O comportamento do consumidor já apontava para predominância do uso de dispositivos móveis — smartphone principalmente — tanto para acesso à internet, como para fonte primária de informação e agora a publicidade online está em sintonia. Isso ocorreu quase um ano após o Google ter anunciado em uma convenção que as buscas pagas (links patrocinados) em celulares tinham passado a ser realizadas em desktops.

A utilização da busca paga em dispositivos móveis em campanhas de ­marketing digital acelerou seu crescimento no 3º trimestre deste ano, consolidando sua prevalência perante os demais dispositivos – é a primeira vez que isso acontece. É o que mostra o relatório Paid Search Trends do 3º Tri da iProspect. O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 165 mil campanhas on-line ativas em vários países, referentes a 1.700 contas do Google AdWords.

Segundo o relatório, as impressões e cliques em pesquisa móvel paga cresceram, respectivamente, 126% e 68% no 3º tri. Atualmente, a busca móvel representa 53% dos cliques, sendo que desktops e tablets representam, respectivamente, 36% e 11%.

Historicamente, a busca paga é subavaliada, mas os baixos custos por clique (CPC) parecem estar com os dias contados. Junto com uma natural correção do valor percebido pelo mercado, a competição na área móvel cresceu, o que é evidenciado pelo aumento de 14% no custo CPC quando analisado o ciclo de 12 meses. O relatório também aponta que os anunciantes têm sido mais proativos em atingir consumidores potenciais em seu dispositivo digital primário, que chega a ser desbloqueado de 80 a 110 vezes ao dia.

A busca móvel representa 53% dos cliques, sendo que desktop e tablet representam, respectivamente, 36% e 11%. A busca paga é subavaliada, mas os baixos custos por clique parecem estar com os dias contados

Uma abordagem centrada no móvel será ainda mais importante à medida que os anunciantes criarem uma jornada on-line exclusiva para o ambiente móvel. Mudanças técnicas em anúncios e buscas pagas no ambiente móvel também contribuíram muito para este movimento. Por exemplo, em julho de 2016, o Google criou o Google’s Expanded Text Ad Formats (ETAs), que propiciou aos anunciantes 50% mais espaço para mostrar suas mensagens.

Esta tendência também é percebida em larga escala aqui no Brasil. Dos clientes de Display Mídia da iProspect Brasil 78% já contemplam mobile em seu plano de entregas e o crescimento em investimento foi de 91%. O mesmo se observa nas buscas pagas, enquanto o investimento total em paid search dos clientes da iProspect Brasil cresceu 33% YoY (year on year); o crescimento isolado de mobile search foi de 126%.

Estes indicadores mostram não apenas a prevalência da busca paga móvel, mas dos dispositivos móveis de forma geral. Logo, toda a estratégia de comunicação deve estar alinhada a essa questão, a começar pelo entendimento de como o dispositivo móvel se insere na jornada de compra do consumidor.

Rodrigo Turra, da iProspect. Foto Marcos Issa/Argosfoto

Rodrigo
Turra

Rodrigo Turra é presidente da iProspect Brasil, agência de marketing digital full performance presente em 54 paísesMais artigos