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Que a comunicação é um dos pilares fundamentais nas empresas, todos aqui já sabem. Agora, em um momento como esse, sem precedentes na história recente, comunicar-se de forma assertiva e transparente tornou-se ainda mais relevante.

E, dentro ainda deste contexto de pandemia, de muitas incertezas e de ansiedade generalizada, a comunicação com o público interno foi de extrema importância. Nós, da Accor, sabemos que nossos colaboradores são peças fundamentais para o sucesso da empresa. Estamos na indústria da hospitalidade e são eles que estão na linha de frente com nossos clientes, que fazem com que sejamos reconhecidos como os melhores provedores de experiências.

Acolher, proteger e cuidar de pessoas é a base do nosso negócio e, com essa crise, não poderia ser diferente. A Accor vem enfrentando esse momento difícil com uma coragem admirável, o que envolve também dar todo suporte para quem precisa.

Por conta deste cenário, para garantir o máximo de transparência e dar mais segurança aos nossos colaboradores, criamos novos e efetivos canais (além dos já existentes), como o Novo Tempo, que veio para complementar toda a comunicação que temos com eles, além do Accor Drops – também recente, por meio do qual enviamos aos colaboradores cadastrados pílulas das informações mais importantes por meio do WhatsApp, uma forma rápida e assertiva de comunicação.

O Novo Tempo, por exemplo, é uma newsletter semanal que traz um mix de informações estratégicas, institucionais e operacionais da companhia em níveis global e regional. Destinada a todos os colaboradores, está disponível em português e espanhol.

Por meio desse canal, todos eles puderam acompanhar de perto as adaptações e benefícios que fomos implementando, como troca do Ticket Restaurante por Ticket Alimentação; live com executivos de alto escalão; sessões de culinária; acompanhamento psicológico; festas e comemorações virtuais; sessões online de ioga e ginástica laboral; rodas de conversa; entre outras ações.

Para avaliarmos a aceitação desses novos canais de comunicação interna, fizemos uma pesquisa virtual e os resultados foram ótimos! Para 97% dos respondentes do administrativo e 96% dos colaboradores dos hotéis, o conteúdo enviado é muito relevante ou relevante.

Entre os temas preferidos, os principais foram novidades da empresa; benefícios, descontos e parcerias; notas de organização e de estrutura interna; notícias de hotéis em operação; e campanhas de conscientização e informação.

A pesquisa, além de mostrar que estamos no caminho certo, nos orienta a melhorar cada vez mais e a entregar conteúdos relevantes. Assim, por meio da comunicação interna, mantemos nosso time bem informado e ciente de que o grupo vem tomando medidas para que, mesmo em um cenário difícil, todos estejam em segurança.

Se os nossos colaboradores são o centro do nosso negócio, nada mais importante do que mantê-los no centro das nossas atenções. E a comunicação é fundamental para isso.

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Antonietta
Varlese

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do SulMais artigos