Por Daniela Barros
No cenário atual, onde a informação circula rapidamente e a transparência é essencial, a relação entre empresas e mídia torna-se estratégica. A imprensa não apenas divulga conteúdo, mas também contextualiza, educa e amplia o entendimento do público. Para as organizações, construir um relacionamento sólido e confiável com jornalistas é fundamental para difundir mensagens que sejam claras, impactantes e acessíveis.
Responder aos desafios é apenas uma parte do processo. O verdadeiro diferencial está em gerar resultados que não apenas resolvam problemas, mas também tragam contribuições significativas para o setor e para a comunidade. Esse princípio, aplicado à comunicação empresarial, exige estratégias inovadoras para ampliar a influência e promover mudanças concretas e mensuráveis.
No agronegócio, um setor cujo PIB pode ter superado os R$ 2,5 trilhões em 2024, segundo a Cepe/CNA a ciência e a tecnologia sustentam a produtividade e a segurança alimentar, exigindo narrativas consistentes e relevantes que envolvem inovação e sustentabilidade.
Um diálogo aberto com a imprensa permite que inovações sejam amplamente compreendidas, da visibilidade a iniciativas que transformam o setor, facilitando sua adoção e apoio por parte do público e das partes interessadas.
A Bayer crê profundamente na importância de um diálogo aberto e colaborativo para fortalecer o relacionamento com a imprensa. Há sempre uma trilha de aprendizado e aprimoramento a ser seguida, mas consideramos que estamos no caminho certo — desde 2018 temos a honra de figurar na lista de “Empresas que melhor se comunicam com jornalistas” em categorias do setor.
A integração entre comunicação e áreas estratégicas da companhia cria um ciclo virtuoso: ao compreender desafios e objetivos do negócio, a comunicação se torna mais autêntica, ampliando o impacto das mensagens e consolidando a confiança a longo prazo. Por outro lado, a proximidade do negócio com a comunicação permite a construção de mensagens genuínas e alinhadas ao setor. Esse processo não apenas aprimora a difusão de
informações, mas também gera valor para jornalistas, empresas e sociedade.
Ao atuar com transparência e colaboração, a comunicação constrói e fortalece pontes entre empresas e imprensa, garantindo que conteúdos bem estruturados cheguem ao público de forma acessível e confiável. Esse modelo contribui para um debate moderno e impulsiona a evolução do setor.
Daniela Barros é head de comunicação da divisão agrícola da Bayer no Brasil