Comunicação: o elo estratégico para impulsionar a sustentabilidade no setor sucroenergético

Acreditamos que uma comunicação ativa, transparente ecolaborativa é essencial para ampliar o conhecimento sobre temas complexos e que impactam a sociedade de forma geral

Por Luciana Rodrigues

Em um cenário global marcado por desafios climáticos cada vez mais urgentes, a comunicação assume um papel estratégico fundamental. Não se trata apenas de informar, mas de engajar, traduzir complexidades e mobilizar pessoas em torno de um propósito comum: a construção de um futuro mais sustentável.

Na Tereos, entendemos que a jornada de descarbonização não é apenas um compromisso, mas um caminho essencial para a transformação coletiva. Reduzir emissões em nossas operações industriais e agrícolas, investir em novas fontes de energias renováveis e impulsionar as práticas de agricultura regenerativa são alguns dos caminhos para irmos cada vez mais longe em nossa trajetória.

Entendemos que, para avançar nessas frentes, precisamos ir além do planejamento estratégico e da execução operacional. Precisamos da mobilização e conexão genuína de quem está no dia a dia do negócio: colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e demais públicos de interesse. Por isso, investir em uma comunicação integrada, transparente e contínua é fundamental para transformar estratégias em ações concretas.

Internamente, temos desafios para traduzir os impactos das mudanças climáticas e nossos avanços em uma economia de baixo carbono para os nossos mais de 9 mil colaboradores. Por isso, investimos em conteúdos
didáticos, ações de engajamento e encontros frequentes com a liderança para que os colaboradores estejam sempre informados e alinhados com nosso propósito, fortalecendo a cultura da sustentabilidade e transformando-os em agentes da mudança.

Externamente, acreditamos que uma comunicação ativa, transparente ecolaborativa é essencial para ampliar o conhecimento sobre temas complexos e que impactam a sociedade de forma geral. Nos últimos anos, por exemplo, apoiamos importantes projetos de capacitação de jornalistas no agronegócio, contribuindo para uma cobertura qualificada para fortalecer tendências e disseminar os avanços do setor. Também fizemos workshops e press trips com foco em descarbonização e agricultura regenerativa com o objetivo de levar conhecimento na prática para esses profissionais.

Mobilizando todos os públicos e contando histórias dessa jornada em sustentabilidade é que a comunicação assume um papel importante neste desafio – é ela que conecta compromissos, iniciativas sustentáveis e pessoas,
garantindo que cada passo da nossa jornada rumo à descarbonização seja compreendido, compartilhado e multiplicado.

 

 

Luciana Rodrigues é gerente-executiva de Comunicação da Tereos

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email