Quando o Classmates surgiu, em 1995, muita gente não deu bola. Era o início da Era da Internet, e essa foi uma das primeiras experiências reconhecida como uma mídia social. A ideia acabou inspirando várias outras iniciativas, algumas que fizeram sucesso e desapareceram, como o Orkut, e outras que prosperaram como o Facebook. O Classmates está ativo até hoje, graças a um trabalho voluntário de internautas saudosistas, que com isso mantém um espaço para reencontrar amigos da escola e da faculdade, seu propósito original. E o surgimento dessa ideia inovadora na época gerou a comemoração do Dia das Mídias Sociais — o Social Media Day —, comemorado em 30 de junho em mais de 90 países. A data foi escolhida em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como reconhecimento da contribuição e impacto dessas mídias na sociedade, incluindo aí os muitos benefícios e os problemas acarretados, como a proliferação das fake news. Mas isso não é problema dessas mídias, e sim do seu mau uso.
O Classmates foi criado por Randy Conrads e se popularizou rapidamente nos EUA e Canadá. Chegou a ter em 1990, em seu momento de auge, 50 milhões de usuários. Hoje esse site faz digitalização dos anuários escolares, conhecidos como Yearbooks.
E as mídias sociais revolucionaram o mundo do entretenimento e do jornalismo. Surgiram diversos negócios empreendedores, e uma nova — e muitas vezes bem rentável — categoria de comunicadores, os influencers, um dos exemplos de seu rico ecossistema. Rico no sentido de diversidade.
Para Dudu Rocha, influenciador digital na área de tecnologia, “mídias sociais são uma das coisas mais importantes senão a mais importante para o mundo hoje, não só para como nos comunicamos, vendemos, fazemos conexões, mas é a forma que o planeta usa para passar conhecimento, quebrar tabus, trazer um novo jeito de pensar e ajudar a humanidade a chegar a um lugar que nunca imaginamos! Muitas vezes usamos para as coisas erradas rsrsrs! Mas bem canalizada é a maior evolução da humanidade!”
Mídias Sociais se transformaram ainda em espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas.