Transparência e confiança para a construção de relacionamentos sólidos

Com os avanços da tecnologia associados à rapidez do consumo de notícias, um post ou tema aparentemente comuns são capazes de provocar grandes prejuízos às corporações

Por Juliana Machado

Tempos atrás, em um mundo offline, uma pauta poderia ser digerida por horas, dias e até semanas antes de virar notícia e se transformar em uma crise. Hoje, com os avanços da tecnologia associados à rapidez do consumo de notícias, um post ou tema aparentemente comuns são capazes de provocar grandes prejuízos às corporações. A gestão de crise, nesse contexto, é um dos mais importantes fundamentos da comunicação corporativa. E o relacionamento transparente e sólido com jornalistas é imprescindível para mitigar cenários comunicacionais adversos e permitir que a narrativa das organizações seja transmitida com agilidade, clareza e objetividade.

A mídia tem um papel importantíssimo nesse processo e influencia a  percepção que o público tem sobre determinada personalidade, político ou empresa, podendo impactar diretamente na sua reputação. Portanto, os
veículos de comunicação devem ser considerados grandes aliados no dia a dia. Confiança, transparência e coerência entre discurso e prática são atributos essenciais para uma comunicação efetiva e a consolidação do relacionamento com a imprensa.

Além disso, o fornecimento de informações relevantes, o entendimento sobre prazos e adaptação às necessidades dos jornalistas, com a possibilidade de oferecer porta-vozes e boas histórias que sejam do interesse do repórter e do leitor são estratégias que contribuem para fortalecer esse vínculo. A conexão, porém, ultrapassa o mero envio de e-mails e mensagens aos jornalistas. Press trips, almoços e cafés de relacionamentos, convites para eventos promovidos pela empresa e visitas às redações são outras formas complementares de se
aproximar com repórteres e editores.

Para ampliar as conversas e interação com a imprensa, temos buscado, na ArcelorMittal, intensificar as ações de relacionamento e divulgação de temas relevantes para a sociedade em geral. Somos uma empresa com presença em sete estados com unidades industriais e contamos com mais de 17 mil empregados distribuídos por todo o Brasil, trabalhando firme no nosso propósito de produzir “aços inteligentes para as pessoas e o planeta”. Uma empresa desse porte necessariamente é notícia e temos a responsabilidade de dar visibilidade e transparência às nossas ações.

No ano passado, por exemplo, organizamos coletivas para anunciar investimentos nas áreas de energia e descarbonização. Promovemos encontros com jornalistas em eventos relacionados aos patrocínios da empresa
à StockCar, Arena MRV e MasterChef, concedemos uma série de entrevistas a veículos nacionais e locais, incluindo do presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, e outros diretores e porta-vozes.

Todas essas ações ajudam a empresa a construir um colchão reputacional necessário para amenizar potenciais efeitos de crises. A reputação é um dos ativos mais importantes de uma organização. E manter o relacionamento com jornalistas e veículos é uma estratégia fundamental para o fortalecimento da reputação e da marca.

Com as rápidas transformações dos veículos de comunicação e o surgimento de diversos novos canais, a ArcelorMittal está sempre atenta às novas formas de comunicar. Nesse contexto, o relacionamento entre jornalistas e empresas torna-se ainda mais relevante e precisa ser cada vez mais próximo para respondermos às pressões da sociedade que demandam respostas e a disseminação de informação de qualidade e em tempo real.
Produção de conteúdo qualificado, transparência e celeridade no atendimento à imprensa são pilares fundamentais. Reforçamos também que é essencial disponibilizar informações relevantes e contextualizadas, que sejam do interesse do repórter e do público.

Nos sentimos muito honrados ao recebermos pela sétima vez a premiação Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas. Trata-se de um dos prêmios mais importantes do setor da comunicação do Brasil. Acreditamos que a imprensa tem um papel fundamental para a democracia e a formação cidadã,
de modo que prezamos por uma relação de confiança e sólida com os jornalistas. Dar continuidade à transparência das informações é um compromisso do qual permanecemos vigilantes”.

 

Juliana Machado, Gerente Geral de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil (Foto: Divulgação/ArcelorMittal)

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