A crescente onda de fake news e os discursos de ódio nas redes sociais, reforçam o papel do jornalismo na sociedade, aumentando o volume de audiência dos portais que buscam parceiros para monetizar seu inventário, sem perder engajamento.

A Covid-19 causou um impacto diferente em cada um de nós, mas uma coisa que temos em comum é que essa pandemia nos forçou a nos adaptarmos.

Limitados à quarentena, recorremos às fontes de notícias locais a taxas sem precedentes – um aumento de cerca de 70% no tráfego ano após ano, de acordo com os dados internos da Outbrain. Com essas mudanças drásticas no estilo de vida, ficar por dentro das últimas notícias e atualizações se tornou quase que uma obrigação.

Outro grande impulsionador deste fenômeno foi a crescente onda de fake news e os discursos de ódio que inundaram as redes sociais. Sem saber quais fontes de informações eram confiáveis ou não, a audiência pôde se apoiar nas grandes produtoras de conteúdo e nas empresas com tradição e excelência em jornalismo para garantir que as notícias que estavam chegando até si eram de fato confiáveis.

Aumento no consumo de conteúdo

Se por um lado o crescimento da audiência foi exponencial, por outro as empresas de mídia se viram diante de um dilema: com a demanda reprimida para o consumo, muitos anunciantes pausaram suas campanhas e o aumento do inventário ficou ocioso.

Diante deste problema, muitos publishers reforçaram e expandiram suas parcerias em busca de diversificação nas fontes de monetização para seus conteúdos. A Outbrain, feed pioneiro de descoberta e publicidade nativa na open web, representa uma solução neste sentido. Por meio de placements nativos que podem ser aplicados em diversos espaços do site, com um mix de espaços pagos e orgânicos, os editores encontram uma solução adicional para gerar receita publicitária e também manter o usuário engajado e por mais tempo dentro do site.

A tecnologia da Outbrain trabalha com segmentação por interesse, ou seja, por meio de cookies ela consegue rastrear os hábitos de leitura e interesse dos usuários e então serve os anúncios e recomendações editoriais com base nessa inteligência.

A solução da Outbrain consegue entregar para os anunciantes uma alternativa de publicidade digital que alia escala com um inventário premium, garantindo o brand safety para as marcas além de diminuir sua dependência de plataformas de social e search. Na outra mão, conseguimos fomentar o jornalismo regional, servindo como uma nova fonte de monetização e como uma solução de inteligência editorial.

Aliando monetização a engajamento

Sem custo nenhum de instalação para os publishers, a parceria com a Outbrain se baseia na divisão das receitas publicitárias comercializadas pela empresa e que utiliza o inventário do parceiro para chegar até o usuário final. Os espaços nativos da Outbrain associam espaços de mídia paga com espaços orgânicos, que exibem outros conteúdos editoriais, a fim de impulsionar a recirculação da audiência e o engajamento com o usuário. A solução é bastante flexível e busca atender os objetivos comerciais e editoriais de cada parceiro. O mix entre recomendações pagas e orgânicas é definido junto ao publisher e, pelo painel de controle, as equipes têm total transparência para avaliar os anunciantes e criativos que estão sendo veiculados e definir os bloqueios necessários para adequar o conteúdo a sua linha editorial.

Além da monetização com os placements pagos, os espaços orgânicos dentro do próprio site associado ao uso da solução paga em outros sites, pode ajudar os editores a impulsionar outras frentes de geração de receita como assinaturas, projetos de branded content, podcasts, newsletters e iniciativas proprietárias de comércio eletrônico.

Em busca de parcerias sustentáveis

Para ser parceiro da Outbrain e ter acesso ao seu conjunto completo de soluções e engajamento, o site precisa contar com um número mínimo de audiência mensal, além de ter CNPJ compatível com sua atividade econômica vigente há pelo menos um ano, além de uma conta bancária em nome da pessoa jurídica para os recebimentos. A Outbrain busca refinar constantemente seus mecanismos de avaliação de parceiros. Além dos documentos solicitados, uma equipe técnica verifica se o conteúdo publicado no site não foi replicado de outros sites, além de checar qual a experiência que o usuário tem dentro daquele site. Prezamos por uma diversidade de pilares editoriais que vão desde hard news, até entretenimento, celebridades e outros sites mais verticalizados. Independentemente do segmento, queremos garantir aos leitores e aos anunciantes que a Outbrain é sinônimo de qualidade e confiabilidade.