Personalização e agilidade pode determinar o sucesso das marcas em 2022

Segundo dado do Digital Trends Report 2022, mais de 90% dos executivos de marketing afirmam que nível de agilidade determinará sucesso das marcas

Com o objetivo de determinar as tendências para o marketing em 2022, o Digital Trends Report 2022 lançado pela Adobe Experience Cloud apontou que agilidade, confiança e personalização são palavras que vão liderar o marketing das marcas neste ano.

A pesquisa, que entrevistou cerca de 10.000 profissionais, consultores e líderes de marketing e TI, mostrou que 87% dos entrevistados acreditam que as expectativas dos clientes foram refeitas digitalmente e que o sucesso da empresa é definido pela capacidade e agilidade de resposta às mudanças.

“Entre as principais tendências está a mudança de comportamento dos consumidores digitais, fator que tem provocado a transformação digital no marketing como nunca vimos”, afirma Douglas Montalvao, Diretor de Soluções e Customer Success da Adobe para América Latina.

Além disso, 50% dos executivos aumentaram seus investimentos em plataformas para atender clientes no ambiente omnichannel de hoje. “De fato, as tecnologias voltadas para a criação de melhores experiências para os usuários estão entre suas principais prioridades de gastos para 2022”, explica.

Personalização e agilidade pode determinar o sucesso das marcas em 2022

Agilidade e confiança
As empresas também incorporam agilidade em suas práticas do dia a dia, e 92% dos executivos afirmaram que seu nível de agilidade determinará seu sucesso como organização de marketing.

Outros 65% dos líderes de marketing classificam sua velocidade de obter e agir com base nos insights do cliente como forte ou muito forte. Por outro lado, apenas 5% dos atrasados dizem que podem coletar esses insights rapidamente.

Conquistar a confiança do cliente também é um ponto chave devido aos dados coletados, e as pessoas querem simplicidade, transparência e confiança.
“As empresas líderes entendem que, com seus sistemas atuais, não podem gerenciar manualmente os dados com responsabilidade, na escala necessária”, explica Douglas Montalvao.

“É por isso que elas estão investindo em plataformas que permitem unificar e ativar seus dados, ao mesmo tempo em que aplicam uma governança poderosa em todos os públicos, canais e regiões”, completa.

Experiências personalizadas apontam bons resultados

Personalização em escala é um dos principais deveres dos líderes para 2022. A combinação de dados integrados, análises focadas em insights e automação de marketing ajudam a atingir o objetivo e quase 60% dos executivos classificam esses fatores como prioridade.

Já 37% dos profissionais de marketing e de TI admitem que a maior barreira que impede a ótima experiência do cliente é a falta de integração entre seus sistemas de tecnologia, por isso a quebra de silos é uma forte tendência nos negócios.

“Temos hoje a capacidade para fazer muito com a personalização em tempo real por meio de conteúdo, análise, automação – e cada vez mais IA – que abrirá novas oportunidades para as marcas se diferenciarem e se conectarem com os clientes”, conclui Montalvao.

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