As empresas que se destacam no relacionamento com jornalistas

15ª Pesquisa Empresa que Melhor se Comunicam com Jornalistas propiciou homenagens e confraternização entre as melhores marcas que sabem se relacionar com profissionais de imprensa

A 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas propiciou uma noite de festa, homenagens e network,  dia 23 de setembro, em São Paulo, no Teatro CIEE. Os premiados, nas diversas categorias, falaram da importância do evento no contexto da comunicação corporativa no Brasil:

Antonietta Varlese, sênior vice-presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Accor Américas.

“Ser reconhecida pela 13ª vez como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas reflete a essência da Accor. Uma companhia pioneira em tudo que faz, que é aberta ao diálogo, compartilha informações com clareza e atua com coerência entre discurso e prática. Por aqui, construímos confiança com jornalistas diariamente, ouvindo, esclarecendo e mantendo portas abertas. Este reconhecimento reafirma nossa jornada e inspira nossa equipe a seguir elevando o padrão em seu setor.”

Danielle Costa Ogeda, gerente sênior de Comunicação Institucional do Aché

“O Jornalismo me fascina há muito tempo e não à toa escolhi essa profissão. Minha carreira foi construída na Comunicação Corporativa, mas sigo nutrindo um respeito e admiração pelos colegas que exercem esse trabalho primordial a todos: informar com qualidade e ética. Acredito que essa função social liga os dois lados da atividade: os profissionais de imprensa com o dever ético de levar a informação à sociedade e as organizações por meio de suas estruturas de Comunicação, atuando para dialogar com transparência e integridade. Ao entrar no setor de saúde em um mundo acelerado pelos meios de comunicação online e contaminado pela desinformação, reforcei ainda mais a crença no papel essencial da cobertura jornalística sobre saúde para disponibilizar informações que podem salvar vidas. Esse é o objetivo comum que temos no Aché: levar mais vida a milhões de pessoas. E ficamos muito honrados com o reconhecimento dos jornalistas a esses esforços. Contribuir com o trabalho da imprensa é uma responsabilidade que nos ajuda a ampliar o acesso a conteúdo relevante sobre saúde para toda população!”

Bruno Zani, gerente de Comunicação Corporativa da Boehringer Ingelheim no Brasil

“Ser reconhecida como uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas reforça nosso compromisso com transparência, integridade e excelência na comunicação de saúde. Na Boehringer Ingelheim, oferecemos informações confiáveis e mantemos contato próximo com a imprensa, garantindo que cada história sobresaúde reflita nosso propósito de melhorar vidas.”

Paola Side, gerente sênior de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros

“Receber, por mais um ano, o reconhecimento da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é motivo de orgulho para todo o time de Comunicação Externa do Grupo Bradesco Seguros. É o reflexo de um trabalho construído com consistência, colaboração e respeito à imprensa, parceira essencial para uma comunicação transparente e estratégica. Em um cenário cada vez mais dinâmico, seguimos comprometidos com o diálogo claro e com o propósito de ampliar a cultura da proteção no país, levando conteúdos relevantes e educativos para a população acerca da importância do seguro no planejamento para o futuro.”

Gabriela Lobo, head de Comunicação Corporativa da CNH para a América Latina

“Ser reconhecida entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas é motivo de orgulho e reflexão. Na CNH, comunicação é diálogo: uma construção diária pautada em transparência, escuta e respeito ao papel essencial da imprensa. Nosso compromisso vai além de divulgar informações — buscamos contexto, responsabilidade e conexão. Este reconhecimento reforça nossa missão de praticar uma comunicação ética, consistente e humana, que une tecnologia, campo e sociedade.”

Deborah Rodrigues, sócia e diretora de Comunicação Institucional da Cogna Educação

“A imprensa é fundamental para a conexão entre empresas e sociedade, mediada pelo diálogo transparente e curadoria rigorosa. Em um cenário ruidoso, o jornalismo é filtro e profundidade. A comunicação que gera valor não nasce do improviso, mas da intenção clara e do apoio em dados. Quando unimos escuta ativa, decisões baseadas em evidências e relacionamento com jornalistas, construímos reputações sólidas e narrativas legítimas que movem percepção e confiança.”

