154 países e em 75 idiomas diferentes é gigantesco.

“É comum, em uma primeira análise, imaginarmos que existem mercados que se encaixam com mais facilidade com a proposta do aplicativo (como é o caso de moda e beleza). Atualmente, estar ativo no TikTok é um diferencial para a marca, além de uma oportunidade para abraçar outros públicos e explorar uma nova linguagem de comunicação. Um exemplo disso é o segmento financeiro que, apesar de à primeira vista não parecer se encaixar tanto com o ambiente da plataforma, hoje é um grande case de marcas brasileiras dentro do app”, explica PC Dias, sócio e head de criação e estratégia da Eyxo, a Content Co.

Empresas devem se atentar em algumas nuances ao criar conteúdo para o TikTok (Foto: Pixabay)
Empresas devem se atentar em algumas nuances ao criar conteúdo para o TikTok (Foto: Pixabay)

Conquistar alcance na plataforma

Para PC, o TikTok revolucionou a dinâmica das redes sociais e pode ser utilizado para divulgação de conteúdo autêntico e original sobre o segmento, se atentando ao fato de que é um espaço para entreter e se distrair. Se este fator não for levado em consideração e a linguagem de marketing e conversão prevalecer, é provável que o conteúdo perca a validade.

“Para as marcas que querem se aventurar na rede social, é importante se atentar que o TikTok é um espaço autêntico, com narrativas simples e originais, lembrar disso na hora de produzir um conteúdo é essencial. Entender esses pontos e produzir pensando no público-alvo que a empresa mapeou é um grande acerto”, comenta PC.

Outra dica imprescindível para o TikTok é utilizar criadores de conteúdo nativos da plataforma para expandir o alcance da marca, são eles que vão efetivar a presença neste espaço, seja de forma orgânica ou através de mídia.

“O mercado está entendendo a força deste canal e sabe que, para produzir conteúdos para o TikTok, é preciso uma estratégia específica, que contemple a velocidade e a linguagem nativa da plataforma”, finaliza PC Dias.