Novo ministro do Secom quer maior rigor no combate às fakes news

Sidônio Palmeira falou que PL das Fake News será retomada e criticou posição da Meta em relaxar política de verificação de fatos

O publicitário Sidônio Palmeira, novo ministro da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), do governo federal discursou na cerimônia de sua posse no Palácio do Planalto, em Brasília, ressaltando que “a comunicação é guardiã da democracia” e prometeu maior empenho no combate às fake news. Ele substituiu o deputado Paulo Pimenta (PT/RS). Para ele, a liberdade de expressão, garantida pela constituição, é diferente da liberdade de manipulação de notícias. Por isso criticou duramente o anuncio da Meta, controlador do Facebook e do Instagram de relaxar a política de verificação de fatos, feita em parceria com diversas agências de checagem em todo mundo (a empresa, respondendo a um questionamento do governo, alegou que isso não acontecerá – ainda – no Brasil). Tal medida, ainda segundo o novo ministro geraria uma condição de faroeste digital no país, afrontando a soberania nacional.

Sidônio atuou anteriormente como marketeiro da campanha do PT na campanha presidencial de 2022 e é – m especialistas em comunicação digital. Além de ter trabalhado em diversas campanhas de candidatos do PT na Bahia – entre eles de Jaques Wagner e Rui Costa em 2006, 2010, 2014 e 2018 -, seu estado de origem. Este também no comando da campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018.

O novo ministro da Secom lamentou que todos os avanços do governo nem sempre são percebidos por uma parcela da população, o que exige estratégias de comunicação cada vez mais alinhadas com as demandas da sociedade e que compreendam a complexidade do atual cenário, que inclui as mentiras nos ambientes digitais. “Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico sob regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, afirmou. “A informação dos serviços não chega à ponta. A população não consegue ver o governo em suas virtudes.

Nova licitação para serviços digitais a Secom terá verba de R$ 200 milhões.

Reunião com a FENAJ

A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, que este na posse, participou no mesmo dia de reunião com os ministros Rui Costa (Cada Civil), Juscelino Filho (Comunicações) e Sidônio Palmeira (Secom) para tratar de temas como checagem de fatos e combate às fake news nas redes sociais. Também participaram representantes de entidades das empresas de radiodifusão.

Os presentes foram unânimes ao defender a liberdade de expressão, desde que exercida com responsabilidade. Essa é uma questão de país, não de governo.

Samira de Castro destacou a importância do jornalismo e do trabalho dos/as jornalistas, ressaltando a necessidade de remuneração justa e estímulo à criação de empregos formais no setor. Também defendeu a ampliação do diálogo com representantes de novos arranjos produtivos do ecossistema jornalístico, como os veículos nativos digitais.

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