As empresas que se destacam no relacionamento com jornalistas
15ª Pesquisa Empresa que Melhor se Comunicam com Jornalistas propiciou homenagens e confraternização entre as melhores marcas que sabem se relacionar com profissionais de imprensa
A 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas propiciou uma noite de festa, homenagens e network, dia 23 de setembro, em São Paulo, no Teatro CIEE. Os premiados, nas diversas categorias, falaram da importância do evento no contexto da comunicação corporativa no Brasil:
Antonietta Varlese, sênior vice-presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da AccorAméricas.
“Ser reconhecida pela 13ª vez como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas reflete a essência da Accor. Uma companhia pioneira em tudo que faz, que é aberta ao diálogo, compartilha informações com clareza e atua com coerência entre discurso e prática. Por aqui, construímos confiança com jornalistas diariamente, ouvindo, esclarecendo e mantendo portas abertas. Este reconhecimento reafirma nossa jornada e inspira nossa equipe a seguir elevando o padrão em seu setor.”
“O Jornalismo me fascina há muito tempo e não à toa escolhi essa profissão. Minha carreira foi construída na Comunicação Corporativa, mas sigo nutrindo um respeito e admiração pelos colegas que exercem esse trabalho primordial a todos: informar com qualidade e ética. Acredito que essa função social liga os dois lados da atividade: os profissionais de imprensa com o dever ético de levar a informação à sociedade e as organizações por meio de suas estruturas de Comunicação, atuando para dialogar com transparência e integridade. Ao entrar no setor de saúde em um mundo acelerado pelos meios de comunicação online e contaminado pela desinformação, reforcei ainda mais a crença no papel essencial da cobertura jornalística sobre saúde para disponibilizar informações que podem salvar vidas. Esse é o objetivo comum que temos no Aché: levar mais vida a milhões de pessoas. E ficamos muito honrados com o reconhecimento dos jornalistas a esses esforços. Contribuir com o trabalho da imprensa é uma responsabilidade que nos ajuda a ampliar o acesso a conteúdo relevante sobre saúde para toda população!”
Bruno Zani, gerente de Comunicação Corporativa da Boehringer Ingelheim no Brasil
“Ser reconhecida como uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas reforça nosso compromisso com transparência, integridade e excelência na comunicação de saúde. Na Boehringer Ingelheim, oferecemos informações confiáveis e mantemos contato próximo com a imprensa, garantindo que cada história sobresaúde reflita nosso propósito de melhorar vidas.”
Paola Side, gerente sênior de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros
“Receber, por mais um ano, o reconhecimento da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é motivo de orgulho para todo o time de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros. É o reflexo de um trabalho construído com consistência, colaboração e respeito à imprensa, parceira essencial para uma comunicação transparente e estratégica. Em um cenário cada vez mais dinâmico, seguimos comprometidos com o diálogo claro e com o propósito de ampliar a cultura da proteção no país, levando conteúdos relevantes e educativos para a população acerca da importância do seguro no planejamento para o futuro.”
Gabriela Lobo, head de Comunicação Corporativa da CNHpara a América Latina
“Ser reconhecida entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas é motivo de orgulho e reflexão. Na CNH, comunicação é diálogo: uma construção diária pautada em transparência, escuta e respeito ao papel essencial da imprensa. Nosso compromisso vai além de divulgar informações — buscamos contexto, responsabilidade e conexão. Este reconhecimento reforça nossa missão de praticar uma comunicação ética, consistente e humana, que une tecnologia, campo e sociedade.”
Deborah Rodrigues, sócia e diretora de Comunicação Institucional da CognaEducação
“A imprensa é fundamental para a conexão entre empresas e sociedade, mediada pelo diálogo transparente e curadoria rigorosa. Em um cenário ruidoso, o jornalismo é filtro e profundidade. A comunicação que gera valor não nasce do improviso, mas da intenção clara e do apoio em dados. Quando unimos escuta ativa, decisões baseadas em evidências e relacionamento com jornalistas, construímos reputações sólidas e narrativas legítimas que movem percepção e confiança.”
