domingo, 26 de junho de 2022
  • Entrar
Conheça Nossos Prêmios
Portal da Comunicação
Advertisement
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal da Comunicação
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
Home Comunicação Comunicação Interna

“Migramos de algo institucional para mais direto e humanizado”

Especialistas debatem as mudanças no tom do discurso e como a questão humana passou a ser central, como nunca aconteceu antes

Ana Camargo Por Ana Camargo
02/08/2021 - 15:24
A A
0
“Migramos de algo institucional para mais direto e humanizado”
CompartilharTweetar

Em março de 2020, o anúncio da pandemia de coronavírus atingiu os lares e empresas brasileiras, forçando toda a sociedade a repensar as maneiras de viver e se comunicar. As equipes de comunicação interna foram acionadas e mergulharam de cabeça em uma jornada que já passa de um ano e meio – e que trouxe, entre muitas coisas, inovação e aprendizado.

Para Fábio Peixoto, Gerente de Comunicação Corporativa da Natura & Co da América Latina, diferentes mudanças aconteceram ao mesmo tempo. Pouco antes da parada do trabalho presencial, a Natura havia comprado a Avon e se tornado a quarta maior empresa de beleza no mundo. Duas equipes, ainda se conhecendo, se integraram de forma rápida em meio à crise sanitária, em prol dos colaboradores.

Comunicação unificada

A solução para atingir todos em meio à junção das empresas foi aderir ao modelo de boletim que já era aplicado pela Avon. “Esse boletim diário sobre coronavírus acabou se tornando um veículo de integração. Foi o primeiro momento em que trabalhamos junto com nossos colegas. Pessoas diferentes, de empresas separadas, agora estavam no mesmo barco, todos juntos naquela situação”, lembra Peixoto, durante o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.

Para Ranny Alonso, Diretora de Comunicação Corporativa no UnitedHealth Group Brasil, a chegada da pandemia apresentou diversos desafios. O primeiro deles foi transformar toda a agenda física de eventos para o digital. “O trabalho foi subindo degraus em qualidade. E o último deles foi quando percebemos a importância de falar sobre a saúde mental das pessoas”, analisa a executiva.

A empresa também forneceu boletins diários para os colaboradores em 30 hospitais e 140 clínicas. Já o segundo maior desafio foi adaptar o trabalho da comunicação interna à agilidade exigida pela situação. “Foram dez anos em um. Esse volume de informações e a agilidade com que ela tinha que ser compartilhada foram grandes desafios também”, afirmou.

Agilidade nas mensagens

O movimento ágil acabou culminando na descentralização dos processos, ou seja, deixou tudo menos burocrático – exceto uma coisa, como apontou Ranny: “Menos burocracia, mais integração. A única aprovação diária era a científica, porque não podíamos explicar errado”, concluiu, explicando que os boletins tinham linha de apoio aos colaboradores enfrentando a Covid na linha de frente e também os de linha científica, explicando uso de máscaras, questões de cuidados e transmissão.

Na Klabin, os processos também se tornaram menos burocráticos. Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin, conta que a empresa não tinha uma cultura digital, por ter sido sempre tradicional em termos de processo, mas que conseguiu se adaptar rapidamente.

Em sentido horário: Fábio Peixoto, da Natura & Co; Carime Kanbour, da Klabin; e Ranny Alonso, da UHG
Em sentido horário: Fábio Peixoto, da Natura & Co; Carime Kanbour, da Klabin; e Ranny Alonso, da UHG

Incentivo ao diálogo

“Nós tínhamos lançado a Minha Klabin, que é a intranet da empresa, em fevereiro. Então, estava decolando e virou o principal canal. A gente se reinventou bastante no sentido de motivar as pessoas a irem à Minha Klabin. E mantivemos por e-mail, o boletim Klabin Informa, para questões mais urgentes”, explica. A intenção era que os colaboradores fossem ativos no momento de procurar a intranet para se informar.

Carime conta que 95% da base da empresa está conectada na Minha Klabin e que reuniões que antes eram presenciais, tornaram-se virtuais, com um ganho bem-vindo. “As pessoas se sentiram mais à vontade para fazer perguntas”, conta.

WhatsApp e a Rádio Florestal também se tornaram ferramentas essenciais para o contato com os colaboradores – no caso da rádio, aqueles mais distantes em termos de local de trabalho. “Todos se reinventaram também na maneira de receber a comunicação”.

