Comunicação interna fortalece a marca empregadora

A constatação é de apoiadores e empresas vencedoras 1º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

As empresas estão investindo na marca empregadora (employer branding) como um diferencial no mercado e na atração e novos talentos. Essa é a constatação de algumas empresas vencedoras no 1º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, cuja entrega dos troféus aconteceu em abril deste ano, em São Paulo.

Mariana, da Arcos Dorados

Para Mariana Augusta dos Santos, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, “a comunicação é fundamental para engajar o público interno com os valores e a cultura da empresa. Na Arcos Dorados temos hoje, no Brasil, cerca de 60 mil pessoas trabalhando em diferentes áreas e regiões, o que nos apresenta o desafio de conversar com universos e vivências diversos, mas de forma autêntica e personalizada. Os colaboradores da companhia são nossos principais embaixadores, seja nos escritórios, nos restaurantes McDonald’s ou fora deles, ou seja, são eles quem dão voz na hora de contar sobre sua jornada e como é trabalhar conosco e, com isso, contribuem para a visão do público sobre a companhia enquanto boa empregadora”.

E a comunicação interna é uma grande aliada nesse processo, segundo Mariana Augusta. “Acreditamos, ainda, que ela deve ser uma via de mão dupla que, assim como a cultura da empresa, é resultado de uma construção coletiva entre todos os colaboradores em uma jornada de transparência e propósito. Essa construção permeia as relações internas da companhia, engaja os funcionários, mas também é capaz de extrapolar o ambiente corporativo e impactar o mercado e a sociedade, inspirando profissionais do mercado a também se juntarem à companhia”.

Em seu projeto 5 anos de Cooltura de Serviço?, “um dos nossos compromissos enquanto companhia é promover um ambiente de trabalho acolhedor e respeitoso no qual nossos colaboradores se sintam à vontade para serem quem realmente são. Uma cultura em que cada um possa alcançar seu máximo potencial, sem deixar de lado suas características, gostos e personalidade, o que nós chamamos de Cooltura de Serviço”.

A campanha teve como protagonistas os próprios funcionários, o que gerou engajamento e conexão com todo público por meio de trajetórias e histórias inspiradoras dos funcionários. Eles foram incentivados a compartilhar o que os tornavam “cool”, sendo uma campanha que convidou a todos a participarem, contando com centenas de participações.

A respeito do Prêmio, Mariana diz que “é um reconhecimento super importante para dar visibilidade em como a comunicação é essencial e tem o poder de atuar positivamente para promover uma transformação cultural nas companhias, unindo iniciativas de RH com comunicação interna e mostrando que cada vez mais é imprescindível que as empresas se comuniquem com propósito, de forma clara e transparente com seus colaboradores.  Mesmo que ambas as áreas funcionem em estruturas separadas, a sinergia entre elas é fundamental para trocas com olhar estratégico sobre a empresa e é um passo a mais na integração da equipe, para que todos falem a mesma linguagem, engajando os colaboradores e impactando a sociedade como um todo.

Integração entre Comunicação, Marketing e RH

 

Juliana, da Dasa

Juliana Annunciato, head de Comunicação Interna e Marca Empregadora da Dasa na época do prêmio (ela saiu da Dasa), empresa vencedora na categoria Pesquisas, destaca a importância das avaliações internas, as quais “contribuem enormemente para a eficiência da comunicação interna. A análise dos dados obtidos nas sondagens que realizamos com os colaboradores nos trazem a segurança necessária para tomadas de decisão, uma vez que validam nossas hipóteses. As pesquisas nos ajudam também com novos insights e, quando necessário, evidenciam o que é preciso para corrigimos rota”.

Segundo ela, existe uma grande interação entre Comunicação, RH e Marketing no propósito da marca: “Atuamos em parceria e em cooperação com as áreas que contribuem para o fortalecimento da marca empregadora. A depender do tema, realizamos agendas 360º para encontrarmos juntos os caminhos que mais favorecem o propósito da marca e nossos valores culturais”.

