Colaboração e confiança: a importância de uma boa relação entre marcas e imprensa em uma era de produção excessiva de conteúdo

O relacionamento com a imprensa segue como uma peça fundamental para a reputação das empresas

Por Diana Rodrigues

O avanço da digitalização, o bombardeamento de conteúdos e a dificuldade de captar a atenção de diferentes públicos são apenas algumas das questões que desafiam os profissionais de comunicação nas empresas. Manter a marca relevante diante deste cenário não é uma tarefa fácil, é preciso estabelecer uma estratégia de marketing robusta.

No meio de toda essa engrenagem, o relacionamento com a imprensa segue como uma peça fundamental para a reputação das empresas. Engana-se (e muito!) quem pensa que a mídia perdeu seu valor. O fato é que a imprensa se reinventou, e continua descobrindo novas formas de operar e manter sua relevância perante os mais diferentes públicos. A cada dia são lançados novos projetos e formatos que enriquecem a imprensa e desafiam a nós, empresas, criar novas formas de nos comunicar com nossos públicos.

Aqui na TOTVS, temos uma grande estrutura de marketing que é responsável pela gestão da marca, dos produtos e dos eventos, tanto no âmbito institucional, como de geração de demanda. Entre essas diversas frentes, está a de relacionamento com a imprensa, com um time dedicado à comunicação ativa com os jornalistas, o que consideramos pilar importante de estratégia de comunicação e posicionamento. Afinal, a imprensa traz credibilidade, capilaridade e especialização, elementos que dificilmente são encontrados em outros canais. E temos colhido ótimos resultados: só em 2024, a TOTVS somou mais de 10.000 publicações na imprensa brasileira.

Dialogamos com públicos de Norte a Sul do Brasil, e a imprensa nos auxilia muito nesse
processo. Construir e estreitar relacionamentos com jornalistas fortalece nossa estratégia de consolidação de marca e é um importante canal para transmitirmos nossas principais mensagens, iniciativas, conquistas, resultados e propósito na sociedade. Ao mesmo tempo, também conseguimos atuar como uma fonte de informação para pessoas e empresas, compartilhando o conhecimento e expertise que temos por aqui.

Costumo dizer que esse é um “trabalho de formiga”, pois é contínuo e se baseia em colaboração e confiança. Em uma era de produção excessiva de conteúdo, conseguir se destacar em meio ao turbilhão de informações nunca foi tão importante para as marcas. E o relacionamento com a imprensa ainda é fundamental para qualquer organização que deseja se manter relevante no mercado.

 

Diana Rodrigues, diretora de Marketing e Comunicação da TOTVS

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