Flavio Maluf, presidente da Eucatex

“Receber o reconhecimento na categoria Base Florestal da 15ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas reforça nosso compromisso com o diálogo, a transparência e a credibilidade nas relações com a imprensa. Acreditamos que comunicar com responsabilidade é parte essencial quando o assunto é sustentabilidade – um elo que conecta nossa atuação no setor florestal à sociedade, valorizando a escuta, a informação de qualidade e o propósito que orienta nossas ações.”

Marcos Facó, diretor de Comunicação e Marketing da FGV (CMO FGV)

“Receber este reconhecimento pela sétima vez é motivo de orgulho para a FGV. Essa conquista reafirma nosso compromisso com uma comunicação pautada pela transparência, pelo diálogo constante e pela credibilidade das nossas fontes. Ao longo dos anos, construímos um relacionamento sólido e de respeito com os jornalistas, que confiam na FGV como referência em informação qualificada e análise responsável. Esse prêmio simboliza o papel institucional da FGV em contribuir para o debate público, disseminando conhecimento e fortalecendo o acesso a dados confiáveis sobre temas relevantes para o país.”

Marília Zanoli, CMO da Kimberly-Clark

“É uma alegria para a Kimberly-Clark ser reconhecida entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas. Cuidar está no centro de tudo o que fazemos, e isso também significa comunicar com clareza e transparência. Com um portfólio de marcas que fala com públicos tão diversos, a imprensa é uma aliada essencial para mantermos esse diálogo aberto e responsável. É assim, com informação e empatia, que seguimos colocando em prática o nosso propósito de proporcionar um melhor cuidado para um mundo melhor.”

Aline Cyrillogerente sênior de Comunicação para a América Latina da Otis

“Estamos muito felizes e honrados em sermos nomeados pela terceira vez consecutiva uma das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, uma iniciativa excepcional que valoriza o trabalho do setor de Comunicação Corporativa em nosso país. Na Otis, a Comunicação está alinhada à estratégia de negócios e faz parte da sua execução. Seja por meio de planejamento integrado, campanhas e construção de mensagens consistentes, a Comunicação é capaz de impulsionar o crescimento, a inovação e o engajamento necessários para gerar reputação e cumprir os objetivos do negócio.”

Bibiana Lopez, diretora Global de Marcas do Grupo Stefanini

“A comunicação está presente 360º nos negócios e no mundo corporativo. E exerce um papel essencial, direcionando os aspectos que compõem a reputação de uma marca. No Grupo Stefanini, levamos isso muito a sério. O valor da reputação para a marca é irrefutável e passa pelo olhar atento de todos os executivos que respondem, permanentemente, pelo foco corporativo. É importante considerar a manutenção da cultura da marca, sua história e tudo o que a cerca. É a prática desse discurso alinhado que constrói a reputação de uma marca e a propaga de forma unificada, fazendo chegar a todos as reais mensagens-chave. E neste processo, os jornalistas exercem um papel ainda mais verossímil, afinal, são eles que conferem credibilidade em seus conteúdos.”

Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta

“Receber o reconhecimento de empresa que melhor se comunica com jornalistas é uma grande satisfação. Sobretudo, é uma chancela que valida o esforço contínuo das equipes da Syngenta em manter um diálogo constante, ético e transparente com a imprensa, que é parceira na construção da informação de qualidade. O nosso papel é fornecer informações relevantes para que a sociedade compreenda os desafios e avanços do setor. Queremos desmistificar a agricultura brasileira, provando que é possível, por meio do compromisso com a ciência e tecnologia, alavancar a produtividade agrícola de forma sustentável e com total responsabilidade.”

