A Cultura aterrissa a Estratégia e a Comunicação decola o Crescimento!

Alguns estudos reforçam a complexidade da aplicação da comunicação como força propulsora do crescimento nas empresas

Por Paola Klee

Para reduzir a lacuna entre estratégia e execução, gerar agilidade e crescimento é necessário integrar e alinhar Cultura, Estratégia, Mudança e Comunicação. A equação parece simples, mas a aplicação requer habilidades e dedicação contínua de uma liderança que compreende a importância da construção diária dos pilares de uma Cultura de Confiança, pautada no respeito, credibilidade, imparcialidade, pertencimento e colaboração. 

Em tempos de mudanças e incertezas, o exercício de uma comunicação autêntica e inclusiva, por parte da liderança, feita a partir de uma escuta ativa e contínua das necessidades das pessoas e alicerçada pelos valores da empresa, é vital para o estabelecimento da confiança, aumento do engajamento e consequente capacidade de execução da estratégia da organização. 

Alguns estudos reforçam a complexidade da aplicação da comunicação como força propulsora do crescimento nas empresas. Uma pesquisa recente da Forbes Advisor, envolvendo mais de 1.000 colaboradores, revelou que quase metade dos entrevistados relatou que a comunicação deficiente teve um impacto negativo em sua satisfação no trabalho, enquanto 42% afirmaram que afetou seu nível de estresse e engajamento profissional. Dados como estes reforçam o quanto a comunicação interna direcionada para as pessoas é essencial para estabelecer a confiança na liderança, aumentar o engajamento, fortalecer a conexão entre as equipes e melhorar a experiência geral nas empresas. No entanto, é raro ver a liderança investindo no desenvolvimento de uma comunicação interna eficaz e fluida. Geralmente ela é considerada como sendo uma atribuição das áreas de RH e Marketing, que entendendo o seu valor abraçam a causa e passam a desenvolver diversos programas essenciais, mas nem sempre presentes na experiência diária das pessoas, nas empresas.

Ao sairmos dos dados científicos e irmos para a nossa prática e experiência em projetos de avaliação de clima, cultura e satisfação, nos deparamos sempre com a Comunicação entre os 3 principais fatores de maior insatisfação e oportunidade de melhoria. Por outro lado, nessas mesmas empresas nos deparamos com áreas de RH e Marketing repletas de programas e planos de comunicação, mas que muitas vezes são de desconhecimento das pessoas que nelas trabalham, para a frustração geral dos times daquelas áreas. Isso porque há um fator de extrema importância nessa equação – a ação da liderança. É através da ação da liderança, por intermédio da sua comunicação, que as práticas de gestão de pessoas, os valores e a cultura organizacional se concretizam em experiência para seus colaboradores. 

Alguns dos benefícios que observamos junto às empresas que apoiamos nessa jornada são: 

  • Aumento da retenção e satisfação das pessoas 
  • Impacto na capacidade de adaptação, inovação e agilidade.
  • Conexão do trabalho com o propósito da empresa e os objetivos estratégicos impulsionando a performance 
  • Capacitação da liderança em orientar equipes durante processos de mudanças.
  • Alinhamento da cultura com os objetivos do negócio 
  • Transformação da proposta de valor da empresa em realidade impulsionando o valor da marca empregadora

Com as organizações evoluindo mais rápido do que nunca, o sucesso depende cada vez mais da capacidade da liderança em influenciar a mudança, ajudando as pessoas a acreditar, pensar e agir de forma diferente. Comunicar com empatia, compaixão e humanidade agora se tornou uma necessidade imperativa. 

É hora de agir! Convidamos você a refletir sobre as oportunidades para fortalecer a conexão do seu time, cultura e objetivos estratégicos em sua empresa. Como líder, qual é a sua estratégia e governança em relação à comunicação? Quais medidas você pode tomar agora para aprimorá-la? Não deixe para amanhã invista na sua comunicação e decole o crescimento do seu negócio.

 

Paola Klee é CEO da YC – YOUR CAREER FUTURE.

Formada em Psicologia com especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Toronto, é Conselheira Consultiva e Coordenadora do Comitê de Diversidade da ABMEN, Professora do ISAE-Instituto Superior de Administração e Economia, instituição conveniada da FGV; membro dos Comitês de Governança Familiar e ESG da ABC3 e Mentora de Negócios no Grupo Mulheres do Brasil. 

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