nrp-now_playing_music_videos_on_fb_inline-3
Facebook concorre com Youtube e lança seção de vídeos musicais



O YouTube deve encarar uma nova concorrência nos próximos dias com o lançamento de uma série de vídeos musicais feita pelo Facebook, nos Estados Unidos. A iniciativa criada pelos executivos da rede social de Mark Zuckerberg tem como objetivo fazer com que seus usuários passem mais tempo na plataforma.

Com isso, o Facebook concorre como Youtube vem atualizando as páginas de artistas, cantores e bandas com uma nova seção, dentro do perfil, na qual os seguidores podem explorar seus videoclipes oficiais. Essa transição está sendo preparada desde meados de 2019 e promete apresentar uma nova experiência em redes sociais para os usuários.

Eles poderão começar a seguir um artista diretamente da seção de vídeos, no Facebook, e navegar a partir das músicas para o perfil e ali encontrar informações da agenda de shows e como comprar suas canções. Os vídeos ficarão disponíveis para os norte-americanos a partir de 1 de agosto.

Conectar artistas e fãs

De acordo com o YouTube, cerca de 25% de todo o consumo da plataforma vem do play dado nos vídeos de músicos. “Tudo o que fazemos aqui no Facebook, em música, é com o objetivo de construir uma comunidade e conectar artistas e seus fãs”, afirmou Tamara Hrivnak, vice-presidente de negócios musicais e parceria do Facebook, em comunicado oficial da empresa.

“Essa é uma abordagem fundamentalmente diferente de outras empresas. A maioria delas cria uma ‘experiência’ para ouvir música. [O Facebook] está fazendo um espaço completamente único com a música. É sobre expressar como você se sente”, explicou a executiva. Entre os parceiros da rede social na nova empreitada, estão empresas da indústria musical como Sony Music Group, Universal Music Group, Warner Music Group, Merlin, BMG, Kobalt e outras.

Próximos lançamentos

Nas próximas semanas, serão feitos lançamentos exclusivos na plataforma, com artistas como J Balvin, Lele Pons, Karol G, Sebastian Yatra, Alejandro Fernandez e Calibre 50. “Sabemos que música é pessoal, então fazemos com que seja fácil compartilhar e descobrir novas músicas que são importantes para você e seus amigos”, concluiu Tamara.

A atualização estará disponível em todo o país a partir de amanhã, no desktop e para smartphones com sistemas iOS e Android.

SAIBA MAIS