Hoje, 21 de outubro, é o dia do podcast

Data relembra o primeiro podcast brasileiro, o Digital Minds, de Danilo Medeiros, ainda em atividade

De mero entretenimento para uma atividade extremamente profissional, que atrai produtores de conteúdo, veículos de imprensa e marcas, o podcast veio para ficar. Inicialmente se falava que ele iria substituir o rádio tradicional, colocando “no ar” produções independentes. Mais do que isso, hoje, o instrumento também é utilizado pelas rádios, influenciadores e conteudistas que atuam em nichos, além é claro de jornalistas e veículos de comunicação. É ainda está no radar das empresas, para promover marcas e até para o público interno. Uma outra versão é chamada de videocast, quando incorpora a transmissão de imagens, algo que tem sido apontado como tendência.

O termo ‘podcast’ surgiu a partir da junção das palavras ‘iPod’, dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e ‘broadcast’ (“transmissão” em inglês) – o dispositivo da Apple que foi um dos primeiros a disponibilizar a tecnologia. Depois, com os streamings de áudio, como o Spotify, Deezer, Tidal, Youtube Music, entre outros, a atividade cresceu e se popularizou.

O primeiro podcast foi o foi o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. Falava sobre tecnologia em geral. É possível ouvir o primeiro podcast brasileiro, ainda no ar: digitalminds.com.br/podcasts/digitalmindspodcast1.mp3 .

Mas a data comemorativa surgiu no Brasil alguns anos depois, em 2014, também em outubro, numa reunião nacional de podcasters, depois da criação do Podcast Day, comemorado internacionalmente em 30 de setembro.  O Podcast Day foi uma iniciativa de Steve Lee, do Netcast Studio, que, com apenas um ano de existência, já havia ganhado projeção global, impulsionado pelo apoio de podcasters de diferentes países.

No Brasil, inicialmente, os podcasters pensaram em várias datas como o  dia 12 de fevereiro, quando a palavra “podcasting” foi utilizada pela primeira vez em um artigo do jornal britânico The Guardian.

Os podcasts brasileiros mais populares atualmente é o Nerdcast do site Jovem Nerd, Rapaduracast do site Cinema com Rapadura e Passa de Fase Cast do site Passa de Fase.

Os podcasts estão cada vez mais populares entre os brasileiros. A principal característica desse formato de áudio, mas muitos produtores incluem transmissão ao vivo ou gravada no youtube ou em outras plataformas digitais.

Também podem ser em diferentes formatos, como entrevista, reportagem, contos de história, análise, ficção, aulas, dentre outros. Além disso, o tamanho do podcast pode variar a depender do tema. Uma das principais vantagens do podcast para o ouvinte é a sua disponibilidade na internet, para ouvir quando e onde desejar.

Uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope constatou que 57% da população brasileira começou a consumir podcast no período da pandemia. Atualmente grandes veículos de comunicação estão produzindo podcasts jornalísticos, reinventando a forma de transmitir informações.

podcast está abrindo novas frentes de negócios para publicações e para marcas, pela rapidez das informações e facilidade de contatar o público em diferentes momentos. O assunto foi discutido no 5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação dias 24 e 25 de julho do ano passado.

Segundo estimativa do relatório Global Podcast Listener Forecast 2021–2025, mais de 39 milhões de pessoas são ouvintes do formato no país. Aliás, há estimativas que sejam 52,4 milhões de ouvintes em 2025.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email