Um nome que tenha o status de marca a ser lembrada auxilia na ascensão profissional. Uma marca pessoal é quase como a corporativa, mas o produto a ser anunciado é o indivíduo. Seja empreendedor, profissional liberal ou palestrante, em todos os casos é possível construir uma marca pessoal e conquistar autoridade para aprimorar o negócio.

“Construir uma marca pessoal significa expor ao mundo quem você realmente é e tudo aquilo que representa em determinado segmento”, destaca a consultora em negócios e especialista em marketing de influência digital Aline Bak. “É sobre influenciar a percepção das pessoas sobre você mesmo e estabelecer sua credibilidade e reputação, como especialista”, completa.

Como exemplo de personalidade que consolidou uma marca pessoal forte, a especialista destaca o apresentador Fausto Silva, que hoje comanda o programa “Faustão na Band”. “Faustão, um dos maiores comunicadores do Brasil, sabe se comunicar incrivelmente bem com pessoas de todas as classes sociais e, além disso, tem um tom altamente humanizado em seu discurso”, afirma Aline Bak, “E, ao levar para a Band sua marca pessoal, garantiu o sucesso da estreia”, conclui.

Ao dedicar tempo e esforço corretamente, é possível tornar o nome uma marca pessoal e conquistar os potenciais clientes com facilidade. Confira 5 dicas de Aline Bak que podem ajudar nesse processo:

Um nome que tenha o status de marca a ser lembrada auxilia na ascensão profissional (Foto: Unsplash)

 

1 – Defina suas áreas de especialização

É necessário mostrar o que representa e como as pessoas devem reconhecer o nome, afinal, todo mundo é especialista em alguma coisa. É importante incluir seus interesses e habilidades em todas as descrições nos perfis de mídia social.

2 – Seja Onipresente

Ter forte presença na web é essencial, seja com blog pessoal ou nas principais plataformas digitais que se encaixem na natureza do seu negócio como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Linkedin e um canal no Youtube caso decida criar conteúdo em vídeo.

3 – Invista em postagens envolventes e humanizadas

É preciso adotar uma abordagem criativa para criar conteúdo atraente, sem ter medo de falar sobre suas próprias conquistas ou adicionar fatos interessantes sobre sua vida pessoal (por exemplo viagens ou hobbies).

4 – Mantenha uma imagem consistente

Definir a personalidade é importante, portanto, é necessário permanecer coerente com suas ideias e valores, assim como as formas de apresentá-las. Isso vai tornar a marca pessoal memorável e confiável.

5 – Seja genuíno

Criar conteúdo autêntico ajuda a estabelecer uma conexão mais profunda com seu público, o que incentiva fidelidade à marca. Postagens que prezam pela originalidade geralmente têm maior engajamento e combinar imagens impactantes com legendas autênticas é um dos caminhos.