“Receber o reconhecimento na categoria Base Florestal da 15ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas reforça nosso compromisso com o diálogo, a transparência e a credibilidade nas relações com a imprensa. Acreditamos que comunicar com responsabilidade é parte essencial quando o assunto é sustentabilidade – um elo que conecta nossa atuação no setor florestal à sociedade, valorizando a escuta, a informação de qualidade e o propósito que orienta nossas ações.”
Marcos Facó, diretor de Comunicação e Marketing da FGV(CMO FGV)
“Receber este reconhecimento pela sétima vez é motivo de orgulho para a FGV. Essa conquista reafirma nosso compromisso com uma comunicação pautada pela transparência, pelo diálogo constante e pela credibilidade das nossas fontes. Ao longo dos anos, construímos um relacionamento sólido e de respeito com os jornalistas, que confiam na FGV como referência em informação qualificada e análise responsável. Esse prêmio simboliza o papel institucional da FGV em contribuir para o debate público, disseminando conhecimento e fortalecendo o acesso a dados confiáveis sobre temas relevantes para o país.”
“É uma alegria para a Kimberly-Clark ser reconhecida entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas. Cuidar está no centro de tudo o que fazemos, e isso também significa comunicar com clareza e transparência. Com um portfólio de marcas que fala com públicos tão diversos, a imprensa é uma aliada essencial para mantermos esse diálogo aberto e responsável. É assim, com informação e empatia, que seguimos colocando em prática o nosso propósito de proporcionar um melhor cuidado para um mundo melhor.”
Aline Cyrillo, gerente sênior de Comunicação para a América Latina da Otis
“Estamos muito felizes e honrados em sermos nomeados pela terceira vez consecutiva uma das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, uma iniciativa excepcional que valoriza o trabalho do setor de Comunicação Corporativa em nosso país. Na Otis, a Comunicação está alinhada à estratégia de negócios e faz parte da sua execução. Seja por meio de planejamento integrado, campanhas e construção de mensagens consistentes, a Comunicação é capaz de impulsionar o crescimento, a inovação e o engajamento necessários para gerar reputação e cumprir os objetivos do negócio.”
Bibiana Lopez, diretora Global de Marcas do Grupo Stefanini
“A comunicação está presente 360º nos negócios e no mundo corporativo. E exerce um papel essencial, direcionando os aspectos que compõem a reputação de uma marca. No Grupo Stefanini, levamos isso muito a sério. O valor da reputação para a marca é irrefutável e passa pelo olhar atento de todos os executivos que respondem, permanentemente, pelo foco corporativo. É importante considerar a manutenção da cultura da marca, sua história e tudo o que a cerca. É a prática desse discurso alinhado que constrói a reputação de uma marca e a propaga de forma unificada, fazendo chegar a todos as reais mensagens-chave. E neste processo, os jornalistas exercem um papel ainda mais verossímil, afinal, são eles que conferem credibilidade em seus conteúdos.”
Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta
“Receber o reconhecimento de empresa que melhor se comunica com jornalistas é uma grande satisfação. Sobretudo, é uma chancela que valida o esforço contínuo das equipes da Syngenta em manter um diálogo constante, ético e transparente com a imprensa, que é parceira na construção da informação de qualidade. O nosso papel é fornecer informações relevantes para que a sociedade compreenda os desafios e avanços do setor. Queremos desmistificar a agricultura brasileira, provando que é possível, por meio do compromisso com a ciência e tecnologia, alavancar a produtividade agrícola de forma sustentável e com total responsabilidade.”
“Ser reconhecida como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas reforça nosso compromisso com a transparência e a credibilidade. A comunicação clara e responsável é essencial para fortalecer relações de confiança e contribuir com a disseminação de importantes histórias sobre os avanços em inovação e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.”
Diana Rodrigues, diretora de Comunicação e Marketing da TOTVS
“Na TOTVS, reconhecemos a importância do papel da imprensa em levar informação de qualidade e, assim, colaborar com o desenvolvimento do cenário de tecnologia no Brasil. Receber esse reconhecimento mais uma vez nos enche de orgulho e reforça o valor do diálogo aberto e da parceria que construímos ao longo dos anos com os jornalistas que nos ajudam a contar essa história.”
