As redes sociais nos auxiliaram durante a pandemia, seja para entreter ou como forma de alavancar os negócios. As lives se tornaram o tipo de entretenimento mais popular de 2020 e as vendas online cresceram 110% em relação ao ano passado, segundo dados do MCC-ENET (Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico). E o crescimento de novas plataformas mostra que o jogo ainda não está ganho no universo das redes. Por conta disso, separamos 8 redes sociais que já são famosas no Brasil e as que prometem ser próximas tendências.

redes sociais

Vero

A primeira delas é Vero, rede social que surgiu em 2015, mas só foi reconhecida em 2018. O app chegou a ocupar o primeiro lugar da App Store americana e terceiro na loja de apps do Google, em 2018. Ela também é conhecida como “novo Instagram”. A proposta da plataforma é subsidiar uma experiência livre de publicidades, com posts exibidos em ordem cronológica reversa, isto é, as publicações feitas mais recentemente são as primeiras a aparecer, o que difere dos algoritmos das outras redes. Além de publicar fotos e vídeos, a plataforma permite também compartilhar links e recomendar músicas, filmes e livros.

Twitch TV

A Twitch TV é um serviço de vídeos e lives para web e em app grátis para Android e iPhone (iOS), que surgiu em 2011. Antes as lives eram restritas a games, mas no ano passado houve algumas mudanças. Hoje os temas podem ser de futebol até comentários com transmissão ao vivo da CPI da covid-19. Essa rede tem cada vez mais ganhando espaço no Brasil.

Reddit

O Reddit é uma espécie de fórum. Ele é dividido em várias comunidades chamadas de “subreddits”. São nesses subreddits que está o conteúdo da plataforma. Os usuários podem fazer um subreddit sobre qualquer tema. Internacionalmente a plataforma faz muito sucesso, mas por enquanto no Brasil a rede social ainda é tímida, porém promete ser tendências em um futuro próximo. Para entrar e interagir nas comunidades do Reddit, é só realizar um cadastro simples com nome de usuário, e-mail e senha. A partir disso basta o usuário escolher as categorias que ele deseja pesquisar subreddits ou escolher entre as mais recentes na página inicial.

Quora

Quora é um website e aplicativo de perguntas e respostas onde as perguntas são feitas, respondidas, editadas e organizadas por sua comunidade de usuários, sendo uma espécie de Yahoo profissional. O Quora foi fundado em junho de 2009, mas só chegou ao Brasil em 2018. Personalidades como Barack Obama, Gloria Steinem, Hillary Clinton e Gillian Anderson já participam da plataforma.

Houseparty

O aplicativo viralizou em 2020, sendo sensação do videochat . Enquanto Instagram, Messenger e Whatsapp limitam a conversa entre até quatro pessoas, o Houseparty permite uma chamada em grupo com até oito participantes. O aplicativo é fácil de usar: não coloca muitos obstáculos na hora de criar uma conta, possui uma interface intuitiva e também oferece alguns jogos para serem curtidos online.

Hello

Hello foi criado pelo Orkut Buyukkokten, o idealizador do Orkut.com, e lançado em 2016. O propósito da rede é ser a 1ª rede social construída através de amizades profundas. Hello é exclusivo para smartphones e tem versões para Android e iOS. A plataforma possui potencial para ser uma rede social muito utilizada em um futuro próximo, sobretudo em uma época em que a sociedade precisa de conexão e amizades profundas.

Kwai

O Kwai está disponível para Android e iOS , que surgiu em 2012. É uma rede social similar ao Tik Tok, visto que contém vídeos curtos. Além disso, o aplicativo permite ganhar dinheiro após assistir a vídeos e cumprir com uma série de desafios propostos pela plataforma. Sendo um dos motivos da popularidade da rede social.

Telegram

O Telegram é um mensageiro russo que está se tornando cada vez mais popular, uma espécie de WhatsApp. O app grátis da Rússia está disponível para celulares Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, além das versões para desktop e web. O destaque da rede é a segurança, que consiste em conversas com criptografia de ponta a ponta, assim como funções capazes de criar chats secretos. Os grupos do Telegram bombaram durante 2020 e continuam em alta neste ano. Isso porque o Telegram permite até 200 mil pessoas em um grupo e possibilidade de personalizar as permissões de administradores e usuários. No fim do ano passado, a plataforma anunciou outro recurso : a chamada de voz.

Tik Tok

O Tik Tok foi o aplicativo mais usado e se tornou febre no ano passado. Segundo Sensor Tower, o TikTok hoje é o aplicativo com maior número de downloads em todo o mundo. Foram mais de 384 milhões só no primeiro semestre deste ano.
Em 2020, a ByteDance, startup proprietária do aplicativo, teve uma receita de mais de U$ 34 bilhões. A previsão é que até o final deste ano o Tik Tok ultrapasse o Instagram em números de usuários nos Estados Unidos.

 

E você, já usa alguma?