Além disso, Juliana cita os influenciadores internos como parceiros fundamentais. “Seu poder de influência sobre os demais colegas contribui para o aumento da adesão e engajamento em ações estratégicas, ao mesmo tempo em que atuam como termômetros de clima indicando o que pode funcionar melhor de acordo com a realidade da ponta”.

A respeito o Prêmio, a gestora da Dasa diz que iniciativas como o PEMCC “incentivam a inovação e a troca de melhores práticas, o que é positivo para o mercado como um todo. Além disso, quando evidenciamos o que fazemos de melhor damos a oportunidade de reconhecer o empenho dos nossos talentos, o que contribui para elevação do orgulho e senso de Ser Dasa do time”.

Simone, do Grupo Pereira
Simone, do Grupo Pereira

No Grupo Pereira, com o case na Categoria Digital, (Comunicação 2.0), o destaque é a interação da comunicação nos meios digitais, segundo explica Simone Cardoso, gerente de Comunicação Corporativa e ESG: “É no meio digital que as pessoas estão. Pesquisas mostram que quase 80% dos brasileiros se informam pela internet, por exemplo. Na comunicação interna, além do digital permitir alcançar o maior número de pessoas de maneira imediata, as ferramentas possibilitam interação. Em empresas com um grande número de colaboradores o digital facilita muito a cascata de informações, o que reflete diretamente no engajamento do público interno”.

“O varejo traz um grande desafio para a comunicação interna”, ressalta Simone. “Uma vez que normalmente são empresas com milhares de funcionários espalhados em diversos lugares diferentes. No Grupo Pereira, por exemplo, somos 17.000 pessoas, em 5 estados no Brasil e a grande maioria (mais de 95%)  está na operação, no piso das lojas, ou seja, sem acesso a um computador o tempo todo, como acontece nos escritórios. É fundamental acessar essas pessoas onde elas estão, seja de maneira tradicional com os murais físicos (analógicos ou digitais), seja usando as ferramentas digitais disponíveis  – principalmente mobile – porque dessa forma você chega no colaborador num ambiente onde ele já está. No varejo vale também a ressaltar de que as pessoas são nosso principal veículo de comunicação na ponta, então formar gestores multiplicadores das informações corporativas e dar a eles ferramentas e conteúdo para garantir uma cascata eficiente e atualizada, é parte fundamental do nosso trabalho na comunicação interna no varejo”.

Sobre o Prêmio, ela admite que ficou “muito feliz quando soube que o prêmio, [de uma empresa, a Cecom] que já é tão tradicional em relação a jornalistas, fez um focado em comunicação interna, afinal, os colaboradores são nosso stakeholder mais importantes quando falamos de imagem e reputação empresarial e a informação é uma das principais ferramentas para o famoso ‘orgulho em pertencer’, que faz tanta diferença nas companhias. Um prêmio com esse foco só reforça o papel estratégico que as áreas de comunicação e RH tem quando se trata de informar seus funcionários, engajá-los e valorizá-los. Nós, do Grupo Pereira, ficamos muito felizes em participar e desejamos muito sucesso!”

Caio, da LATAM

A LATAM Airlines venceu na categoria Gestão de Crise (Canais do CEO como Estratégia para a Cultura da Transparência), assunto que ainda muita empresa patina. Caio Ferracina, coordenador sênior de Comunicação Interna e Endomarketing, diz que é um desafio gerir crise no setor de aviação civil, mas que consegue superar desafios: “Pode parecer curioso, mas só me vieram aspectos positivos em mente para esse assunto. Me recordo de dois pontos relevantes para comentar: o primeiro deles é que quando anunciaram os primeiros casos de Covid na China e na Itália, iniciou-se um trabalho de comunicados frequentes e com foco em cuidar e tranquilizar as pessoas. E naquele momento, comentei com a minha equipe, ‘vamos criar uma planilha e catalogar tudo o que será comunicado’, e ao ser perguntado o porquê, minha resposta foi: ‘Porque vamos fazer história e ganhar prêmios’”.

“O segundo deles é comentar que os canais do CEO surgiram de forma natural e orgânica. Muitos pensam que tudo saiu da minha cabeça, líder da área, mas não: nosso CEO começou a gravar os vídeos porque simplesmente eles eram necessários, e ali sabíamos que estava nascendo algo que vinha para ficar e se consolidar.”

