O número de investidores e empresas especializadas em criptomoedas está em crescente expansão no Brasil. Começando pelo Bitcoin, a criptomoeda mais famosa, os olhos agoram estão voltados para outros tipos de criptoativos, como os NFTs (tokens não fungíveis) e o setor das finanças descentralizadas (DeFi).
De acordo com relatório da Tunad, startup de moment marketing, o investimento das empresas de criptomoedas em publicidade em 2021 foi de mais de R$ 10 milhões, com foco principal nas propagandas na televisão aberta e paga.
De acordo com os dados, Mercado Bitcoin é o anunciante com maior investimento, com mais de R$ 5 milhões, em 34 emissoras e afiliadas, e mais de 1000 inserções identificadas; Crypto investiu mais de R$ 2 milhões, em 54 emissoras; Bitso, investiu R$ 1,90 milhão, em 2 emissoras. Já a Hashdex investiu R$ 1,86 milhão em 6 emissoras. O monitoramento aponta ainda que os anúncios têm um maior esforço concentrado no Sudeste do país.
Esportes
As empresas de criptomoedas também têm focado seus investimentos no mundo dos esportes. Recentemente, a Binance, maior corretora de criptoativos do mundo, anunciou uma parceria com o Vasco da Gama para o lançamento de uma coleção histórica de NFTs. A empresa também vai ter a logo estampada na camisa de jogo do Santos, com um acordo de mais de R$ 56 milhões pelos três anos de patrocínio e pela criação de tokens do time.
A Mercado Bitcoin, além de uma das principais anunciantes na televisão, é também patrocinadora oficial do Corinthians. Já a Hashdex apoia o jovem atleta Gabriel Benetton, destaque no kitesurf.