Comunicação transparente: o alicerce para uma reputação corporativa sólida

Cultivar um relacionamento próximo com os jornalistas é uma estratégia fundamental para fortalecer a imagem de uma empresa

Por Carolina Gancho de Almeida

Nos meus mais de seis anos na Kimberly-Clark – empresa com uma cultura humana e íntegra que desde sempre se conectou com meus valores pessoais -, tenho vivenciado de perto a importância de estabelecer conexões com todos os nossos stakeholders. Entre esses parceiros estratégicos, a imprensa ocupa um papel essencial em nossa missão de promover “um melhor cuidado para um mundo melhor” e na construção e fortalecimento da nossa reputação.

Embora as redes sociais e os criadores de conteúdo tenham transformado o cenário da comunicação nos últimos anos, a imprensa tradicional segue sendo uma fonte valiosa e, cultivar um relacionamento próximo com os jornalistas é uma estratégia fundamental para fortalecer a imagem de uma empresa. Em momentos de crise, por exemplo, essa conexão se torna ainda mais crucial, pois permite que as companhias tenham uma voz ativa na narrativa dos fatos, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma coerente, assertiva e eficaz.

Por meio de histórias que mostram um impacto real e positivo na sociedade, conseguimos comunicar nossas ações e valores de forma autêntica, afinal, em um mundo cada vez mais conectado, é imprescindível que a comunicação seja íntegra e precisa. Neste contexto, nossa parceria com a imprensa é mais do que uma simples troca de dados, é uma relação construída com base na confiança, respeito e transparência.

Contudo, há desafios na construção e manutenção desse relacionamento. O primeiro está dentro das próprias empresas em identificar informações que sejam, realmente, relevantes para os veículos de comunicação. O segundo desafio está na transformação do setor jornalístico, com a descontinuidade de algumas publicações, redações cada vez mais enxutas e jornalistas acumulando múltiplas funções, o que dificulta a interação frequente e reforça a necessidade de que as organizações sejam mais assertivas ao fornecer informações.

Em 2024, a pesquisa Edelman Trust Barometer constatou um ponto que também vale ser destacado: em um mundo politicamente polarizado e repleto de fake news, as empresas aparecem como uma das instituições mais confiáveis quando o quesito é implementação de inovação na sociedade. E, neste sentido, o engajamento dos C-Levels é fundamental. Quando os líderes empresariais entendem a importância da imprensa e se envolvem ativamente, é possível ampliarmos nossas estratégias e sermos ainda mais intencionais nas nossas conversas.

As empresas que compreendem a relevância dessa relação podem moldar o futuro de suas próprias histórias. Na Kimberly-Clark, temos orgulho de fazer parte desse grupo, sendo uma voz ativa e responsável. Não à toa, temos a honra de sermos reconhecidos, pelo sexto ano consecutivo, como uma das “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” na categoria de Higiene e Limpeza, título que reflete o trabalho da nossa equipe de comunicação e é um resultado da força dessa relação colaborativa.

Por fim, para empresas que buscam aprimorar sua relação com a mídia, destaco três dicas:

  1. Contar com um parceiro qualificado e especialista em assessoria de imprensa;
  2. Sensibilizar a alta liderança sobre a importância desse relacionamento;
  3. Treinar os porta-vozes para que estejam bem-preparados e compartilhem boas histórias.

Construir um relacionamento sólido com jornalistas exige tempo e consistência, mas os retornos são valiosos e contribuem para o fortalecimento da reputação das empresas. Uma comunicação transparente e séria é um dos pilares para a credibilidade e o sucesso dos negócios a longo prazo.

 

Carolina Gancho de Almeida é head de Comunicação Corporativa da Kimberly-Clark no Brasil

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