Sobre o Prêmio, ele admite ter sido “ao longo da minha carreira, participado de mais de uma centena de eventos e cursos de Comunicação, com foco em Comunicação Interna. E sempre via, nos últimos 10 anos, as mãos levantadas e perguntando aos palestrantes: ‘Como posso ser mais estratégico?’. Neste momento, pós-vacina com arrefecimento da pandemia, vejo que as áreas de Comunicação Interna se reposicionaram, e o timing deste prêmio é a comprovação disto. O tema “merecia” um prêmio específico e complementar ao que temos no mercado — todos com sua devida relevância — para reconhecer algo tão atual como a experiência de um trabalhador, como ele se informa e como ele vive aquela relação com a marca que o emprega”.

Tendências visíveis da comunicação interna

Blanco, da Natura

Vencedora na categoria Campanha, como “Voto Consciente, uma campanha pelo exercício da democracia”, Michel Blanco, head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura, diz que as empresas que fazem parte da Natura&Co América Latina “sempre valorizaram as pessoas e as relações. Somos um grupo que se propõe a trazer impacto positivo para toda a nossa rede — rede essa formada pelos nossos consumidores, colaboradores e por mais de um milhão de consultoras de Beleza Natura e representantes da Beleza Avon que atuam no Brasil”.

A Natura também sempre teve como uma de suas crenças a diversidade. “Acreditamos que, quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. E isso não deveria ser diferente na política”, diz Michel, que complementa: “Nós prezamos pelo exercício ativo e participativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Consideramos relevante um diálogo republicano, respeitoso e apartidário entre empresas, governos e sociedade civil, conduzido de maneira permanente, sejam quais forem os governantes legitimamente escolhidos para a construção do desenvolvimento econômico e socioambiental justo e sustentável”.

Opinando sobre o Prêmio, Michel declarou que “é sempre gratificante conhecer o que outros colegas e o que outras empresas têm feito. Iniciativas como o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores nos dão uma oportunidade incrível de conhecer cases de qualidade e de trocar experiências, aprender juntos e evoluir nossas práticas como comunicadores”.

Sheila, da Pfizer

Sheila Ceglio, diretora de People Experience da Pfizer Brasil, empresa premiada no Pilar Grandes Ideias, Categoria Eureka, consegue visualizar, com o conjunto de projetos apresentados no PEMCC, algumas tendências na Comunicação Interna: “Acredito que o fortalecimento das estratégias baseadas em dados, algo que vem avançando no universo da comunicação como um todo, ainda tem muito a contribuir com a comunicação interna. Ao analisar de forma mais precisa o engajamento dos colaboradores com nossos conteúdos e canais, temos a chance de compreender melhor suas preferências de formatos e comportamentos, endereçando nossas mensagens de forma mais eficaz. Assim, tanto o planejamento e a tomada de decisões se tornam mais assertivos, quanto a comunicação interna pode se aproximar ainda mais dos colegas”.

“Em outra frente, vejo como crescente a oportunidade de ampliar a visibilidade da liderança por meio da Comunicação Interna. Líderes mais atuantes nos canais internos contribuem para aumentar o senso de pertencimento entre os funcionários, que se percebem mais próximos da estratégia da empresa, impulsionando o engajamento com as mensagens mais estratégicas que a companhia se propõe a transmitir”, ressalta.

Leles, da Saint Globain

A Saint Globain foi premiada no Pilar Grandes Ideias, Categoria Revolution. Camilo Cutri de Leles, gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital, comenta seu projeto ““Renato de 2019 conversa com Renato de 2022”: Com a produção do vídeo, conseguimos transmitir uma excelente mensagem de confiança, celebrar todas as conquistas que tivemos nos três anos e quanto foi positiva todas as mudanças que a empresa teve. Assim, aumentamos o engajamento das equipes com a empresa. Foi um projeto desenvolvido entre Marketing, Comunicação Interna, alinhado com a área de Recursos Humanos.

