consumo-compartilhado-2-687x450-1

A circulação de informações em tempo real tem sua parcela de favorecimento dentro da comunicação de grandes e médias empresas. O compartilhamento de informações em tempo real atinge um número expressivo de pessoas através de diferentes plataformas digitais, sendo o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, pioneiro na circulação dessas notícias.

O Painel, que foi ao ar no Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, contou com a presença de Aline Limão, Employer Branding Manager da CI&T, Thais Catucci, gerente de Comunicação Interna da MetLife e Larissa Battistini, gerente de Comunicação Institucional da Bayer.

Notícias em tempo real
Thais Catucci, conta que inicialmente no período de pandemia da Covid-19, a comunicação exerceu um papel chave dentro da MetLife para com seus colaboradores. Segundo ela, houve uma valorização maior do trabalho em termos de estratégicos, levando informação em tempo real a todos os momentos.

Thais também falou sobre o impacto da grande circulação de notícias dentro da empresa MetLife e a maneira estabelecida para sanar dúvidas diante de tantas informações veiculadas naquele período.

“Diante da circulação massiva de tantas informações durante a pandemia da Covid-19, procuramos estabelecer uma conexão maior com os nossos clientes e colaboradores, levando a informação em tempo real sempre alinhada as orientações de especialistas e médicos”, afirma a gerente.

Larissa Battistini, por sua vez, ressaltou a evolução da comunicação interna dentro da Bayer. Ela conta que os desafios tecnológicos foram muitos, tendo em vista que as redes internas de comunicação não haviam o devido preparo para o acesso a quem necessitava.

“No primeiro momento da pandemia, trabalhamos com muito conteúdo informativo, levando ao colaborador todas as orientações de organização da empresa. A partir dai, evoluímos cada vez mais”, ressalta.

Comunicação de dentro para fora
Atualmente, o aceleramento da comunicação dentro das empresas aumentou a necessidade de canais de comunicação ativos e bem estruturados, possibilitando uma demanda maior de informações que tenham credibilidade.

Larissa Basttini contou um pouco sobre o processo de intensificação da comunicação no ambiente interno na empresa. “Tentamos levar aos nossos colaboradores um conteúdo informativo, de uma maneira que a comunicação remota fosse eficiente e ao mesmo tempo atendesse a demanda dentro da Bayer para com os diferentes nichos de colaboradores.”

“Com base em ações internas de comunicação, foi possível entender a necessidade dos colaboradores naquele momento. Utilizamos do nosso propósito enquanto seguradora de vida na prática do dia-a-dia com os públicos que nós interagimos”, acrescenta Larissa.

Em conclusão, o setor da comunicação corporativa se tornou um dos pilares essenciais dentro das empresas, mudando seu olhar para a comunicação que está se estabelecendo entre seus funcionários e clientes, buscando uma comunicação mais sólida e ativa em todos os momentos.

Saiba mais
O Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é um co-branding entre as plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?

Clique aqui para assistir a live do 1º dia do evento
Clique aqui para assistir a live do 2º dia do evento