O trabalho remoto não é novidade no mundo corporativo. Na nossa empresa, inclusive, já tínhamos um projeto para algumas equipes trabalharem nessa modalidade. O que ninguém sabia é que deixaríamos de trabalhar em nossos escritórios de uma hora para a outra, por causa da pandemia da covid-19. A rápida propagação do vírus não deu tempo para muito planejamento. Tivemos que nos adaptar rapidamente à nova realidade e logo surgiu o primeiro desafio: como manter as pessoas próximas e as equipes integradas com os colaboradores em casa?
O primeiro passo foi fazer os colaboradores não deixarem de ter uma rotina. Não apenas de trabalho, mas também de convívio social. Acostumados a conversarem com os colegas todos os dias, almoçarem juntos, discutirem projetos e participarem de reuniões, eles poderiam perder o foco se o trabalho em casa não tivesse a interação com a qual estão acostumados.
O ambiente do escritório, fervilhante de ideias com a agitação das pessoas e com as conversas olho no olho, faz muita falta. Felizmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a manter esse clima também no ambiente virtual, permitindo que reuniões, eventos e encontros possam continuar sendo feitos, mesmo com cada um na sua casa.
O importante é fazer os colaboradores sentirem que não estão sozinhos, embora muitas vezes eles tenham trabalhado de forma mais individualizada que o normal. Demos autonomia para que eles ousassem, propusessem. Foi importante que eles tivessem liberdade para criar suas próprias soluções para os problemas que surgiam. Tudo alinhado com o grupo depois, é claro.
Apesar de todas as dificuldades que a pandemia nos impôs, acabamos nos adaptando ao “novo normal”. A produtividade em nenhum momento caiu. Pelo contrário. Em pesquisa realizada com todos os funcionários da empresa, 96% deles acreditam ter melhorado ou mantido a produtividade e a qualidade do trabalho, o que foi confirmado pelos gestores.
Como área de comunicação, nosso desafio foi ainda maior nesse período. Trabalhamos para manter toda a empresa integrada. Estreitamos o contato com todas as áreas para ajudar a esclarecer as mudanças ocorridas durante o home office. Era importante que os colaboradores vissem que estava tudo funcionando, mesmo numa realidade completamente nova. Para ajudar nesse processo, fizemos uma websérie, com vídeos gravados pelos próprios colaboradores, para mostrar o dia a dia da empresa durante a quarentena. Uma forma leve e descontraída de registrar a história desse período difícil, mas cheio de transformações.