O grande desafio da comunicação é inovar com propósito

Claudia Zanuso, da Duecom Comunicação, explica como desenhar a Jornada do Colaborador para avaliar a experiência do profissional com o trabalho

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Company, entre dezembro de 2020 e janeiro deste ano, 40% dos funcionários entrevistados não foram informados da visão da empresa onde trabalhavam sobre a pandemia. E ainda: 28% acharam vagas as informações que, de fato, receberam de suas respectivas empregadoras.

Esse dado mostra a importância da comunicação com o colaborador, que pode e deve engajar e garantir segurança a todos os funcionários, principalmente diante de uma crise sanitária que mudou a forma de trabalho. Esse foi o tema debatido por Claudia Zanuso, Sócia-Diretora da Duecom Comunicação, durante o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.

“O relacionamento da marca com os profissionais que a constroem diariamente se configura pela autenticidade, pela confiança e pela troca de experiências”, afirma Claudia. “As pessoas buscam humanização de uma marca, e quando se trata de colaboradores, essa intimidade demanda ainda mais novos atributos para esse relacionamento”.

Jornada do Colaborador

Segundo a executiva, o engajamento é uma relação contínua, sistêmica e a comunicação interna é a conexão. De acordo com ela, a solução seria acompanhar a jornada do colaborador. “É necessário planejar. Nossa proposta é desenhar a Jornada do Colaborador para acompanhar e avaliar a experiência do profissional com o trabalho”, explica.

Ela mostra os quatro ciclos necessários para esse acompanhamento, que começa a partir da prospecção de candidatos alinhados com os propósitos da empresa, do recrutamento e contratação dos mesmos, até a adaptação dentro da cultura da empresa – incluindo o que ela chama de ‘ReOnboarding’, que é a readaptação de um colaborador que já estava na empresa, mas precisa se adaptar novamente devido às mudanças causadas pela pandemia.

Ao fim de sua reflexão, Claudia reforça a importância de manter um diálogo interno aberto com os colaboradores, pensar em diversidade, inclusão e propósito para que a experiência de quem está dentro da empresa seja a melhor possível. “Se colaboração e cocriação são os caminhos para inovar e transformar empresas, ter um propósito claro e reconhecido é a única via para marcas se manterem relevantes e empáticas junto aos seus públicos. Esse é o grande desafio da comunicação: inovar com propósito”.

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