Por Ranny Alonso
É na interseção da informação qualificada que empresas e imprensa podem fazer um
belo trabalho, à serviço da sociedade. O corre das empresas move um processo
contínuo de geração de conhecimento, com parcerias externas, interações contínuas,
demandas diversas e prazos exíguos. Consequência: em nossos quadros temos
especialistas nas mais diversas áreas da gestão, forjados na operação.
No Grupo Amil, minha plataforma de Relacionamento com a Imprensa, a gestão e
entrega de serviços de saúde são o core da nossa operação diária. São mais de 80
milhões de procedimentos médicos e 12 milhões de procedimentos odontológico
realizados por ano. Uma operação desse porte tem por trás milhares de especialistas
em Saúde, principalmente, mas também em Pessoas, em Tecnologia, em Serviço, em
Finanças, em Direito, em Compliance, em Dados. Fontes seguras e informação idem,
portanto, capazes de evitar erros e expandir reportagens em direções necessárias.
O ecossistema da saúde, com diferentes indústrias gerando conhecimento
ininterrupto para o avanço da Medicina, é um dos mais desafiadores para um repórter
acompanhar e se manter atualizado, entendendo as potencialidades e as limitações de
uma cadeia complexa – e cara.
Em 30 anos nesse segmento, posso me dizer feliz em ter participado da conexão da
Amil com centenas de jornalistas e fontes para contar jornadas fantásticas de
recuperação, para alertar sobre doenças evitáveis, para demonstrar como cuidados
simples importam, para apresentar evidências médicas, para explicar novas técnicas e
tecnologias e para debater sobre como ampliar o acesso à saúde, o que também inclui
responsabilização.
Empresas fortalecem o papel da Imprensa na tarefa de informar, expandem as
perspectivas de jornalistas interessados, auxiliam no levantamento e análise de
estatísticas, contam suas próprias histórias, convencem seus profissionais, clientes e
pacientes a contarem as suas, enfim, são parte interessadas e interessantes de um
jornalismo construtivo que tem muito a somar.
Ranny Alonso é diretora de Comunicação do Grupo Amil