Riscos digitais: proteja o conteúdo da sua marca na internet

Proteção para empresas e clientes

O desenvolvimento da internet anda a passos largos. A cada dia, novas ferramentas e soluções facilitam a vida dos usuários e o serviço de empresas on-line. Mas, se por um lado essas novidades tornam tudo mais fácil, por outro, abre espaço para criminosos e fraudadores.

Mais do que nunca, as empresas devem se preocupar com a presença digital delas. Não só com formas de proteger os sistemas internos e clientes, mas também para evitar que a marca seja utilizada de forma imprópria por terceiros.

A presença digital é constituída por elementos que a empresa controla, como uma página de Facebook, website ou blog, e elementos que a empresa não controla, no caso de avaliações, reclamações, discurso de funcionários e diversas outras vozes que podem falar pela marca.

Cuidar da presença digital, fazendo com que seja forte e segura, pode ser, muitas vezes, o diferencial entre a sua marca e a dos concorrentes. Evitar que a marca seja utilizada de forma indevida, e a credibilidade seja comprometida, é essencial para qualquer tipo de negócio que utiliza a internet como forma de comunicação com os clientes.

Para isso, a empresa pode seguir alguns passos simples. Um deles é mapear todos os pontos de contato entre a marca e o público na internet. Engana-se quem pensa que esses pontos são apenas os canais oficiais, como website e páginas nas redes sociais. Avaliações do produto feitas por clientes em plataformas como Reclame aqui, endereço da empresa disponível no Google, terceiros vendendo o produto sem autorização em canais de venda próprios também são formas do público estar em contato com a marca, mesmo sem o controle da empresa.

Por causa dessa falta de controle, o público pode não gostar do que está vendo. Monitorar o quem está falando da sua marca, parceiros, e-mails e canais de venda é uma importante estratégia para evitar dor de cabeça.

Nas redes sociais, o cuidado deve ser redobrado com as páginas falsas que usam sua marca. As principais plataformas, como Facebook, Twitter e Instagram, oferecem a possibilidade de verificar as páginas a fim de autenticá-las como verdadeiras. Em uma época em que a proliferação de
fake news
é um grave problema, os veículos de comunicação devem prestar muita atenção para detalhes como esse.

Proteção para empresas e clientes

Outra coisa muito importante é proteger os dados da empresa. Vazamentos acontecem diariamente, em diferentes escalas, e podem causar uma dor de cabeça enorme. Um sistema de segurança proativa é a chave para evitar ataques externos. As empresas devem sempre ter senhas complexas e únicas para todas as contas corporativas. Isso evita acesso por pessoas não autorizadas, e reduz a chance de um ataque externo.

Fazer um monitoramento proativo também reduz muito as chances da presença digital de sua empresa ser afetada por terceiros. Todas as menções da sua marca em ambientes fora do seu firewall podem estar afetando sua presença digital. Para isso, monitore proativamente todos os canais digitais por possíveis pontos de contato que você não esteja controlando. Assim, você pode identificar fraudes ou violações de compliance em tempo real, reduzindo o risco de exposição.

Uma vez que esse conteúdo for identificado, ele pode ser removido da internet. Para isso, é importante fazer o registro da marca. O registro confere para a empresa poderes legais sobre aquela propriedade intelectual, impedindo o uso de má-fé ou até mesmo concorrência desleal por parte dos competidores, assegurando sua atuação no mercado. Além disso, lhe permite atuação com exclusividade no Brasil, impede uso de sinais semelhantes por parte de terceiros, tem garantia de propriedade, agrega valor de marca no capital social da empresa e facilita eventuais reivindicações de uso, no caso de remoção de conteúdo infringindo a sua marca, produto ou serviço na internet, chamadas de ações de takedown.

Para facilitar a proteção do conteúdo na internet, sua empresa pode fazer um simples checklist para assegurar que a marca não está sendo utilizada por terceiros, que dados sigilosos não estão expostos na rede, que todos os pontos de contato estão sendo monitorados e que há regras de utilização de marca e venda bem comunicadas ao público.

Apesar de estar integralmente incorporada ao dia a dia das pessoas e empresas, a internet ainda é um ambiente que apresenta muitos riscos desconhecidos. Quem souber lidar melhor com esses riscos e evitá-los, sai na frente dos concorrentes e abre caminho para ter uma marca cada vez mais consolidada em todos os ambientes.

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