Luciana Rodrigues, gerente-executiva de Comunicação da Tereos

“Ser reconhecida como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas reforça nosso compromisso com a transparência e a credibilidade. A comunicação clara e responsável é essencial para fortalecer relações de confiança e contribuir com a disseminação de importantes histórias sobre os avanços em inovação e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.”

Diana Rodrigues, diretora de Comunicação e Marketing da TOTVS

“Na TOTVS, reconhecemos a importância do papel da imprensa em levar informação de qualidade e, assim, colaborar com o desenvolvimento do cenário de tecnologia no Brasil. Receber esse reconhecimento mais uma vez nos enche de orgulho e reforça o valor do diálogo aberto e da parceria que construímos ao longo dos anos com os jornalistas que nos ajudam a contar essa história.”

Thiago Coletti, gerente de Comunicação da Yara Brasil

“Ser reconhecida pela qualidade da comunicação com jornalistas reforça nosso compromisso com a transparência e com a transformação da cadeia do alimento rumo à neutralidade climática. Há 120 anos, a Yara constrói relações de confiança com agricultores, pesquisadores e comunicadores, porque acreditamos que informação clara e responsável é essencial para promover mudanças reais”

Eliane Uchoa, diretora de Comunicação da Cargill na América Latina

“A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas tem sido um termômetro de sucesso para nós e é uma grande satisfação ver essas conexões se mantendo vivas, renovadas e ampliadas. Esse reconhecimento tem nos ajudado a manter o leme na direção correta, construindo e mantendo relações duradouras.”

Fábio Nacarato, gerente de Comunicação Externa e Eventos Corporativos do Assaí Atacadista

“O bom relacionamento com a imprensa é fundamental para o processo de fortalecimento da reputação das empresas. Por isso, nosso reconhecimento pelo 3º ano consecutivo é sinal de que estamos conseguindo construir uma relação de qualidade e transparência com a imprensa. O Assaí é uma empresa referência no setor e pioneira na evolução e transformação do formato no Brasil. Compartilhar nossas informações com a imprensa é importante para avançarmos no entendimento do segmento alimentar no país e contribuir para o seu entendimento. Esse reconhecimento renova a nossa responsabilidade de seguir aprimorando a forma como nos comunicamos com a imprensa e com a sociedade, ano após ano.”

Roberta Correia, head de Comunicação da Bunge para a América do Sul

“Sermos reconhecidos entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas” pela 14ª vez é motivo de muita alegria e reforça a consistência e a dedicação do nosso time de Comunicação em construir um relacionamento transparente e eficaz com a imprensa. Em um cenário complexo e dinâmico, o jornalismo independente e de qualidade desempenha um papel insubstituível na formação da opinião pública e na disseminação de informações cruciais para o desenvolvimento da sociedade e fortalecimento da democracia. Este reconhecimento é um incentivo para continuarmos a aprimorar nossas práticas e a valorizar ainda mais essa parceria fundamental.”

Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul

“Desde que Henry Ford fundou a Ford, há mais de 120 anos, o relacionamento com a imprensa faz parte dos pilares estratégicos de comunicação da empresa. Estar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é um reconhecimento importante do trabalho que desenvolvemos para levar adiante esse legado. Agradecemos a todos os comunicadores que nos honram com a sua atenção e confiança no dia a dia, cobrindo os lançamentos e atividades da Ford e do setor para promover a evolução do mercado e manter o público bem informado.”

Elcio Trajano Jr, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil Celulose

“Receber este reconhecimento nos honra e reforça que ter uma comunicação transparente é parte essencial do nosso modelo de gestão. Mantemos nossas operações acessíveis à imprensa porque acreditamos que a credibilidade é construída com diálogo, conteúdo de qualidade e relacionamento próximo. Ao abrirmos nossas portas – das florestas ao porto – demonstramos, na prática, como inovação, sustentabilidade e valorização das pessoas orientam nossas decisões. Este prêmio consolida nosso compromisso com uma relação ética, transparente e responsável com a sociedade.”

Galeria de fotos:


Oferecimento:

                 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email