Tivemos a ideia da produção, apresentação ao Diretor-Geral e ele topou o desafio imediatamente. Criamos um roteiro pensando em todas as evoluções dos anos, de uma forma contando uma história. A produtora contribuiu muito para o sucesso do vídeo.

Falando sobre a importância do Prêmio no mercado da comunicação, Leles enfatiza a “excelente iniciativa para reconhecer as empresas que investem no time interno, que comunicam com excelência com os seus colaboradores, pois são eles que irão atender os clientes, representar a empresa no mercado, atingir os resultados”

Impacto do digital

Ana Paula, da Siemens

Ana Paula Ulir, especialista em Comunicação Corporativa na Siemens, fala sobre a importância do impacto dos meios digitais na comunicação: “Somos impactados a todo momento por uma quantidade gigantesca de informações, pelos mais diversos canais. Uma comunicação eficaz se faz essencial, pois somente por meio dela é que conseguimos atrair a atenção do público-alvo. E o universo da comunicação interna acaba replicando esse tipo de cenário, tão comumente visto em outros aspectos do cotidiano das pessoas. A mensagem nos meios digitais precisa ser relevante para cumprir seu papel e não se perder em meio ao mar de conteúdos que impactam diretamente a todos”.

E comenta o projeto premiado da empresa, SemSurto, no contexto de Gestão de Crise: “Durante pouco mais de dois anos, a comunicação conseguiu levar até os funcionários da Siemens um conteúdo esclarecedor e com leveza. Isso fez toda a diferença, uma vez que a população era ‘bombardeada’ de más notícias, fake news e muito alarde. Muitas pessoas precisavam lidar com perda de entes queridos e amigos, inclusive. O projeto conseguiu dialogar com o público, esclarecer pontos importantes, informar e ainda por cima provocou engajamento e união num momento tão crítico. Certamente, a #SemSurto contribuiu diretamente na vida das pessoas e também no reforço da imagem da Siemens como uma das empresas que melhor tratou do tema da pandemia no país, segundo especialistas. A pandemia foi uma crise que transcendia muros e fronteiras, em todo o mundo. Foi a comunicação e o conteúdo diferenciado que se destacaram e que, por muitas vezes, proporcionaram uma sensação de acolhimento e segurança para o público-alvo da iniciativa, tornando-se assim uma ação bem-sucedida”.

Ana Paula elogia a iniciativa do PEMCC: “Prêmios focados em comunicação com funcionários são raros e, ao mesmo tempo, muito importantes. Afinal, a forma como as empresas conduzem suas comunicações com seus colaboradores impacta a vida de milhões de pessoas no país. Ao premiar as companhias que se destacam positivamente neste aspecto, lança-se tendência e gera-se um movimento extremamente positivo. Todos têm a ganhar: desde o funcionário que se sente valorizado com uma comunicação que atende suas necessidades, as corporações privadas, que conseguem se utilizar da comunicação como ferramenta essencial para angariar engajamento e os comunicadores, que são desafiados a fazerem o seu melhor para elevar ainda mais o nível dos conteúdos e iniciativas voltadas para tal público”.

Ovando, da Solar

Uma Solar com mais cores: a cultura de Inclusão e Diversidade Solar” (Diversidade e Inclusão), foi o projeto vencedor da empresa Solar. José Luís Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Cultura da empresa, comenta que, “Além dos benefícios que já são muito discutidos quando se tem diversidade e inclusão (como visões e experiências diferentes), as empresas que não acompanharem as grandes reflexões e mudanças sociais correm o risco de ficarem para trás. Afinal, se a sociedade é diversa, a empresa tem que refletir esse tecido social. Em exemplos como o da Solar Coca-Cola, seria incoerente para a marca não ter atenção a esse tema, já que as pessoas que consomem seus produtos são as mais diversas possíveis. Hoje, inclusão e diversidade impactam diretamente na percepção e no valor das empresas, podendo interferir em suas performances das maneiras mais variadas (desde um alto turnover por falta de acolhimento até queda no consumo por não se identificar mais com a filosofia da empresa).

