Por Vanessa Vieira
No cenário atual, com a velocidade da informação e a conectividade cada vez mais intensas, a interação com a
imprensa se tornou um elemento estratégico para consolidar a credibilidade das organizações perante a
sociedade. O Brasil se destaca como o país da América Latina com o maior índice de confiança nas notícias,
conforme apontado pelo Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo de Oxford em seu Digital News Report
2024. Com um índice de 43%, o Brasil supera a média global de 40%.
Este número ilustra a criticidade do bom trabalho de assessoria de imprensa para o fortalecimento e proteção
da reputação das empresas. E, para garantir este resultado, é preciso ir além da transmissão de informações aos jornalistas, que fazem a mediação de como elas chegarão à sociedade. É necessário criar conexões e a estabelecer uma relação de confiança, afinal, a credibilidade e a reputação, pilares fundamentais para qualquer instituição, são conquistadas por meio de consistência e transparência, construídas ao longo do
tempo.
Com 25 anos de atuação no mundo da comunicação, sendo 18 em grandes redações no Brasil e no exterior, e nos últimos anos em corporações, pude conhecer os dois lados desta relação. E, por isso, sei por experiência própria a importância deste relacionamento de confiança para as duas partes. Empresas que adotam essa postura transparente não apenas reforçam sua imagem diante da mídia, mas também influenciam diretamente a percepção pública. A confiança gerada por uma comunicação clara e aberta pode transformar a relação entre corporações e sociedade, aumentando a credibilidade e o reconhecimento.
Para isso, é preciso ter uma boa estrutura de atendimento às demandas da imprensa, que garanta agilidade e cumprimento de prazos, e um trabalho interno de conscientização e preparação do resto da organização, para que as demais áreas cooperem com a oferta atempada de informações demandadas pela imprensa e com disponibilização de porta-vozes sempre que necessário. Numa outra frente, cabe ao time de assessoria conhecer e se aproximar dos colegas da imprensa, para entender suas necessidades e sua agenda editorial e, assim, colaborar da forma mais produtiva possível, mapeando oportunidades e antecipando possíveis ruídos de informação ou eventuais sensibilidades. À frente da comunicação do Grupo CCR, tive a oportunidade de dar continuidade a uma estratégia focada na transparência, no diálogo e no engajamento contínuo com jornalistas.
Recentemente, esse trabalho foi premiado na pesquisa “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas”, na qual o Grupo CCR foi reconhecido na categoria de Transporte e Logística. Essa conquista, que muito nos orgulha, representa mais do que um motivo de celebração, ele reflete a eficácia de uma comunicação estruturada, que não só beneficia o mercado, mas também gera impacto positivo na sociedade ao garantir a disseminação de informações precisas e de interesse público.
Vanessa Vieira é diretora de Comunicação do Grupo CCR