“Ser reconhecida pela qualidade da comunicação com jornalistas reforça nosso compromisso com a transparência e com a transformação da cadeia do alimento rumo à neutralidade climática. Há 120 anos, a Yara constrói relações de confiança com agricultores, pesquisadores e comunicadores, porque acreditamos que informação clara e responsável é essencial para promover mudanças reais”
Eliane Uchoa, diretora de Comunicação da Cargillna América Latina
“A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas tem sido um termômetro de sucesso para nós e é uma grande satisfação ver essas conexões se mantendo vivas, renovadas e ampliadas. Esse reconhecimento tem nos ajudado a manter o leme na direção correta, construindo e mantendo relações duradouras.”
Fábio Nacarato, gerente de Comunicação Externa e Eventos Corporativos do Assaí Atacadista
“O bom relacionamento com a imprensa é fundamental para o processo de fortalecimento da reputação das empresas. Por isso, nosso reconhecimento pelo 3º ano consecutivo é sinal de que estamos conseguindo construir uma relação de qualidade e transparência com a imprensa. O Assaí é uma empresa referência no setor e pioneira na evolução e transformação do formato no Brasil. Compartilhar nossas informações com a imprensa é importante para avançarmos no entendimento do segmento alimentar no país e contribuir para o seu entendimento. Esse reconhecimento renova a nossa responsabilidade de seguir aprimorando a forma como nos comunicamos com a imprensa e com a sociedade, ano após ano.”
Roberta Correia, head de Comunicação da Bungepara a América do Sul
“Sermos reconhecidos entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas” pela 14ª vez é motivo de muita alegria e reforça a consistência e a dedicação do nosso time de Comunicação em construir um relacionamento transparente e eficaz com a imprensa. Em um cenário complexo e dinâmico, o jornalismo independente e de qualidade desempenha um papel insubstituível na formação da opinião pública e na disseminação de informações cruciais para o desenvolvimento da sociedade e fortalecimento da democracia. Este reconhecimento é um incentivo para continuarmos a aprimorar nossas práticas e a valorizar ainda mais essa parceria fundamental.”
Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da FordAmérica do Sul
“Desde que Henry Ford fundou a Ford, há mais de 120 anos, o relacionamento com a imprensa faz parte dos pilares estratégicos de comunicação da empresa. Estar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é um reconhecimento importante do trabalho que desenvolvemos para levar adiante esse legado. Agradecemos a todos os comunicadores que nos honram com a sua atenção e confiança no dia a dia, cobrindo os lançamentos e atividades da Ford e do setor para promover a evolução do mercado e manter o público bem informado.”
Elcio TrajanoJr, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da EldoradoBrasil Celulose
“Receber este reconhecimento nos honra e reforça que ter uma comunicação transparente é parte essencial do nosso modelo de gestão. Mantemos nossas operações acessíveis à imprensa porque acreditamos que a credibilidade é construída com diálogo, conteúdo de qualidade e relacionamento próximo. Ao abrirmos nossas portas – das florestas ao porto – demonstramos, na prática, como inovação, sustentabilidade e valorização das pessoas orientam nossas decisões. Este prêmio consolida nosso compromisso com uma relação ética, transparente e responsável com a sociedade.”
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade. ACEITAR
Acessibilidade
Modos de acessibilidade
Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Dicionário online
Experiência legível
Dimensionamento de conteúdo
Padrão
Ampliador de Texto
Fonte legível
Dislexia amigável
Destacar títulos
Destacar links
Tamanho da fonte
Padrão
Altura da linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Esquerda alinhada
Alinhado ao Centro
Alinhado à Direita
Experiência visualmente agradável
Contraste Escuro
Contraste de luz
Monocromático
Alto contraste
Alta saturação
Baixa saturação
Ajuste as cores do texto
Ajuste as cores do título
Ajustar cores de fundo
Orientação Fácil
Sons silenciados
Esconder Imagens
Teclado virtual
Guia de leitura
Parar animações
Máscara de leitura
Hover em destaque
Destaque o Foco
Big Dark Cursor
Big Light Cursor
Cognitive Reading
Teclas de Navegação
Voice Navigation
Declaração de Acessibilidade
portaldacomunicacao.com.br
12/12/2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com
deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções do teclado usados por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site.
Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site.
Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros.
Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado.
Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.
Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência com suporte em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.
Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados.
Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.
Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br