A governança de Inclusão e Diversidade na Solar Coca-Cola tem mais de 160 pessoas envolvidas, estruturada por meio de pilares estratégicos, comitê, grupos de trabalho nas regionais e grupos de afinidade. Os pilares estratégicos relacionam-se diretamente com 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A continuidade do projeto prevê a intensificação da jornada de letramento (uma iniciativa relevante para que, de fato, a inclusão aconteça), além do fomento de vagas afirmativas nos processos seletivos. Além do mais, Inclusão e Diversidade (I&D) se tornaram oficialmente elementos institucionais da empresa.

A respeito do PEMCC, diz ser “excelente a iniciativa da Plataforma de Negócios da Comunicação em criar esse reconhecimento. A partir dele ganha todo o mercado, agências e clientes, pois criam-se referências da excelência do que melhor tem sido feito em CI nos mais diferentes temas relacionados. Muito além de um registro fotográfico dos feitos, incluindo metodologias, conceitos criativos e recursos do presente, certamente servirá também como base para futuros estudos acadêmicos”.

Sara, da Suzano

A Suzano venceu na categoria “Propósito da Marca”. Sara Kadri, gerente de Comunicação e Marca, acredita no papel fundamental da Comunicação interna para a sustentação do propósito da companhia: “Para nós, o propósito de uma organização ou marca não é algo que se cria. É algo que se revela, que se identifica a partir das pessoas que fazem parte daquela empresa ou que estão conectadas a ela, especialmente os colaboradores e colaboradoras. E o público interno tem um papel prioritário neste processo. Os times são ouvidos durante as escutas para coletar informações e percepções, são os primeiros a conhecer o propósito na etapa de revelação, e vivenciam e reverberam o propósito no dia a dia. E toda essa jornada envolve necessariamente a comunicação interna. É por meio dela que garantimos que o conceito faça sentido para toda a organização e que cada colaborador(a) se sinta realmente representado e inspirado por ele”.

Ao falar da importância do PEMCC, a gerente diz que “essa iniciativa é extremamente importante. Apesar de todo o avanço que temos observado na comunicação interna nos últimos anos, ainda sinto que há muito espaço para ampliar a sua visibilidade. Fico contente em ver que iniciativas como essa estão ajudando a mostrar o valor da comunicação interna, além de compartilhar conhecimento e experiências bem-sucedidas na área. É a partir da comunicação interna que se promove engajamento, integração e conhecimento da nossa cultura, do que nos difere das demais empresas. É a comunicação interna que faz com que todos(as) entendam para onde a empresa está indo e onde quer chegar, possibilitando que todos(as) possam se mover na mesma direção. Parabéns aos(às) organizadores(as) pela iniciativa e que o Prêmio se fortaleça a cada ano, engajando ainda mais empresas para compartilharem seus trabalhos!”.

Conhecimento multidisciplinar

Pessôa, da Syngenta

A Synergia venceu na categoria Campanha, com Mês da Mulher Synergia”. Alexandre Pessôa, gerente de Comunicação e Marketing, lembra que “desenvolver este tema para o público interno é extremamente importante na promoção da igualdade de gênero e no combate ao preconceito e discriminação contra as mulheres no ambiente de trabalho”.

Desde 2019 a Synergia investe em uma comunicação que reflita os seus valores de diversidade, representatividade e inclusão. “Buscamos considerar as interseccionalidades em todas as nossas abordagens. Nossos conteúdos trazem não apenas a questão da mulher, de forma geral, mas também a questão da mulher negra, a mulher LGBTQIAP+, a mulher PCD, entre outras. Essa abordagem se dá também para diversas temáticas, como a questão da inclusão da população indígena, ribeirinha, em situação de rua, e todos os públicos considerados vulneráveis e/ou minorizados”.

A respeito do PEMCC, Pessôa avalia a iniciativa muito boa e motivacional: “Além da troca entre outras empresas, o reconhecimento do trabalho voltado ao público interno toma uma relevância que muitas vezes não vemos por aí. Isso também é importante para nossa equipe dentro da empresa, tenho certeza de que teremos ainda mais incentivo, reconhecimento e orçamento para trabalhar a comunicação interna de forma cada vez mais inclusiva e diversa”.

