Por Flávia Albuquerque
O setor elétrico está presente em cada aspecto da nossa vida, mas as suas peculiaridades ainda são desconhecidas para a maioria das pessoas. Afeta diretamente a vida de milhões de cidadãos e o funcionamento de todas as atividades econômicas. A sociedade, no entanto, ainda sabe pouco sobre o mercado de energia.
Por isso, ainda mais em um cenário de constantes transformações, sejam regulatórias, tecnológicas ou ambientais, uma comunicação eficaz junto à imprensa precisa ser um dos pilares para as empresas que buscam fortalecer o engajamento com os seus públicos.
Neste contexto, não basta o relacionamento com jornalistas como uma simples troca de informações, seja ela ativa, quando há o interesse de se divulgar algo, ou reativa, em momentos de crise. Tem que haver um processo de construção de confiança.
A primeira premissa para essa relação é a transparência. Em um ambiente tão complexo como o setor elétrico, no qual questões sobre tarifas, sustentabilidade, infraestrutura e regulação são frequentes, é fundamental que as organizações se apresentem de forma clara e honesta. Sem se eximir de enfrentar críticas ou responder a questões difíceis. Pelo contrário, deve estar sempre disponível para esclarecer fatos e dúvidas. Uma reputação sólida exige essa consistência.
Não é fácil, nós sabemos. O alinhamento com a alta liderança, a apuração de dados de qualidade junto às áreas, tudo demanda esforço, recursos e maturidade. No entanto, vale a pena o trabalho, se acreditarmos que a imprensa pode ser um dos canais mais poderosos de disseminação de mensagens e narrativas que ajudam a
sociedade. Do outro lado, um bom relacionamento também depende de ouvirmos os jornalistas, reconhecermos o papel essencial que desempenham e respeitarmos o seu trabalho. O diálogo constante, a atualização de informações e o fornecimento de dados relevantes fazem toda a diferença.
Na CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, pautamos nossa atuação junto à imprensa exatamente por esses princípios: transparência, contato contínuo e troca de ideias e experiências. Sabemos que o setor é altamente regulado e complexo.
Por isso, nos dedicamos a oferecer o apoio necessário para a compreensão do ambiente. A nossa equipe está sempre disponível para oferecer explicações e dados técnicos, garantindo que as matérias sejam precisas e contextualizadas. A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, para nós, é uma
confirmação do quanto é valiosa essa prática.
Em um mundo de narrativas cada vez mais complexas e difusas, a comunicação com a imprensa é uma ferramenta vital para consolidar a confiança da sociedade. O que é publicado por um veículo de comunicação respeitado carrega o peso da imparcialidade e da veracidade. Um relacionamento bem estabelecido e pautado na, ética, então, contribui para a reputação das organizações, fortalece o setor como um todo e promove um ambiente de maior entendimento e respeito mútuo.
No fim, comunicar-se bem com a imprensa não é apenas uma estratégia – é um compromisso com a sociedade e com o futuro do setor.
Flávia Albuquerque é gerente Executiva de Comunicação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)