O que veio para ficar

Entre os hábitos que vieram para ficar, Peixoto, da Natura & Co. destaca os encontros em formato de live, tanto para reuniões quanto eventos. “Começamos a pensar a live de uma maneira focada, mais trabalhada, sabendo que cada um estará em um lugar diferente”, explica.

Ranny, da UnitedHealth, concorda com o executivo. Para ela, a comunicação deve ser feita pensando na questão humana, como nunca antes aconteceu. “Pensar no ser humano com toda a bagagem que ele tem e as pessoas que fazem parte da vida dele”, afirma.

Na empresa, o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores tomaram conta das pautas e exigiram das equipes uma ação focada. “Olhar as necessidades das pessoas, entender a fonte de sua ansiedade e atender para que ela tenha o suporte necessário é um ganho do qual a gente não vai mais abrir mão”, conta Ranny.

Relações mais humanas

Carime, da Klabin, explicou que o foco em comunicação ágil, eficiente e constante, também ajudou a empresa a expandir o alcance de outras mensagens, além da pandemia. “A gente conseguiu criar uma dinâmica muito focada em Covid, com campanhas insistindo nos protocolos e também prestando um serviço para o colaborador. Mas também fomos para uma linha de inovação para aproveitar essa cultura e conseguimos encaixar outras entregas que gostaríamos de incorporar”.

Na conversa, os executivos acreditam que as interações online, por meio das lives, é o que veio para ficar – e com o trabalho híbrido despontando, a digitalização das empresas vem à calhar para agilizar esse processo quando parte das pessoas voltar ao trabalho presencial.

A gerente celebra as conquistas do último ano, em meio a tanta dor, e acredita que, daqui para frente, as relações serão diferentes, mais fluidas e, mesmo digitais, mais humanas. “Migramos de algo institucional para mais direto e humanizado”, reforça Carime.

Saiba mais

O Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é um co-branding entre as plataforma Negócios da Comunicação e Melhor RH. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?
Clique aqui para assistir a live do 1º dia do evento
Clique aqui para assistir a live do 2º dia do evento
whatsapp-image-2021-06-11-at-11-47-12-1

Tags: comunicaçãocomunicação internaempresasengajamento
Artigo Anterior

O grande desafio da comunicação é inovar com propósito

Próximo Artigo

“Comunicação não é mais interna, ela reverbera”

Conteúdo RelacionadoArtigos

Os uso das redes sociais e campanhas internas em prol da felicidade
Comunicação Interna

Os uso das redes sociais e campanhas internas em prol da felicidade

15/06/2022 - 19:42
Felicidade entra na pauta da comunicação interna
Comunicação Interna

Felicidade entra na pauta da comunicação interna

13/06/2022 - 14:57
Crescimento do trabalho remoto e híbrido colocou a comunicação em evidência
Comunicação Interna

Crescimento do trabalho remoto e híbrido colocou a comunicação em evidência

26/05/2022 - 16:44
Edenred Brasil aposta em canais interativos e linguagem inclusiva na comunicação interna e alcança 92% de satisfação entre os colaboradores em 2021
Comunicação Interna

Edenred Brasil aposta em canais interativos e linguagem inclusiva na comunicação interna e alcança 92% de satisfação entre os colaboradores em 2021

26/05/2022 - 16:38
Próximo Artigo
“Comunicação não é mais interna, ela reverbera”

“Comunicação não é mais interna, ela reverbera”

Por favor, faça login para comentar

Mais Lidas

  • Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

    Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 10 influencers para seguir no Mês do Orgulho LGBTI+

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 8 perfis que falam sobre saúde mental nas redes sociais para seguir

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Conheça cinco pet influencers que estão se destacando nas redes sociais

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 20 influenciadores negros para seguir em 2020

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Portal da Comunicação

No site da plataforma Portal da Comunicação você acompanha as principais novidades, análises, entrevistas, artigos e vídeos do mercado digital e editorial.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Últimos Artigos

Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

Profissionais reforçam segurança após morte de jornalista e indigenista

24/06/2022
Jornadas duplas, ou até triplas, esgotam as mulheres

Jornadas duplas, ou até triplas, esgotam as mulheres

23/06/2022

Newsletter

  • Home
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê de CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Termos de Uso

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Influenciadores
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Mídia
  • Comunicação
  • Artigos
  • Eventos
  • Podcast
  • Revista
  • Comitê CI
  • Newsletter
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Esqueceu a Senha?

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email

Entrar

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Teclas de Navegação

    Portal da Comunicação Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    portaldacomunicacao.com.br 26/06/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais. Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais. Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.