Oliveira, da Unimed-RJ

A Unimed-RJ participou e venceu no Pilar Grandes Ideias, Categoria Revolution, com o projeto GPS – Gente, Planejamento e Sucesso: a ciência do engajamento a favor do planejamento estratégico. Rafael Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing, elogia o envolvimento da comunicação interna no planejamento estratégico: “Passou o tempo em que a comunicação interna era somente uma área legal que cuidava de ações de datas comemorativas e avisos de RH. Hoje, ocupa uma função estratégica e está ali para ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Então, não faz sentido que qualquer iniciativa não surja das demandas do planejamento estratégico da organização. É isso que garante sua função estratégica e essa é a melhor contribuição possível da área para o negócio”.

O envolvimento do CEO e área de RH foram fundamentais. “Lideranças, para mim, são, atualmente, o principal canal de comunicação interna das empresas. Ainda mais agora no modelo de trabalho híbrido. São elas que têm a capacidade de levar contexto para as equipes. Então ter todos os níveis de lideranças envolvidos e engajados é fundamental, e é preciso capacitá-las para isso. Neste aspecto, o RH que, tradicionalmente, sempre foi um grande parceiro, ganha ainda mais relevância neste trabalho em conjunto.

Para ele, “o prêmio tem uma relevância enorme para o mercado, pois, para além de reconhecer as melhores práticas de mercado, é um estímulo permanente para que as empresas busquem sempre ideias e soluções criativas e assertivas capazes de resolverem problemas de negócio e de serem referenciadas pelo mercado”.

Paula, da Vale

A Vale, vencedora em três Categorias:  Employee Experience, “Agir pela Vida”; Felicidade Corporativa, com Histórias Que Podemos Evitar e Tecnologia, com Yammer na Vale. Paula Silvino, gerente global de Planejamento, Experiências e Comunicação Interna, afirma que “a comunicação interna é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Prover canais realmente acessíveis a todos, nos comunicar de forma genuína, inclusiva e transparente, e trabalhar ações de reconhecimento fazem com que os empregados se sintam respeitados, valorizados e renovem suas escolhas de pertencer a empresa. Criar espaços de diálogo e de troca também são iniciativas que a comunicação interna pode colaborar e que são essenciais para reforço do orgulho de pertencer. O público interno é o coração da empresa e tem que estar no centro de nossa estratégia”.

Sobreo PEMCC: “É essencial aprender, trocar conhecimento e se conectar com outras empresas. Foi maravilhoso o surgimento dessa plataforma de troca de aprendizado da Melhor RH. Um movimento muito importante para o mercado que ressalta a importância da comunicação interna. A gente precisa ter essa antena ligada nas inovações e ver o que podemos trazer para a Vale. Dois dos nossos comportamentos-chave são a escuta ativa e o engajamento com a sociedade. Participar do prêmio, ser inspirado por outros colegas e ter ganhado na categoria de tecnologia nos deixou muito felizes”.

Rua, da Vivo

A Vivo se destacou nas categorias Relacionamento com Influenciador Interno (Vivo Creators”) e no Pilar Grandes Ideias, Ccategoria Revolution (“Pessoas para Pessoas”). Cesar Rua, executivo sênior de Comunicação Corporativa Interna e Digital, disse que “Cada Vivo Creator – influenciador interno – traz o seu olhar para o tema proposto pela Comunicação Interna e faz uma narrativa do seu jeito, com o seu sotaque e personalidade. Esta comunicação gera engajamento natural por ser mais espontânea, ser horizontal e por ter representatividade de várias áreas da empresa, regiões do Brasil e tribos. E desde que lançamos este projeto, os Vivo Creators têm superado todas as expectativas. Com eles, nos aproximamos mais das pessoas e criamos movimentos internos a partir de temas que são relevantes para a Vivo.

Segundo o executivo, “Aqui na Vivo temos uma Cultura Digital Colaborativa, na qual convidamos as pessoas a serem quem são e a colocarem as suas ideias. Este protagonismo, que estimulamos no projeto de ‘Pessoas para Pessoas’, não é exclusivo na comunicação. Ele permeia toda as áreas da companhia: protagonismo do indivíduo como condição essencial para que as coisas aconteçam. Além disso, mensalmente, realizamos uma reunião que reúne os times de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Imagem Corporativa. É um momento no qual compartilharmos estratégias, definimos prioridades de projetos e alinhamos juntos como dar ainda mais protagonismo às pessoas/áreas.

