A comunicação na credibilidade empresarial

Transparência na comunicação é essencial para a credibilidade e o sucesso empresarial. Premiados no PEMCJ deste ano acreditam do relacionamento confiável com todos os públicos envolvidos

A transparência empresarial e um bom relacionamento com os clientes, funcionários e demais partes interessadas são fundamentais para a sustentabilidade e sucesso de uma empresa. Essa opinião foi unânime entre as marcas consagradas na 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, em evento presencial no dia 7 de novembro no Teatro do CIEE, promoção do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação. A transparência reflete a honestidade e a abertura da organização em suas ações e decisões, gerando confiança e credibilidade no mercado. Além disso, incentiva a prestação de contas e a responsabilidade social corporativa.

Uma empresa transparente é aquela que divulga informações relevantes sobre suas atividades, como suas políticas, práticas de governança, impacto ambiental, entre outros aspectos. Isso permite que todos os envolvidos possam compreender e avaliar as ações da empresa de forma clara e ética.

A pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é o único prêmio que reconhece as organizações que se destacam na transparência e na comunicação com a imprensa. A premiação busca valorizar as empresas que investem na divulgação de informações claras e precisas, facilitando o acesso dos jornalistas e do público em geral às suas atividades e decisões.

A transparência nas empresas não só fortalece a confiança dos acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores, como também reforça a imagem da organização perante a sociedade. Quando as informações são divulgadas de forma aberta e honesta, a empresa demonstra um compromisso com a verdade, a integridade e a responsabilidade social.

Além disso, também estimula a concorrência saudável e a inovação, uma vez que as empresas que divulgam suas práticas acabam servindo de exemplo e referência para o mercado. Portanto, investir em transparência e comunicação eficiente é uma estratégia inteligente para as empresas que buscam se destacar no cenário empresarial atual.

Ao promover a divulgação de informações relevantes, as empresas não só cumprem com suas obrigações éticas, mas também contribuem para a construção de um ambiente de negócios mais justo e sustentável. A transparência é um pilar fundamental para o desenvolvimento de relações comerciais baseadas na confiança e na cooperação mútua. Por isso, é fundamental que as empresas adotem práticas transparentes em sua comunicação e prestação de contas.

Confiança e transparência são fundamentais para uma companhia

Bruno Zani

Bruno Zani, gerente de Comunicação da Boehringer Ingelheim, acredita que as empresas devem fornecer conteúdo e informações de qualidade para a imprensa. Isso resulta em mais informação sobre saúde para mais pessoas e pacientes. “Eu acredito que as empresas têm que fornecer conteúdo, informação de qualidade para a imprensa e com isso a gente vai também levar mais informação, no caso da Boehringer, saúde para mais pessoas e para pacientes”, acredita Zani.

Leandro de Freitas

A transparência também ajuda a construir e manter a confiança dos stakeholders, como investidores, clientes, funcionários e comunidade em geral. Quando uma empresa é transparente em suas ações e operações, demonstra um compromisso com a honestidade, integridade e responsabilidade, o que impacta positivamente em sua reputação e imagem perante o mercado. “A transparência e a agilidade são fundamentais para garantir a rapidez e qualidade na resposta e na comunicação das informações”, destaca Leandro de Freitas, diretor de comunicação da Vivo.

Freitas ressalta a importância de uma comunicação transparente com os clientes. Ele destaca que é essencial garantir que os clientes estejam cientes das práticas, políticas e ações da empresa, o que fortalece a relação e gera confiança, fatores essenciais para manter uma base sólida de clientes.

Além disso, a comunicação transparente permite à empresa estar aberta ao feedback dos clientes, possibilitando ajustes e melhorias contínuas em seus produtos e serviços. Flavio Otsuka, diretor da Tokio Marine, compartilha dessa visão ao afirmar que “é fundamental garantir a satisfação dos consumidores e a competitividade no mercado”. Otsuka acredita que é preciso ser uma fonte fidedigna e de informações claras e estruturadas para chegar ao público e estar disponível, sendo “O principal objetivo como empresa”.

Credibilidade perpassa pela comunicação

Fábio Nacarto

A honestidade e a transparência empresarial têm se tornado temas cada vez mais relevantes nos negócios, e é um contraponto das boas empresas aos escândalos corporativos de outras companhias que assistimos nas mídias. A sociedade passou a cobrar das empresas uma postura ética e responsável e esses valores se tornaram essenciais para manter a confiança dos consumidores e da sociedade como um todo.

Fábio Nacarato, gerente de Comunicação Externa do Assaí Atacadista, destaca a importância da credibilidade na comunicação. Ele enfatiza que a transparência e a honestidade são essenciais para construir confiança interna e externamente, tanto com os colaboradores quanto com os clientes e demais stakeholders. Nacarato ressalta que a comunicação transparente cria um ambiente de colaboração e engajamento, promovendo um senso de pertencimento e fortalecendo a reputação da empresa. Ele destaca que, ao ser transparente em suas ações e decisões, a empresa demonstra responsabilidade e compromisso com a verdade, o que é fundamental para manter a credibilidade no mercado.

Daniela Barros

A diretora de comunicação da Bayer – divisão agrícola, Daniela Barros, reforça a importância da transparência na comunicação. Ela destaca que a transparência é um dos pilares fundamentais para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com clientes e que a comunicação transparente vai além de comunicar boas notícias e inclui falar sobre desafios, erros e aprendizados. “A imprensa é fundamental para que as empresas possam contar as boas histórias, essa parceria e colaboração com boas pautas são fundamentais para o relacionamento com ela”, destaca.

 

Simone Maia

Simone Maia, gestora de comunicação da MRV, acredita que a relação entre empresa e imprensa é importante para a construção de uma boa reputação e credibilidade no mercado. Para Simone, a transparência na comunicação com a imprensa é essencial, pois é por meio dela que a empresa pode mostrar seu compromisso com a verdade e a confiança. Além disso, a imprensa desempenha um papel fundamental na divulgação de informações relevantes para o público, como projetos sociais, inovações e conquistas da empresa.

Simone ressalta que a abertura para dialogar com a imprensa, mesmo em momentos difíceis, é crucial para manter uma relação saudável e construtiva. “É preciso que haja um trabalho conjunto entre empresas e jornalistas, porque o público pede cada vez mais que as empresas sejam transparentes”, conclui a profissional.

Apoiadores 

Fernanda Dabore, CEO da Advice lembra que as empresas devem continuar “investindo na comunicação de qualidade e no relacionamento franco e aberto com a imprensa, para evitar ruídos em suas mensagens e fortalecer a transparência que é um dos pilares das democracias”.

Angelica Consiglio, CEO da Planin, opina que o evento foi estratégico, um divisor de águas entre as empresas que realmente investem na comunicação. “Na era da pós-verdade, as ações junto a jornalistas são fundamentais para criar uma nova dinâmica de posicionamento de marca no mercado”

Vale..


13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, um oferecimento de:

   

 

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