A respeito do PEMCC, diz que “esta é uma oportunidade de reconhecermos as iniciativas e melhores práticas de Comunicação Interna, destacando o papel estratégico da área e evidenciando o quando ela contribui para o negócio de uma companhia. O mercado estava precisando de premiações com este olhar. Que venham mais edições!”.

Colaboradores no centro

 

Massari, da Bayer

Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer, vencedor com o projeto Bayflex, falando a respeito de employer branding faz algumas considerações conceituais: “O primeiro ponto importante a considerarmos é que na Bayer nós não entendemos a comunicação com colaboradores como comunicação interna: essas delimitações, que muitas vezes criamos quando o assunto é comunicação nos ajudam a desenhar times e organizar prioridades, mas a verdade é que há muito tempo essas diferenças já não existem. Nossas estratégias para os conteúdos tangem a experiência do colaborador e a proposta de valor da nossa organização: elas são pensadas e elaboradas de forma intencional. A escolha de cada abordagem deve, já em sua forma e meio, traduzir os valores e crenças da nossa cultura. A comunicação com colaboradores, assim como outros processos, rituais e símbolos organizacionais são uma prova real dessa proposta de valor. O Bayflex, que faz parte de nossa cultura flexível, é um exemplo tangível dessa abordagem”.

Sobre o PEMCC, ressalta que “valorizar o trabalho de organizações que colocam, de forma genuína, as pessoas, sejam elas colaboradores, parceiros ou clientes, no centro de sua estratégia, é sempre uma proposta de grande impacto. Nada mais essencial do que a experiência dos colaboradores que vivenciam, no dia a dia, a proposta de valor da organização. Também são eles os protagonistas das transformações e evoluções que acontecem dentro das empresas e que são refletidas também na sociedade. Então, quando temos um prêmio como esse, que promove a troca de experiências e reconhece o trabalho que olha para esse importante público, temos mais uma oportunidade de aprendermos e crescermos juntos”.

Rogério Louro, responsável pela comunicação interna da Nissan
Rogério Louro da Nissan

A Nissan venceu com o case de eventos Mundo Mágico Nissan do Brasil – Programa de visitas de família de funcionários ao complexo industrial em Resende, Rio de Janeiro. Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa, afirma que “Não seria possível executar o Mundo Mágico Nissan sem o suporte de diversas áreas. Quando trazemos visitantes para dentro da nossa fábrica é fundamental o envolvimento de pessoas estratégicas para que a visita ocorra, principalmente, de forma segura e seja encantadora. O nosso tour ocorre com a linha de produção funcionando e fazendo desta maneira com o objetivo de potencializar a experiência do visitante”

Ao falar sobre o PECC, afirma que é fundamental valorizarmos iniciativas que dão destaques a relação empresas e colaboradores. Está mais do que claro que os funcionários são os melhores embaixadores de qualquer marca e por isso construir uma boa relação com eles é um pilar estratégico para o sucesso do negócio.

Apoiadores reforçam tendências

Para Angélica Consiglio, CEO da Planin, apoiadora do evento,  “é  fundamental que os profissionais de comunicação se mantenham atualizados e, para tanto, o Prêmio e o Fórum Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores são excelentes oportunidades para acompanhar de perto as tendências do mercado”.

Angélica, comenta que os objetivos organizacionais só são atingidos por empresas que possuem profissionais engajados e motivados. Para isso, a comunicação interna é fundamental. “Mais do que nunca, executivos e  CEOs de grande destaque estão percebendo a importância da comunicação para aumento de performance nos negócios, assim como para a criação de um ambiente agradável de trabalho”.

A mesma opinião é compartilhada por Viviani Mansi, na época da premiação, presidente da Fundação Toyota,
ressaltando que “a transparência é um valor importante para a empresa e isso se reflete no relacionamento
com os colaboradores”.

 


1º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – apoio de:

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